Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ajuda com RPM para o PIC 16F877


absabs

Posts recomendados

Olá a todos!

Estou à um ano exato "futucando" um Pic 16F877 com o Mikro C PRO na modalidade "curioso" e simulando no Proteus. Sou eletricista e até consegui algum avanço manipulando as entradas e saídas utilizando o display LCD. Eu agradeceria muito se alguém pudesse me ajudar a ler o número de RPM na entrada do PIC. Será que alguém consegue me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, primeiramente bem-vindo ao fórum.

Sugiro que dê uma lida em apostilas cujo tópico seja as interrupções de hardware do microcontrolador PIC. Se inglês não é o seu problema, é altamente recomendável a leitura do datasheet, pois esse é o seu mais completo guia.

Para se ler RPM, é necessário que haja interrupção externa em um dos pinos dedicados a isso no PIC. Uma interrupção de timer deve ocorrer a uma fração viável de minuto (segundo, milissegundos, etc) contando quantos pulsos externos foram dados nesse período. Por exemplo:

O timer definido com estouro a cada 500 milissegundos.

A cada estouro, é contabilizada 2 interrupções externas. Então, multiplica-se esse valor por 120, a fim de se obter a média de amostragem por minuto. No caso do exemplo, teríamos 240 RPM. Portanto, você conseguiria a cada 0,5 segundos obter uma nova amostragem de RPM. Caso ocorra muita oscilação, você pode utilizar média de amostragens, evitando assim a oscilação constante.

Espero ter ajudado. Desculpe-me pela falta de objetividade. Espero que tenha entendido a minha lógica um pouco bagunçada. :) Quaisquer dúvidas, não hesite em postá-las aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

seguinte:

medidores de RPM normalmente funcionam, do ponto de vista do software da seguinte maneira:

- habilitando uma entrada com um contador (/timer) do microcontrolador, ou seja à cada pulso na determinada entrada ele incrementa o contador por 1