Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vazamento de Pilhas: Problemas?


jrjaguar

Posts recomendados

Olá, comprei um controle Logitech 520 que veio com umas pilhas vazadas e fiquei um pouco cismado (pra não dizer paranóico, He He He).

A história é a seguinte.

A embalagem do controle estava meio que “amarrotada”, molhada de um líquido marrom tipo ferrugem líquida, que atingiu a maior parte da embalagem na parte de papelão. (Atrás do compartimento plástico que fica o controle tava uma bagunça, mas o controle não foi atingido, pois fica envolto em um recipiente de plástico.)

Só que tinham umas pequenas lâminas transparentes de algo tipo plástico, que entrou em contato com a minha mão, e ardeu um bocado. Só depois de ter pegado nas pequenas lâminas e entrado em contato com o líquido marrom é que percebi duas pilhas vazadas no fundo da embalagem e as lâminas perto delas. Daí, lavei as mãos com água e sabão, e joguei fora as pilhas e toda a embalagem, deixando só o controle e o cabo USB dele. Achei estranho o fato de o contato das pequenas lâminas (mas não lâminas como vidro, lâminas molinhas, que desmancham na mão) ter provocado uma certa ardência nas mãos que, após muitas lavagens, passou.

Bom, imagino que o líquido seja algo vazado da pilha, mas e essas pequenas lâminas o que são, vem de dentro da pilha ou são resultado de algum processo químico?

Alguém sabe que material é esse? É algum material nocivo à saúde?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essas pequenas lãminas veio das pilhas que vazaram porque já tinha expirado o prazo de validade delas e também elas estavam descarregadas. Pilhas comuns das vagabundas sempre têm esse problema de vazamento. Algumas pilhas comuns são bem blindadas e mesmo que elas passem do prazo de validade, não vazam. Pilhas desse tipo podem ser descartadas no lixo comum que a natureza se encarrega de absorver esse materiais mas é bem melhor separá-las para fazer reciclagem do material, principalmente os bastões de carbono. Quanto ao material, as substâncias envolvidas são corrosivas. Por isso que você teve essa ardência na mão em contacto com esse material. E claro.. È danoso a saúde sim. Da mesma forma que você tem água sanitária em casa e que também é um produto corrosivo e tem que ter bastante cuidado. Óbvio que esse aspecto da saúde é muito relativo. É danoso? É sim. Se você ingerir ou ter um contacto na pele. Mas lavou e pronto. Teria que pesquisar sobre os materiais envolvidos numa pilha comum já gasta ou fora do prazo de validade mas parece ser cloreto de amônio. Em uma pilha comum de carbono existem o eletrólito e o despolarizante. O despolarizante é bióxido de manganês e o eletrólito deve ser o cloreto de amônio numa pilha comum de carbono. Não lembro se esse eletrólito é uma base ou um ácido. Acho que é uma base. Num caso desses, deve-se lavar o local afetado e usar um ácido fraco como o ácido acético mais conhecido como vinagre para neutralizar a ação da base. Se fosse um ácido poderia usar-se bicarbonato de sódio que é uma base fraca.

E mais uma vez.... É nocivo à saúde se ingerido ou entrar em contacto com a pele ou salpicar nos olhos. Portanto, da próxima vez, tenha cuidado com pilhas, sejam elas quais forem. Se desconfiar que as pilhas vazaram, não pegue as pilhas com as mãos nuas, sem uma proteção. Esse vazamento também corrói ou come o circuito onde elas são usadas se deixá-las dentro do aparelho. Portanto, é sempre bom não usar esse tipo de pilha que tem essa ação de vazamento. Use pilhas blindadas. Como saber? É so prestar atenção nas informações da pilha a ser usada. Se não tiver opção, fique de olho no prazo de validade desse tipo de pilha vagabunda e retire-as do aparelho se elas estiverem sem carga. Se esquecer, fatalmente, ela vai corroer os filetes de cobre da placa do aparelho e os terminais de contato das pilhas do aparelho e danificá-lo definitivamente.

E por último descarte-as corretamente no lixo. Lixo comum pode descartar pilhas de carbono mas separe os materiais referentes à coleta de lixo.

Abração

.

.

PS - E não fique paranóico tanto assim. Afinal há vários aparelhos que você usa e nem sabe o que eles contém ou o que têm em casa. Cleular por exemplo. Já viu como a bateria dele é toda blindada? Por que será? Mas não é para ficar paranóico. Até água, que é essencial para a vida pode matar. Pense nisso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falou, cara!!!

Obrigado pela aula!!!

A "paranóia" veio depois de dar uma pesquisada na net e ver algumas coisas sobre mercúrio, cádmio e chumbo, encontrados em algumas pilhas. Pensei que poderia ter "entrado em contato" com algum desses materiais, que parecem ser bem perigosos.

No mais, acho que todo nerd é um pouco paranóico mesmo, kkk!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...