Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC NOVO (montado) Congelando Aleatoriamente!


Posts recomendados

  • mês depois...

Depois de 2 dias tentando de tudo, desde desinstalar todos os programas e drivers a configurações na bios, NUNCA que eu ia imaginar que o Cool n' Quiet que estaria dando problema (foi a única opção da foto que tem igual a minha placa mãe Asus). Valeu AKJaganMaster, essa noite durmo mais tranquilo! ^_^

Olá, sou novo no fórum, então por favor perdoem qualquer erro no tópico.

Se trata de um PC montado por mim há mais ou menos 6 meses, com a ajuda de um amigo que possui um PC praticamente igual a este.

O PROBLEMA:

Cerca de 1 semana depois de tê-lo montado, o PC começou a congelar aleatoriamente. O tempo de uso não importava. A ocorrencia variava desde a inicialização, até 1 ou 2 dias de uso. Poderia estar jogando, navegando na internet ou baixando alguma coisa. Eventualmente o PC travaria mesmo sem fazer nada.

Daí tentamos isolar o problema, e depois de testar as peças usando o PC do meu amigo, acabamos desconfiando do Processador, pois ele parecia estár aquecendo muito. Testamos o Processador em outro PC, e não pareceu travar depois de 30 min jogando. Então culpamos o slot da placa mãe, e assim a troquei por um outro modelo mais recente.

Curiosamente, o problema não desapareceu. Apenas se tornou menos frentente, por algum motivo....

Pesquisei por alguma galera com problemas similares no google, e nenhuma solução achada me foi útil. :(

CONFIGURAÇÃO DA MÁQUINA:

-Placa de vídeo:

MSI Radeon HD 6870 HAWK com Propeller Blade on Twin Frozr III

-CPU:

AMD FX 6-Core Black Edition FX-6100

-Placa Mãe:

GIGABYTE GA-970A-UD3 AM3+ *(NOVA)

-Fonte:

Corsair CX600

-Memória:

Vengeance Corsair 8GB (2x 4GB) 1600 DDR3 Dual Channel (7-8-8-24) CMZ8GX3M2A1600C7R

-Gabinete:

Aerocool Strike-X ONE Black com 6 coolers.

1 na frente e 2 na lateral ventilando para dentro + 1 atrás e 2 em cima tirando ar.

-HDs:

2 Seagate 7200:

Um de 500 GB (SATA-III 6.0Gb) com Windows 7 (64b),

+ outro HD de 1 Tera (SATA-II 3.0Gb/s).

Uso Filtro de linha, pois minha Placa de vídeo não pode ser usado com Estabilizador, segundo fontes.

*a antiga MoBo era a:

GA-970A-D3

PROBLEMAS COGITADOS + TESTES JÁ REALIZADOS:

- Não é aquecimento, pois já inspecionei o problema com um software que monitora as temperaturas de cada elemento da máquina, e e esta tudo ótimo, mesmo nos momentos do travamento. A única coisa que aquece bastante é a Placa de Vídeo, e esta nem sequer passa dos 65º, estando na média do estipulado para o produto.

- Tenho certeza absoluta de que o problema não se trata da Placa de Vídeo e nem da Fonte de alimentação, pois já testemunhei congelamentos utilizando 2 modelos diferentes, com potências distintas.

- Já troquei a placa mãe por um modelo diferente, porém similar. A frequência com que o PC trava pareceu diminuir, mas não tenho certeza do porque. Ainda assim, é certo que a máquina continua congelando da mesma forma.

- Já formatei o PC várias vezes, e já utilizei pelo menos 3 HDs diferentes para testar. O HD em que o sistema operacional está atualmente é novo, incusive. Acredito que o problema não seja com eles, mas ja até considerei comprar um SSD para instalar o sistema.

- Já testei a memória com apenas um pente, e também já mudei as voltagens na BIOS. Por padrão ficava num valor abaixo do total suportado por este modelo, então troquei-os para 7-8-8-24. O problema já acontecia antes de eu ter mudado isto, então esta não é a razão. Não descartei inteiramente a possibilidade de ser a memória, mas já estou quase convencido. Já fiz o MemTest nas memórias e não deu nada.

- O processador já passou por teste de estresse que levava cada núcleo a 100% de uso. Ficou por cerca de 1 hora, e algumas outras vezes por menos tempo. O computador não travou durante os testes. Não estou inteiramente convencido deste componente, pois não pareceu restar muitas alternativas senão culpar o processador pelos ocorridos, mas se ele passou pelo teste de estresse... não vejo porque ele estaria com problema.

