Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial de Instalação


N0vato

Posts recomendados

Alguém por obséquio :(, pode me passar um tutorial infalível de instalação de qualquer SGBD mas, de preferência o mySQL, há quase um ano eu tentei instalar o PostgreSQL e não consegui, na verdade eu instalei e na hora de conectar com o banco de dados sempre dava um erro bizarro.

Ontem eu tentei instalar o mySQL 5.algumacoisa, a última versão pelo instalador, instalou tudo e mais um pouco, workbench não sei o que... na parte de configuração as duas etapas deram erro, o instalador pulou as duas etapas e ficou do mesmo jeito, na hora de conectar, cadê que funcionava, desinstalei, instalei novamente e deu na mesma coisa, mesmos erros nas duas etapas de configuração, o instalador ignorou e continuo, também não funcionou.

Eu preciso de um SGBD ... alguém pode ajudar? Ou me passar o tutorial com a fórmula mágica? O SO do note é windows 7,64 bit.

Ah sim, faltou dizer que não sei por que mas esse instalador, instalou uma Command Line Client muito tímida, mal abro e ela se esconde uehuhuheuhe, fecha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

dif deixa só eu te perguntar uma coisa antes de baixar pelo easyPHP e desculpe minha imensa ignorância mas, instalar tudo nesse pacotão vai dar algum conflito mais tarde quando eu tentar usar o mySQL com o netbeans ou eclipse ou ainda mais tarde quando eu tentar usar tomcat eclipse e mySQL ???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

Olá,

então, o pacotão do easyphp instala o servidor apache, servidor mysql e o phpmyadmin. isso já é sabido por você.

conflito, não vai dar. Se for usar o tomcat, é só desligar o apache(apenas ele).

independente se for usar o netbeans ou o eclipse, vai precisar do "driver" de conexão com o banco de dados.. se ainda não tem ele, podes obte-lo no site da oracle mesmo.

Só daria algum tipo de conflito se você instalar o easyphp, sem desinstalar o servidor apache e servidor mysql( se você tivesse instalado eles separadamente)

Retratando em passos o que expliquei seria algo:

1- Desinstale tudo referente ao php, mysql e apache.

2- Baixe e instale o EasyPHP

3- Rode o easyphp e:

  • Se usar o tomcat do netbeans, pare o apache do easyphp.
  • Senão, deixe apache do easy rodando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Não sei qual a finalidade exata do que você deseja fazer, mas com as informações parece que você deseja desenvolver uma aplicação simples que conecta no banco de dados (qualquer).

Para todos os casos caso como "dif" falou, você pode utilizar um pacotão, geralmente vem com o MySQL. Eu recomendo o wamp se for instalar um pacote.

Caso queira somente o SGBD, podes baixar o SQLServer no site da microsoft, no caso o 2008 tem limite de espaço de 8Gb, muito útil para pessoas que vão desenvolver aplicações de pequeno e médio porte. Caso seja um ERP industrial futuramente, você pode trocar por uma versão paga que não tem limite.

Também poderá utilizar o ORACLE por exemplo, que na versão 10 XE possui um limite de 4Gb de espaço e 1 processador. Esse você pode fazer o download no site da ORACLE após efetuar um cadastro. O Oracle possui uma estrutura um pouco diferente do mysql e segue a mesma situação do SQL Server, mas tarde você pode trocar por versões paga sem limite.

Ainda tratando do Oracle, você não criará um database, mas sim usuário do Banco de dados e a ele atribuirá suas tabelas.

Ainda no Oracle, você acessará no CMD do windows a linha de comando através do comando "sqlplus". Depois ele irá pedir um usuário e senha, informe "/as sysdba", você logará como usuário administrador. Você deverá executar um comando como este: "create user joao identified by senhadojoao default tablespace users QUOTA UNLIMITED ON users;"

Feito isso está pronto, só configurar sua aplicação e criar as tabelas.

Ambos são de simples instalação, possuem parte gráfica é basicamente um next, next, finish.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...