Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida sobre SSD


BARTH20

Posts recomendados

É o seguinte galera, eu to comprando um notebook ai to querendo comprar com um SSD de 128gb pro SO e outro HardDisk pros meus backups. Até ai então beleza. Ai pensei porque o HardDisk não pode ser um SSD HD?

No caso ele sendo SSD HD por exemplo "750GB - 7200RPM + 8GB SSD" ele vai usar esses 8gb como buffer? Pra carregar jogos instalados, arquivos, programas e etc? Entre C x B vale a pena comprar só o SSD com um HD normal? Ou com um SSD HD?

Pra piorar tudo, no brasil como tudo é CARO é melhor no final das contas só fica com o SSD HD?

Gostaria de alguém mais técnico que tivesse um conhecimento amplo pra tirar minhas dúvidas, acho que deu pra entender o que eu quero dizer, se falto alguma informação me pergunte.

GRATO!:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um problema, os notebooks costumam ter apenas um HD instalado, acredito que só tenha um slot SATA. Então não deve ter espaço para instalar um SSD e um HD normal.

Um HD híbrido pode ser a solução, se encontrar um modelo que caiba no compartimento.

Quanto à capacidade do SSD, acredito que o mínimo deva ser de pelo menos 240 GB, tenho um de 120 GB ´, juntamente com 2 HD SATA e acho pequeno, pelo tamanho atual dos jogos, além dos programas normais e do Sistema operacional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Henrique já li o artigo e não resolve.

PedraX é possível sim, pelo menos no site do Avell Titanium B154 D5HL tem essa opção de compra da uma olha pra vocês verem.

E voltando a minha dúvida:

O SSD com o S.O vai comunicar com o 8gb do hybrid melhorando a comunicação dos dois no tempo ocioso ou da na mesma com SSD e HD normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vamos pontuar:

1. HDs híbridos utilizam a memória para o cache (diferente do cache do disco em sí), que normalmente é gerenciada pelo SO...

2. Alguns notebooks (ultrabooks) atuais tem um ssd pequeno, normalmente chamado de ssd msata, para desempenhar esse papel intermediário... ele pode variar de 10 a 60gb e acera bastante o uso geral da máquina....

3. Já o ssd comum é pura memória... outro patamar, já que o sistema fica todo instalado nele, e não existe tempo perdido movendo arquivos para mover arquivos...

O ideal: comprar um SSD de 120 gb (ou mais) e utilizar um HD externo para gravar os aquivos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafasordi,

Entendo, o que eu quero saber é quando eu comprar o notebook vai vir 2 hd's internos a minha escolha no caso que eu to querendo um SSD e um Hybrid.

Sendo assim o SSD com o S.O. e mais alguns programas mais usados instalados nele, o Hybrid no caso de 750gb mais alguns programas instalados com menos uso porque não vai ter espaço sufiente no SSD e meus backups.

No tempo ocioso do HD Hybrid o S.O. vai entender como cache os 8gb do Hybrid aumentando a comunicação entre os 2 HD's "SSD e Hybrid" (porque como o S.O. está instalado no SSD ele que vai gerenciar o segundo HD Hybrid, certo?) ou vai ser um desperdício não tendo ganho com o HD podendo comprar apenas um HD comum para backup e instalações restantes?

Desculpe se o meu entendimento estiver errado.

Grato!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá amigo BARTH20,

É um pouco difícil responder porque depende muito como a empresa construiu o hd hibrido.

Pelo o que eu andei lendo, esses hds hibridos mais atuais, fazem o SSD funcionar como uma cache, as coisas que são mais acessadas são copiadas para o SSD tornando assim o acesso mais rápido aos arquivos.

Não sei dizer, mas acredito que apenas as coisas acessadas no hd hibrido vão para o SSD, pois pelo o que eu li esse sistema não depende mais do Sistema Operacional, me parece que o proprio hd tem um algoritmo que gerencia isso, o desempenho será melhor apenas nos acessos aos arquivos desse hd hibrido.

Eu posso estar enganado, pois não sei como a empresa planejou o hd, mas me parece que agora é tudo assim.

Se você quisesse um desempenho geral melhor do SO, então teria que ter um SSD separado só para funcionar como cache.

O meu notebook funciona assim, ele tem um ssd de 32gb separado de um hd de 1Tb, então tem um sistema da intel aqui que tranforma o SSD em cache, quando está ativado da uma diferença absurda de desempenho, abre bem mais rápido as coisas.

Não sei se respondi a pergunta, mas eu acredito que o SO não vai entender como cache, pois é o proprio hd que gerencia isso.

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

HD Hibrido não vale a pena..... pelo simples fato que esse espaço não pode ser gerenciado corretamente pelo S.O... A não ser que você pague uma diferença infima de preço, não vale a pena...

Eu tenho um notebook com seguinte config: ssd msata 128gb + HD mecânico de 500gb... essa é uma configuração ideal, mas além de caro esse msata não deve encaixar em qualquer notebook, já que não há espaço reservado para ele (e nem interface)...

No seu caso, se realmente você pode fazer essa escolha, opte por um SSD comum de pelo menos 128gb e um HD comum grande.... mas, por curiosidade, qual marca é esse notebook???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

http://avell.com.br/avell-titanium-b154-d8hl

Configuração

Intel Core i7 Ivy Bridge - 3740QM 2.7 GHz, 6MB Cache ( 3.7 GHZ com Max Turbo) (+R$195,00)

8 GB DDR3 (1600 MHZ) / ( 2x 4 GB)

750 GB - 7200 RPM

Suporte para HD ODD (Sem unidade ótica) + SSD 128 GB SATA III (Marca OCZ Vertex 4) (+R$418,00)

Nvidia GeForce GT 650M GPU com 2GB Video Dedicado

15.6" 16:9 (1920x1080) HD LED backlit

Atheros 802.11 B+G+N Wireless Lan (-R$10,00)

Sem Sistema Operacional

Licença Office 2010 Starter (Word e Excel)

3 Anos de Garantia (Peças e mão de obra) - Bateria: 1 ano

Artic Silver 5 thermal

Leitor de Impressão Digital

Entendi, seria essa config no caso fica assim o que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Fica legal...

Você poderia pegar até mesmo o HD de 1tb 5400... mais silencioso....

Maass, se você for instalar muitos jogos.... os 128gb do SSD vão ser poucos... e você terá que começar a instalar no HD.. ai o 7200 rpm vão fazer a diferença.... (nem tanto, dependendo do loading do jogo... )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...