- Já utilizei o sistema operacional Windows 7 - 64bit provindo de 2 discos diferentes. O primeiro era em inglês, e não era o completo, era o equivalente ao Home do XP. O atual é o COMPLETE em português. O problema persistiu em ambos, mesmo depois de varias formatações.

- Utilizo atualmente o software MSI Afterburner para controlar a performace do pc, controlando a Frame rate para ficar no mínimo. Mas não pareceu adiantar muito. O PC continua com o problema.

-Já verifiquei o console de erros do windows, e o único erro indicado é o de reinicialização abrupta do sistema (kernel 41).

_______________________________________________________

Estou completamente perdido sobre qual é o problema, e decepcionado por montar uma máquina boa, e acabar por não poder usá-la da maneira desejada.

Estou vendo se testo mais o processador, pois esta é a minha maior suspeita.

Percebi recentemente que a máquina tem tido o costume de travar enquanto faço downloads, ou enquanto navego na internet com aplicações em FLASH. Cogitei poder ser algum problema com a rede. Não tenho certeza, mas sei que estou com os drivers de rede atualizados.

Atualizarei o tópico conforme realizar os testes, mas preciso da ajuda do pessoal do fórum para identificar este maldito problema e encontrar uma solução definitiva.

Conto com vocês, e desde já agradeço a todos pela atenção.

o/

-----ATUALIZAÇÃO--------

Então... mais de 9 meses com esta maquina e ainda não consegui resolver o problema...

Já formatei a maquina novamente, instalei apenas os drivers necessarios e mais atualizados logo de primeira. Instalei com outro disco do windows 7. Nada.

Ouvi dizer que isto poderia ser causado pelo anti-virus. Não instalei o avast, e tentei o windows security essentials. nada. Dedisntalei o security essentials. Nada. Escaniei por erros todos os Hds, desfragmentei, e procurei por virus em modo profundo de novo. nada

Ontem, desabilitei o Windows Defender q vem como padrão no Windows 7. Ainda não travou, mas ainda não tenho como ter certeza. Ao mesmo tempo, desabilitei o CPU boost (turbo?) do processador, que é habilitado por padrão pela BIOS e permite que ele chegue a 3900MHz.

Outra observação é que eu desabilitei um programa de Dual Monitor chamado DisplayFusion, que roda com uma instancia em 64 bits e outra em 32 bits. Não sei se um programa 32 bits teria capacidade de congelar minha maquina, mas também poderia ser isto.. Acredito que todos os meus testes anteriores tenham sido feitos com este programa habilitado.

agradeço aos que me responderam. Fico feliz com o apoio de todos.

-----ATUALIZAÇÃO--------

O PC continua Congelando, mesmo com todas as alteraçãos acima. Agora o jeito é trocar a memoria e o processador para ver no que é que dá. O problema é encontrar (trocar) alguem que possa me emprestar ambos.

Ao que parece o que aumenta a ocorrencia é o uso da Internet, ou de multitarefas que evolvam a internet. Já trabalhei com powerpoint e Photoshop sem travamentos. Já joguei Skyrim por horas sem travamentos, mas quando uso Bitcomet, Jogos Online, Steam ou Firefoz, os travamentos acontecem. As vezes quando atualizo o antivirus, muito raramente, o PC trava.

Me recordo do PC travar mesmo sem utilizar a internet, no meio de um jogo de Skyrim, ou mesmo num filme. Isso acontecia com bastante frequência com a primeira placa mãe. Hoje em dia não, por algum motivo. Talvez fosse o antivirus fazendo algo relacionado a internet em background, ou talvez eu tivesse deixado o navegador aberto, ou estivesse fazendo download de alguma coisa.

Vou tentar usar o PC sem acessar a internet. Vou desconectar o Cabo e fazer varias tarefas diferentes para testar o processador e a memoria. Veremos como a maquina se sai.

abraços. o/

-----SOLUÇÃO--------

Então pessoal... aparentemente era só uma configuração na BIOS. Acho que quem compra um PC com estas configurações faz overclock sem pensar duas vezes, e eu não estava fazendo, então acabei não configurando minha placa mãe direito de acordo com as especificações. Estava deixando tudo no automatico mesmo, confiando nas autoconfigurações.

Acho que a placa mãe estava tentando administrar o CPU para uma performance mais equilibrada, tentando diminuir o consumo de energia e o uso dos núcleos, e isso é o que estava dando resultados tão instaveis no core voltage do CPU-Z, e não dava mensagem de erro pois a placa mãe "pensava" saber o que estava fazendo.

