Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como lidar com a estática na hora de tocar no hardware?


Nightwish

Posts recomendados

Quando vou desmonta o pc.. coloco ele em cima daquelas mesa de escritorio de madeira.. esta correto ?

2 - Apenas toco no chaci do gabinete sem aterramento.. e um professor de hardware disse que posso plugar a pulseira no chaci.. quer dizer que não adianta isso ?

3- Qt custa uma haste de cobre... tipo a janela do escritorio aqui em casa.. como a janela já vai dar no quintal.. eu coloco a haste la no cimento e passo pela parede ate chegar a mesa.. e plugo a pulseira nela ? ou junto com a haste posso passar um fio ? qts metros deve enterrar no chao ?

4 - na tomada comun não tem um 2 fio um positivo e outro negativo ? se por a pulseira no negativo não descarrega ?

desculpem se falei alguma bobagem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei assistindo aos comentários e acho que vou dar meu "pitaco"....

Na SONY eramos obrigados a utilizar esta pulseira que se chama lá de "testotorapu", a garra jacaré era conectada diretamente ao terra, assim como todos os equipamentos que utilizavamos.

Não só isso, mas era obrigatório a utilização de uma jaqueta anti-estática assim como um sapato próprio para isso.

A mesa de trabalho precisava ser de estrutura metálica e também aterrada e a superfície da mesa precisava estar coberta com uma borracha e esta também precisava ser fixada com cola e em uma das pontas ser conectada ao fio terra.

Sobre a pulsera, eu comprei a minha na SONY, e esta não pode ter nenhum tipo de resistência ou o mínimo possível. Abaixo seguem as fotos da pulseira e da minha mesa na SONY.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/pulseira-1.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/pulseira-2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/sony2.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://wellingtonuemura.sites.uol.com.br/disco_virtual/pc/sony3.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

No caso de computadores o caso é o mesmo, não adianta "encostar" no gabinete, janela de ferro ou coisa do tipo é necessário fazer a descarga através de um fio terra. Quem mora em casa ou apartamento, peça para o eletricista responsável puxar o fio terra para o seu computador ou local de trabalho. Em caso de dúvidas entre em contato com a sua distribuidora de energia e cite a norma NBR 5410

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@27 maio 2004, 23:33

Tá viajando muito Tabgal.

Já pensou, o cara vai ao encontro da namorada numa moto. Seu corpo carrega-se com estática devido ao vento. Encontra a gata e vai dar um beijo na boquinha dela...e ai, a gata morre eletrocultada ou ele desmaia com o choque...

Não, ela não vai morrer... Mas o dente é a parte mais sensível... Imagine o choque que alguém leva ao sair de um carro... agora imagine isso no dente (isto é, praticamente em cima do nervo)

Descargas estáticas não matam ninguém, mas pode deixar uma pessoa muito :######:

Se não acredita, faça o teste (mas não me responsabilizo por nenhum "acidente" que possa acontecer) hehee

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Descargas estáticas não matam ninguém, mas pode deixar uma pessoa muito  :######:

Eu já testei isso na prática :-D

Quando trabalhava no Japão, a minha mãe voltava do trabalho por uma rua escura junto com uma amiga e sempre tinha um tarado que corria atrás delas. No dia seguinte comprei aqueles aparelhos que dão choque, comprei a versão lite de 12.000 volts (a versão heavy era de 50.000 volts)

Quando caiu a noite, fiquei escondido no ponto aonde minha mãe disse que ele saia, minha mãe apareceu e logo depois o tarado saiu correndo, passei a rasteira nele e enfiei 12.000 volts atrás da nuca do cidadão, na mesma hora o cara vomitou branco e ficou tremendo no chão.

Chamamos a polícia e levaram o cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha rapaziada

Também tenho meus conhecimentos na área de eletricidade e eletrônica. Trabalho com instalações industriais em AT e BT e até já biscatiei em manutenção de equipamentos eletrônicos.

