Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Preciso de sistema é baseado em Red Hat em modo texto.


Rodrigo Baleeiro

Posts recomendados

Bom dia.

Estou começando a estudar linux para tirar a certificação LPIC e eu queria treinar em dois sistemas ao mesmo tempo. Já tenho o Debian instalado em modo texto em uma maquina virtual. Agora eu gostaria de instalar o Red Hat, mas parece que esse sistema é pago e o Fedora 17 eu não consigo instalar em modo texto.

Alguém conhece algum sistema baseado em Red Hat que eu possa instalar sómente em modo texto?

Já adiantando, eu pensei em instalar o Fedora 17 em modo grafico e depois desativa a interface grafica, mas como a maquina que estou instalando é antiga ele trava na inicialização e não consigo instalar.

Grato desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Todo Linux é baseado no Debian ou no Red Hat.

A principal diferença é na instalação de pacotes no modo texto.

No Debian se usa sudo apt-get.

No Red Hat; yum.

Fora isto é tudo igual.

Tem que ser Red Hat?

Encontrei 2 artigos sobre servidores Debian;

Não fi tudo!

e este;

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Perguntas-Frequentes/so-modo-texto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alem dos empacotamentos, eu queria estudar as duas distribuições por outros motivos também. As mais ou menos 4 anos atras eu tinha estudado Debian, e quando fui mexer no Fedora eu fiquei perdido pois as pastas são diferentes, como por exemplo o arquivos de configuração de rede.

O Debian eu já tenho instalado em uma maquina virtual e funcionando.

Já o Centos eu começo a instalação na maquina virtual mas no meio da instalação aparece uma mensagem "Nenhum disco útil foi encontrado" Mas o disco rigido foi configurado na maquina virtual com 8GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não precisa se preocupar tanto com empacotamento rpm porque quase não cai nas provas de LPI-101.

Quanto aos travamentos: verifique se o problema está no PC.

Abraços.

E se diz certificado ? :rolleyes:

http://www.lpi.org/linux-certifications/programs/lpic-1/exam-101/

Por gentileza, antes de postar, use pelo menos o google para não errar dessa forma. Fica a dica, pois, na próxima, não terá colher de chá.

É Peso 3 para debian e peso 3 para redhat....

A prova não cobra empacotamento, e sim manuseio com os pacotes / gerenciadores...

Errar muitas dessas questões dá pra abaixar bem a nota... fica a dica....

Exato, é o básico para qualquer iniciante em Linux.

Alem dos empacotamentos, eu queria estudar as duas distribuições por outros motivos também. As mais ou menos 4 anos atras eu tinha estudado Debian, e quando fui mexer no Fedora eu fiquei perdido pois as pastas são diferentes, como por exemplo o arquivos de configuração de rede.

O Debian eu já tenho instalado em uma maquina virtual e funcionando.

Já o Centos eu começo a instalação na maquina virtual mas no meio da instalação aparece uma mensagem "Nenhum disco útil foi encontrado" Mas o disco rigido foi configurado na maquina virtual com 8GB

Para iniciantes, é vital fazer isso. Instalar, procurar no google, ou na documentação do produto, a solução dos erros, configurações básicas, etc. Tente entender como funciona esse processo de instalação, será importante.

No seu caso, analise essa mensagem de erro. Tens certeza que o disco está apresentado para a VM ? Está atribuído o disco lá nas configurações da VM ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a mensagem de erro ele não da detalhes, só diz que o disco rigido não foi encontrado. Mas ele esta esta configurado na maquina virtual, só não esta particionado por que ainda não instalei nenhum sistema nele, mas o disco esta lá nas configurações.

Eu acho que seria uma falha muito grave do instalador não reconhecer o disco rigido só por não estar particionado. Não acredito que seja isso.

Quando a maquina virtual que estou usando o VMware 5.5.3

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baleeiro,

Quanto a mensagem de erro ele não da detalhes, só diz que o disco rigido não foi encontrado. Mas ele esta esta configurado na maquina virtual, só não esta particionado por que ainda não instalei nenhum sistema nele, mas o disco esta lá nas configurações.

Eu acho que seria uma falha muito grave do instalador não reconhecer o disco rigido só por não estar particionado. Não acredito que seja isso.

Quando a maquina virtual que estou usando o VMware 5.5.3

Dê uma olhada aqui, parece ser o seu caso:

http://communities.vmware.com/thread/208729

O problema parece ser que o CentOS não possui o driver para a controladora SCSI que é definida de acordo com o guest OS que você seleciona para instalar. E são duas opções oferecidas pelo VMWare: buslogic e lsilogic. Modifique o seu .VMX como mostrado abaixo (alterne ou adicione, caso não exista a linha).

