Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

[PC novo] Processador com problemas


Akeeeennn

Posts recomendados

Olá, comprei este pc recentemente, porém ando meio preocupado com a temperatura do processador, é um i5 3470 3.2Ghz.

veja nas imagens:

pc1.jpg

pc2.jpg

Como podem ver, acima dos 50ºC.

Não vejo motivo para que isso aconteça, até por que não havia praticamente nada aberto, e possuo uma HD7870 2GB e fonte Seasonic SII 520W.

há coolers na traseira, parte superior e inferior, processador e placa de vídeo.

coolers superior e traseiro em exaustão, e inferior em injeção de ar.

estou receoso de jogar algo mais pesado, tendo a chance de superaquecer o processador.

Há alguma solução? isso é normal? quais medidas devo tomar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém? :confused:

Andei pensando, se é possível o cooler superior ser forte o bastante à ponto de atrapalhar o cooler do processador.

pois ele se posiciona uns 7cm acima do processador.

é um Spire Cooler 120mm Blue, Velocidade entre 100 ~ 2400 RPM / -10%.

como não instalei o controlador de velocidade, não sei se está funcionando na máxima velocidade. Só sei que é bem forte.

Outra opção, seria a fonte, o que acho menos provável ainda.

uma Seasonic SII520W, devia dar conta de uma HD7870 e um i5 5470, com folga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, você podia ver o encaixe do cooler. Outra coisa é ver a temperatura pelo BIOS, porque esses programas às vezes erram. Eu não conheço o SpeedFan, mas o i5 não tem quatro núcleos? Eu só estou vendo leitura de três. Também é estranho marcar 38ºC para a CPU e 50ºC para um dos núcleos e 46ºC para os outros dois. Eu uso o AIDA64 e a diferença entre a CPU e os núcleos nunca é maior do que 2 ou 3ºC. E eu vejo a temperatura dos seis núcleos separadamente.

A fonte segura e o seu gabinete é bem refrigerado, então a questão é do resfriamento do processador mesmo. Isso se as leituras estiverem corretas. Em último caso, o ideal seria comprar um cooler, porque os coolers box são muito básicos e o calor está de matar.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

nao o cooler superior nao atrapalha o cooler do processador, o que pode acontecer é q o dissipador pode estar mal encaixado ou na hora de coloca lo pode ter retirado um pouco da pasta térmica por acidente, mas o mais provável é q ele está mal encaixado

Entendi, e como eu faço pra me certificar se ele está encaixado corretamente?

aparentemente ele está firme, mas posso estar enganado.

É, você podia ver o encaixe do cooler. Outra coisa é ver a temperatura pelo BIOS, porque esses programas às vezes erram. Eu não conheço o SpeedFan, mas o i5 não tem quatro núcleos? Eu só estou vendo leitura de três. Também é estranho marcar 38ºC para a CPU e 50ºC para um dos núcleos e 46ºC para os outros dois. Eu uso o AIDA64 e a diferença entre a CPU e os núcleos nunca é maior do que 2 ou 3ºC. E eu vejo a temperatura dos seis núcleos separadamente.

A fonte segura e o seu gabinete é bem refrigerado, então a questão é do resfriamento do processador mesmo. Isso se as leituras estiverem corretas. Em último caso, o ideal seria comprar um cooler, porque os coolers box são muito básicos e o calor está de matar.

***

tem como eu monitorar a temp pelo BIOS durante a execução de algum jogo ou programa? ._.

porque a temp só sobe assim, durante os jogos, ou atividades como renderização de video e tal.

Qual a temperatura onde mora? é normal a temperatura estar entre 10~20º acima da temperatura ambiente

Moro em SP/capital, o calor aqui tá ****.

porém dentro de casa não tenho problemas.

Por enquanto o PC deu tela azul (acredito que por superaquecimento) uma vez só, mas estava jogando dota do Warcraft, foi muito estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você pode ler esta avaliação do Clube do Hardware sobre como colocar pasta térmica (bem legal):

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/Qual-a-Melhor-Maneira-de-Aplicar-Pasta-Termica-Parte-2/2376/1

E, realmente, pelo BIOS não dá para ver a temperatura em jogos, mas em idle já dá para ter uma ideia se está estranho ou não. Já tentou com o AIDA64? É o que eu uso, e eu nunca vi temperaturas desencontradas.