Não podemos nem pensar em comparar uma descarga da estática corporal com aquelas provocadas por aparelhos de proteção ou defesa pessoal. Tenho um desses e sei o que ele faz.

Se serve de referência, trabalho ocasionalmente com circuitos de até 500.000V e ainda mês que vem, deverei executar um obra de prevenção contra indução nesse nível de transmissão.

Também já trabalhei na Sharp do Brasil e acho que tenho algum conhecimento que me resguarda em muitos comentários que faço. Claro, às vezes até comentamos algo errado. Ninguém é perfeito!

Quanto ao choque ao sair de um carro. De que tá falando?!

Ora, como não adianta encostar as mãos no gabinete aterrado?! É uma medida que ajuda e que quando se fala isto, espera-se que as pessoas saibam que não é a solução ideal... Aqui no forum tem muitos colegas que não sabem o que realmente é um aterramento bom! Vejam por exemplo, os que perguntam se enfiar um prego na parede resolve o problema de aterramento! Para estes, precisamos ser bem claros e entender sua ignorância e, se possível, ajudá-los a entenderem um mínimo desse assunto.

Não tô querendo com isso, desfazer ou me fazer de dono da verdade e isto, espero que compreendam, para que possamos discutir o assunto de forma coerente e com algum proveito.

Continuo depois... :-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@29 maio 2004, 20:12

Quanto ao choque ao sair de um carro. De que tá falando?!

Sabe quando você sai do carro, vai fechar a porta e leva um choque? Pois então...

Ninguém está desmerecendo seus conhecimentos MEIRANETO. Só estamos contando causos...

Você está certo em dizer que não dá pra comparar o choque de um aparelinho de dar choque com uma descarga de estática. O japonês tarado que o diga (huhauaha)

O que eu quis dizer é que uma descarga de estática simples (como essa do carro), normalmente causa um leve desconforto, mas se a descarga ocorrer através do dente de uma pessoa, vai doer muito mais, só isso...

Pensei que o pessoal já tinha ouvido falar que descarregar pelo dente doia bastante, mas pelo jeito ninguém conhecia...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tá mas tentem solucionar meu problema

1) Meu apartamento é antigo, não tem nenhuma tomada com aterramento, como faço com a estática?

2) Não possuem grades, nada de metal que eu possa encostar...

3) O piso é de parquê...

4) Como vou montar um aterramento, se o prédio já foi construído, e em nenhum apartamento possui terra?

5) Por causa de não possuir terra na fiação, acho que é por isso que o microondas dá pequenos choques...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nightwish, você deverá soldar um pino banana em um fio primeiro, de preferência um fio de boa flexibilidade, um cabo de 1mm2 serve. O pino banana é este:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/pino.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Você acha em uma loja de eletrônica este pino. Depois solde um dos terminais do resistor de 1 mega ohm no fio.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/resistor.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois solde outro pedaço de fio no outro terminal do resistor. A ligação ficará assim:

o ---- é o fio que soldou

pino banana-------resistor-------------contato da pulseira

o contato da pulseira é que acho mais complicado de fazer devido não ter disponível para você compra-lo. Tem que ser uma fita elástica, com um contato de metal em forma de placa. O Welington citou que a que ele usava no Japão não tinha resistência, o ideal é isso mesmo, porque qualquer acumulo mínimo de carga de baixa tensão vai se escoar mais facilmente sem o resistor. Eu uso uma pulseira da 3M que tem este resistor de 1 mega. Acho que eles colocaram por motivos de segurança este resistor. Tem uma foto da pulseira para você ver:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/pulseira.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

poste aí para qualquer dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o galera.. olha meu topico ai.. to perididão...

qts metro de haste de cobre devo enterrar ?

posso compra haste de 1 m. aterra.. e na ponta dela colocar um fio e passa-lo ate a mesa do escritorio... e ligar a pulseira nela ?

so quero um aterramento simples para ligar a pulseira anti-estatica....