Resumindo aqui:

Se tiver a linha (dentro do .VMX)

scsi0.virtualDev = "lsilogic"

mude para

scsi0.virtualDev = "buslogic"

e vice-versa.

Se não tem a linha, acrescente (tente aqui também com buslogic):

scsi0.virtualDev = "lsilogic"

Teste aí...

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
por ser da MS o vmware deve ser bom para Windows!

agora Linux!

sempre usei o virtual box.

Não, isso não significa nada. Em vários ambientes, trabalhei com Vmware + Red Hat sem nenhum problema. O problema aí é outro.

Ele não tinha nenhuma das duas opções. Teste ambas e o problema persiste. Tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

Já ouvi falar mas nunca tentei usar o Virtual box, ele é bom tanto quanto um VMware? E da para rodar dois sistemas ao mesmo tempo com ele?

Ok, vamos por partes...Qual é a versão do Vmware que estás utilizando ? Por gentileza, especifique a versão e qual produto da vmware.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baleeiro,

Ele não tinha nenhuma das duas opções. Teste ambas e o problema persiste. Tem mais alguma coisa que eu possa fazer?

No site da VMware há um guia específico para a instalação do CentOS, não sei se já verificou:

http://partnerweb.vmware.com/GOSIG/CentOS_6.html

Vou colar aqui os pré-requisitos e passos lá descritos:

Pré-requisitos:

  • If available, select CentOS 4/5/6 (32-bit) or CentOS 4/5/6 (64-bit) option for the guest operating system when creating the virtual machine, otherwise select Red Hat Enterprise Linux 6 (32-bit) or Red Hat Enterprise Linux 6 (64-bit).
  • Use the LSI Logic SCSI adapter. CentOS 6 does not include a driver for the BusLogic SCSI adapter.
  • Configure the virtual machine with at least 512MB of memory for 32-bit and 1GB of memory for 64-bit.

Passos para instalação:

  1. Insert the CentOS 6 CD-ROM in the CD-ROM drive.
  2. Power on the virtual machine to start installing CentOS 6.
  3. Follow the prompts to complete the installation.
  4. Do not select the Virtualization Option during the installation.
  5. In Storage Devices screen, reinitialize the virtual machine.
  6. You can safely ignore the following warning message "This device may need to be reinitialized. REINITIALIZING WILL CAUSE ALL DATA TO BE LOST!"
  7. This does not mean that anything is wrong with the hard drive on your physical computer. The virtual hard drive in your virtual machine needs to be reinitialized.
  8. Click Re-initialize all to continue.
  9. Install VMware Tools.

Observe o segundo ponto na lista dos pré-requisitos. Atente também aos passos 5, 6 e 7.

PS: Se tiver dúvidas com inglês, use o Google para traduzir...

Teste aí...

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Desculpem pela demora para responder.

Não consegui instalar o CentOS 6 no VMware, ele sempre mostra a mensagem de que não foi encontrado nenhum disco. Ele não mostrava a mensagem como no tutórial pedindo para reinicializar o sistema ou o disco, e ao pedi para o VMware instalar as ferramentas, ele não dava erro e não fazia nada.

Mesmo indo no arquivo de configuração e colocando na mão a linha que devine o LSI Logic SCSI adapter, ele continuava com a mesma falha.

Instalei o VirtualBox e configurei com um disco virtual PATA. Agora ele esta instalado e rodando normalmente na virtual. Pena que eu não conseguir fazer rodar no VMware, achei ele mais pratico para mim do que o VirtualBox, mas de qualquer mandeira, os dois são muito bons.

Muito obrigado. Pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Baleeiro,

Talvez se você tivesse usado o VMware Player 5 (gratuito) ou Workstation 9 teria tido mais sucesso com essa instalação. Mas você relata que está usando a versão 5.5.3 do Workstation, o que provavelmente deve ser a causa de toda essa dificuldade com a instalação dessa distro.

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema do VMware Player é que não da para criar maquinas virtuais com ela, você só consegue abrir maquinas já existentes. E o Workstation eu imagino que seja paga e eu não tenho a licença dele.

Tenho da Workstation 5 por que consegui a muito tempo atras com um amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Baleeiro,

O problema do VMware Player é que não da para criar maquinas virtuais com ela, você só consegue abrir maquinas já existentes.

Isso foi no passado, Baleeiro. Hoje o Player é um software totalmente funcional e alinhado com os recursos de virtualização do Workstation.

Link: http://www.vmware.com/products/player/

Talvez tenha que fazer um cadastro rápido para baixar.

;)

LNW

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...