***

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende de quanto tiVer, é recomendado por o equivalente a um grão de arroz(!? não lembro), eu taco o dedo, cubro ele de pasta termica, deixo uma camada de + ou - 1mm de pasta termica combrindo todo o CPU...

bixo, veio muita pasta térmica no cooler então, isso atrapalha?

algo parecido com isso, pra mais.

http://xtreview.com/images/core%20i7%20extreme%20965%20box%20LGA%201366%2002.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu amigo, temos definições muito diferentes de "muito"...Muito para mim seria, colocou o cooler, transbordou pasta termica até na placa mãe...rsrsrsr

Esta bom, qual a temperatura em idle na Bios?

Acho que a rotação do seu cooler esta até que baixa...1300RPM :confused: serio?

Não posso verificar temperatura idle no momento, porque estou no escritório.

mas assim que chegar em casa, já confiro e posto aqui.

1300RPM acho que está correto, deveria aumentar então?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais veloz, maior a temperatura dissipada...

Se puder aumentar, almente, e veja a diferença.

Pequena duvida, quantos coolers tem no gabinete, e o que eles estão fazendo?

ha coolers colocando ar de fora, e coolers tirando o ar de dentro?

Mas se eu aumentar muito as RPM, não faz diferença pra fonte?

no gabinete tenho:

1 cooler superior em exaustão

1 traseiro também e exaustão

e 1 na parte inferior injetando ar.

porém, é um V3 Black thermaltake, posso trocar 1 para a lateral (o que nao valeria muito, ja que nao fica na altura do processador), ou para a parte frontal.

Também posso alternar os coolers, já que o que veio no gabinete não é lá essas coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já pensou então no Samsung Galaxy S Duos S7562 Dual Chip? Tem o que você quer em relação a ser dual chip, é atualizado e não é um aparelho ruim, e ainda é bem mais barato. Só a memória interna que é de 2gb, mas pra trabalho de repente isso não te atrapalhe. Hoje em dia tem aparelho de sobra pra todos os gostos, não precisa se apegar ao modelo mais top ou o mais barato, tem os medianos que dependendo da sua necessidade e grana, se encaixam perfeitamente.

http://www.samsung.com/pt/consumer/mobile-phone/duos/duos-touch-phones/GT-S7562UWATPH-spec

Eu apostei no Razr i.

do que voce ta falando lol

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto ao dissipador é só você dar uma mexida nele se estiver frouxo você percebera

quanto a velocidade, se a sua placa-mãe é Asus pela bios ou pelo Asus al suite II você consegue controlar a velocidade do cooler de acordo com a temperatura do processador (temperatura X velocidade)ex: se a temp chegar a 38 você comfigura para o cooler rodar a 1600rpm. é um grafico bem simples que pode ser alterado como você bem entender, nao sei se tem outro programa parecido que faz isso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente, o processador estava mal encaixado e mal travado, constrangedor :lol:

Coolers consomem "muito pouco", não ira aumentar muita coisa no consumo, sua fonte vai aguentar de boa...Testa a 2000RPM, e ve se fica mais agradavel termicamente, dai tenta balancear entre barulho e dissipação termica de acordo com o que lhe agradar...

Entendi, tirei umas prints do BIOS, da uma olhada:

130110184113.jpg

130110184140.jpg

não consegui achar um meio de mudar as RPM especificamente.

Post errado

Suave :D

quanto ao dissipador é só você dar uma mexida nele se estiver frouxo você percebera

quanto a velocidade, se a sua placa-mãe é Asus pela bios ou pelo Asus al suite II você consegue controlar a velocidade do cooler de acordo com a temperatura do processador (temperatura X velocidade)ex: se a temp chegar a 38 você comfigura para o cooler rodar a 1600rpm. é um grafico bem simples que pode ser alterado como você bem entender, nao sei se tem outro programa parecido que faz isso

É uma ASUS P8B75 M LE.

Então não tinha como mudar a RPM especificamente, mas eu poderia aumentar o desempenho mínimo do cooler, só que fiquei na dúvida, e vou dar uma pesquisada sobre a melhor forma de fazê-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...