O core voltage agora esta estável, e acho que é por isso que o PC não está mais congelando.

Enfim... acho que a solução foi desabilitar ou o AMD APM Master Mode, ou o AMD K8 cool&quiet control, mas acabei desabilitando outras coisas inúteis também.

Segue a imagem em anexo para quem estiver tendo o mesmo problema configurar igual.

abraços, e obrigado pela ajuda de todos. :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu estava com o mesmo problema e pensei ter solucionado da mesma forma. Desativando a função de economia de energia. Só o que consegui foi aumentar o tempo entre falhas. Porém, ultimamente, mesmo mantendo as mesmas configurações, não consigo nem passar do carregamento do windows. Muitas vezes, tentando mudar as confs. da BIOS ele trava antes de eu poder salvar. Alguns dias eu consigo, após muitas tentativas e varias vezes tendo que desligar atrás na fonte, ficar com o PC ligado durante o dia todo. Ontem desliguei o PC normalmente após horas testando com jogos, videos, para ver se travava. Hoje estou desde as 6 da manhã tentando ligar e nem no windows consegui entrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Desculpem desenterrar este tópico, mas o problema descrito pelo autor do tópico com seus testes efetuados são idênticos ao que eu tenho passado desde que montei esta máquina da assinatura. Com a unica diferença que tenho um processador Intel. Então pensei será que fazendo alguma configuração manualmente na minha BIOS, no vcore, clock do CPU, etc...  essas coisas eu não conseguiria resolver o problema?

Só que não sei onde deveria mexer na BIOS, se alguem pudesse me dar um direcionamento ou pelo menos me indicar onde procurar por informações.... 

porque minha BIOS pelo que olhei esta tudo em AUTO. Talvez colocando as opções corretas manualmente.... se alguem puder me ajudar fico grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Estou com o exato mesmo problema que o autor do tópico, também uso processador AMD, fiz os exatos mesmos ajustes recomendados na BIOS e o problema não foi resolvido. Eu sei que é o mesmo problema pois o PC seria perfeito não fosse esse congelamento aleatório e sem sentido, onde o vídeo congela, o teclado e mouse param de responder, a luz do Capslock e Numlock param de responder e o som entra num loop frenético, bizarro e robótico por alguns segundos antes de cessar. Após os ajustes sugeridos neste tópico, aparentemente os travamentos diminuíram um pouco, porém de maneira alguma deixaram de acontecer.

A configuração do PC é a seguinte:

 

Processador AMD FX 6300 3.5ghz

Placa de Vídeo EVGA GTX 760 SC com ACX 2gb

Placa mãe Gigabyte Ga970a-UD3p rev 1.0

Memória Ram G.Skill Ripjaws X 2133mhz 4gb x 2 (8gb)

Fonte Corsair RM650 Enthusiast

Water Cooler Corsair H80i

SSD Kingston 120gb

HD Seagate Barracuda 1tb

Adaptador Wireless 300mbps Pci Tp-link Tl-wn851nd

 

Esta memória RAM não consta na lista oficial da Gigabyte de memórias de 2133mhz compatíveis com minha placa mãe, no entanto, todos os testes de memória apresentam resultados normais e nenhum tipo de erro é encontrado. O PC roda liso durante a maior parte do tempo, com exceção dos congelamentos.

Desde o primeiro dia que montei o PC (todo novo, com peças novas e lacradas) que ele apresenta esse comportamento. A primeira vez que aconteceu foi durante a instalação do Windows 8.1. Atualizei esta semana para o Windows 10 e os congelamentos aleatórios persistem. Convivi desde sempre com todos estes problemas e, sinceramente, depois de tanto dinheiro investido na intenção de montar um PC legal para jogos (e olhe lá, a minha configuração, apesar de interessante, não é nem de longe das mais absurdas), conviver com este problema de travamentos aleatórios é realmente frustrante. Já vasculhei a internet por respostas, o mais próximo que pude chegar de uma solução foi neste tópico. Alguém tem mais alguma sugestão? Eu estou abatido, cansado e frustrado. Como montei o PC por conta própria, não tenho nenhum tipo de garantia a meu favor e nem consigo ter certeza do problema, uma vez que o funcionamento estaria ótimo, não fosse pelos congelamentos. Ainda suspeito da questão das memórias RAM não exatamente compatíveis (mas que funcionam... Vai entender...). Aparentemente, só resta conviver com o problema e lamentar enquanto o meu hardware, lentamente, apodrece. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...