Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Rede com quase 50 computadores


nickdahigh

Posts recomendados

Olá gente, preciso configurar uma rede com quase 50 computadores, espalhados em umas 15 salas. Atualmente se usa um switch + 2 roteadores + 2 modens link dedicado + 1 pc. E tem um tal de balanceamento de carga para operar essas conexões, mas não sei se isso é feito no switch ou no pc.

Minhas dúvidas:

1. Em cada sala tem um hub pra ligar os computadores.Me disseram que é melhor puxar um fio para cada computador em vez de usar hubs nas salas, porque melhora o desempenho ???

2. Preciso bloquear alguns sites. O switch tem algum painel onde eu possa bloquear os sites, ou é no roteador?

3. Querem criar tipo um servidor proxy, com rede interna...

Enfim, minha área é mais software, alguém poderia me dar umas dicas de como fazer isso funcionar, ou algum curso online . Qualquer ajuda agradeço !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá gente, preciso configurar uma rede com quase 50 computadores, espalhados em umas 15 salas. Atualmente se usa um switch + 2 roteadores + 2 modens link dedicado + 1 pc. E tem um tal de balanceamento de carga para operar essas conexões, mas não sei se isso é feito no switch ou no pc.

Minhas dúvidas:

1. Em cada sala tem um hub pra ligar os computadores.Me disseram que é melhor puxar um fio para cada computador em vez de usar hubs nas salas, porque melhora o desempenho ???

2. Preciso bloquear alguns sites. O switch tem algum painel onde eu possa bloquear os sites, ou é no roteador?

3. Querem criar tipo um servidor proxy, com rede interna...

Enfim, minha área é mais software, alguém poderia me dar umas dicas de como fazer isso funcionar, ou algum curso online . Qualquer ajuda agradeço !!!

1. É melhor tirar os hubs e ligar os computadores nos switches, desde que tenha portas suficientes. Os cabos podem ter no máximo 100 metros, use cabos e conectores de boa qualidade.

2. Bloqueio deve ser feito no Firewall.

3. Não entendi para que o proxy.

Para ter domínio sobre isso deve fazer um curso de redes TCP/IP.

http://www.juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p1.asp

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá nickdahigh, seja bem vindo.

1) É hub ou switch que tem nas salas? E não, não acredito que terá perda de desempenho a não ser que o equipamento esteja com problema.

2) Alguns roteadores possuem a opção para realizar bloqueios.

3) Se já vão criar um servidor proxy, então você poderá realizar os bloqueios através deste servidor. Dê uma olhada nas publicações do Morimoto, tem alguns artigos que ensinam a montar um servidor proxy. (http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá nickdahigh, seja bem vindo.

1) É hub ou switch que tem nas salas? E não, não acredito que terá perda de desempenho a não ser que o equipamento esteja com problema.

2) Alguns roteadores possuem a opção para realizar bloqueios.

3) Se já vão criar um servidor proxy, então você poderá realizar os bloqueios através deste servidor. Dê uma olhada nas publicações do Morimoto, tem alguns artigos que ensinam a montar um servidor proxy. (http://www.hardware.com.br/livros/servidores-linux/)

Abraços!

Olá pessoal !!

Então, são esses aparelhos de usuário comum, "switch ethernet" com umas 8 portas, acho que hoje em dia a maioria são switch, né ?

Mas detalhando mais a situação !!

Eles usam 2 modems PARKS de link dedicado ligados a 2 roteadores NETLINK SR 3101. Parece, se não me engano, um roteador vai direto no Switch SF 2400 QR de 24 portas, e o outro roteador parece que vai no PC, que tem 2 placas de rede. E as salas do pessoal vão todas ligadas nesse switch.

Resumindo, o que preciso fazer é nesse PC achar um jeito de bloquear alguns sites para o restante da rede.

Não sei se você vislumbrou mais ou menos a situação. Eu dei uma olhada rápida nos cabos, posso ter me enganado.

De qualquer forma, usando esses equipamentos, como vocês acham que eu poderia chegar no meu objetivo ??

Abraços !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hub e switch são equipamentos distintos, se já forem switches nas salas deixe como está.

Pelo jeito esse PC já é um proxy ou firewall. Siga os cabos de rede que saem dos roteadores e poste um desenho da topologia. Esse PC roda Linux ou o que ?

O PC ta rodando em windows XP, com 2 placas de rede.

O PC ta rodando em windows XP, com 2 placas de rede.

Li meio depressa. Amanha vou olhar la na empresa e coloco um esquema detalhado.

Obrigado pela ajuda !!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pelo que entendi, você tem 2 conexões de Internet e usa uma no micro com o win Xp, que teoricamente faz um "balanceamento de carga", e a outra é ligada diretamente na rede para alguns computadores...

Se for isso, sugiro a implementação de um servidor Linux, rodando o proxy Squid para fazer os bloqueios e servir de cache de páginas e também implementar um firewall da sua rede, substituindo o micro com o Win XP. Mas ainda sim, teria a outra rede descoberta.... aí se você quiser tratar essa outra rede, ou coloca tudo na mesma rede, ou implementa um segundo servidor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pelo que entendi, você tem 2 conexões de Internet e usa uma no micro com o win Xp, que teoricamente faz um "balanceamento de carga", e a outra é ligada diretamente na rede para alguns computadores...

Se for isso, sugiro a implementação de um servidor Linux, rodando o proxy Squid para fazer os bloqueios e servir de cache de páginas e também implementar um firewall da sua rede, substituindo o micro com o Win XP. Mas ainda sim, teria a outra rede descoberta.... aí se você quiser tratar essa outra rede, ou coloca tudo na mesma rede, ou implementa um segundo servidor...

Ola Gleyson. Eu olhei lá e vou explicar como está.

Existem 2 links dedicados da Oi. 2 Modens gigantescos que eu nunca vi na minha vida, ligados via serial ou paralelo no roteador, coisa que também nunca vi na minha vida. rsrs

A princípio eu pensei que as 2 conexoes faziam o tal do "balanceamento". mas cada uma está separado.

O servidor roda Windows Server 2003 e tem 2 placas de rede.

Uma recebe o cabo de um roteador (link dedicado 1) e a outra placa de rede está ligada no Switch.

O outro roteador está ligado direto no Switch.

Então eu vi que alguns computadores estão configurados com ip e gateway pra usar o link 2.

E o resto (a maioria) recebe a conexão do servidor , é atribuido ip por DHCP.

Então . o que queria saber é como fundir essas 2 conexoes numa só sem precisar comprar roteadores novos. E também preciso saber no servidor como bloquear alguns sites. Não sei se tem que instalar servidor proxy, e também nunca fiz isso num Windows Server 2003. Me disseram pra usar linux, mas também nunca fiz...

Então . é "SÓ" isso. kkkkkkkkk

Abraços e obrigado por qualquer ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá nick, agora entendi quando você quis dizer balanceamento de carga, na verdade as duas conexões são para a divisão da conexão com os micros... porém acredito que basta ter uma boa conexão.

O Squid, se não me engano, também pode ser instalado no Windows 2003. Ele faz o bloqueio dos sites. Só nunca testei ele no windows pois sempre utilizei servidores Linux. Se você pesquisar, deve ter outra forma no Win2003 de bloquear sites também.

Já para fundir as duas redes, basta você configurar os outros micros para receberem o IP via DHCP, e trocar 2 conexões por uma mais potente.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...