Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como evitar ruidos na saída?


rmlazzari

Posts recomendados

Pessoal, estou montando mais um amplificador baseado no TDA2616. O anterior ficou legal mas apresenta, até hoje, um pequeno ruído, um chiado como o da TV fora do ar, com o volume todo aberto e sem sinal na entrada. Não chega a incomodar já que nesse volume o som da música é muito alto e se sobrepõe ao chiado. Mesmo assim gostaria de evitar esse chiado, agora.

Para esse ampli da agora, já que esse chip requer bem poucos componentes externos, estou pensando em montar aranha, soldar os componentes direto nas perninhas do chip, mas tenho umas dúvidas:

Será que o capacitor de poliester de 100nF (no esquema abaixo circulado de vermelho) deve ficar o mais perto do chip possível? Ou deve ficar lá longe, na fonte?

Tenho aqui 4 capacitores de mica prateada, de 220pF (500v) que, quando comprei o vendedor disse que são ótimos para filtrar ruídos. Será que funcionariam melhor do que os de 220nF da entrada ou que os de 22nf na saída? Ou até no lugar dos de 100nF entre o +16v e o -16v? Tem algo que eu poderia fazer com esses capacitores super-filtros (caríssimos, na minha opinião, quase R$ 3,00 cada) para ajudar?

Por fim, e se eu fizer um emaranhado de snubber perto do chip(?) ou lá longe, na fonte (?), com vários 100nF ou até com os 220pF? Digo assim: um entre o (+) e o terra, outro entre o (-) e o terra e um terceiro onde está hoje mesmo, entre o (+) e o (-)?

P.S.: O anterior, que tem um pequeno chiado, é esse aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/meu-primeiro-projeto/738356

post-124246-13884964647432_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No áudio os capacitores eletroliticos (polarizados) que fazem a parte do corte de ruido talvez se você colocasse outro capacitor de 2200uF ajudaria dar um bom corte no chiado e a principal parte é de que o negativo do sinal deve sempre ficar aterrado no circuito emissor assim o ruido quase some totalmente

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo resposta, Vinicius.

Mas as principais questões são:

1 - Montando em aranha, mas sem os 2.200 uF de filtragem, posso deixar os cap de 220nF, da entrada, bem próximos ao CI? E os de 22nF, da saída?

2 - E o 100nF, entre o +12v e o -12v, devo ou posso deixar perto do CI?

Os 2.200uF de filtragem eu gostaria de deixar longe do CI, numa placa mesmo, em que faria a retificação e a filtragem. Levaria +12v, terra e -12 ao CI por cabinhos, que eu trançaria entre a placa de retificação e filtragem e o CI.

Falei dos 220pF só porque levei no impulso, na "oferta".

Quem sabe você ou alguém aqui tenha experiência com aranha ou com a relação entre CI e capacitores de filtragem na entrada, na saída e/ou na alimentação, né? ;)

Grato assim mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo resposta, Vinicius.

Mas as principais questões são:

1 - Montando em aranha, mas sem os 2.200 uF de filtragem, posso deixar os cap de 220nF, da entrada, bem próximos ao CI? E os de 22nF, da saída?

2 - E o 100nF, entre o +12v e o -12v, devo ou posso deixar perto do CI?

Os 2.200uF de filtragem eu gostaria de deixar longe do CI, numa placa mesmo, em que faria a retificação e a filtragem. Levaria +12v, terra e -12 ao CI por cabinhos, que eu trançaria entre a placa de retificação e filtragem e o CI.

Falei dos 220pF só porque levei no impulso, na "oferta".

Quem sabe você ou alguém aqui tenha experiência com aranha ou com a relação entre CI e capacitores de filtragem na entrada, na saída e/ou na alimentação, né? ;)

Grato assim mesmo.

Os capacitores de 2200uF voce pode deixar em uma placa separada sim e ligar por fios comuns agora seria melhor você deixar os de 100nf perto do ci. E é importtante ligar cabos blindados para a parte de entrada de audio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...