Aquele fio terra da fonte.. o fio preto.. não da pra liga a pulseira nele não ?

tipo pego uma fonte velha e ponho na tomada e desencapo o fio preto e ponho a pulseira... :tantan:

o fio terra fica sujo.. ou da pra usar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por alexandrep17'@30 maio 2004, 09:25

o galera.. olha meu topico ai.. to perididão...

qts metro de haste de cobre devo enterrar ?

posso compra haste de 1 m. aterra.. e na ponta dela colocar um fio e passa-lo ate a mesa do escritorio... e ligar a pulseira nela ?

http://www.eletrica.ufsj.edu.br/pub/aterra...Aterramento.pdf

-Aterramento%20de%20torres.pdf'>http://www.eletrica.ufsj.edu.br/pub/aterra...de%20torres.pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por MEIRANETO@30 maio 2004, 02:03

Vamos tentar:

1-use alguma torneira metálica(tocar com as mãos);

2-?

3-nem sei que é isso  :D

4-poderia usar a encanação de água mas não recomendo...(isso se for metálica)

5-com certeza.

Em último caso, use o terra eletrônico...talvez seja a melhor saida.

tem ideia de quanto custa o terra eletrônico??

parquê é um tipo de piso de madeira, tem a foto para mostrar melhor

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www2.uol.com.br/viverbem/reportagens/imagens/104_madeira_03.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Opa!!! estava vendo esse fórum, e quase me parti de dar risada com a história do japoneis tarado :D kkkkkkk !!! Gente agora falando sério, a dica do coléga de desrregar no próprio chassis do gabinete (este estando aterrado, lógico...) é válida, agora pra quem mora em apartamento, ao menos pra descarregar a estática pra mexer no hardware uma maneira é tocar em uma torneira metálica (cuidado, porque se você acumula muita estática vai ser um susto a cada descarga :D ) isso deve-se repetir de vez em quando (já que a pulseira é uma proteção contínua que descarrega a estática assim que ela é formada) outra forma, é você localizar o neutro da tomada (110 porque 220 são duas fases) e descarregar por ai, vejam bem que eu não estou dizendo que é pra usar o neutro como aterramento pro micro (embora certos eletrecistas tenha esse péssimo habito) mas sim como uma alternativa pra você escoar sua estática de vez em quando, ou até mesmo ligar a pulseira anti-estática (nesse caso o resistor poderia servir como proteção em caso de algum acidente na rede que energize o neutro), além disso grandes massas metalicas podem servir como aterramento temporário também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A pulseira vende pronta cara.

Ah alguém me ajude aqui, é perigoso usar o pc se minha tomada não tem esse aterramento? Acho que a minoria das casas tem isso ora. Aliás, meu estabilizador (que já é velho) a mais tempo deu problema no fio e eu troquei por um comum de 2 pinos, ou seja, o aterramento do pc só vai até o estabilizador mesmo. E aí é perigoso usar assim? Tô usando aqui um pentium2 sem problemas, quando eu ligar um Athlon XP (daqui uns dias) aumenta o risco?

O que eu faço?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu conhecia de estabilizadores e pelo que eu venho lendo, eles não passam de aparelhos que não deixam a tensão variar, alguns tem outras funções como filtros de linha etc.

É muito perigoso utilizar o PC sem fio terra, e a maioria dos estabilizadores precisam deste fio terra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por wellingtonuemura@30 maio 2004, 16:15

Pelo que eu conhecia de estabilizadores e pelo que eu venho lendo, eles não passam de aparelhos que não deixam a tensão variar, alguns tem outras funções como filtros de linha etc.

É muito perigoso utilizar o PC sem fio terra, e a maioria dos estabilizadores precisam deste fio terra.

eu não diria perigoso, mas arriscado... é uma proteção a +, estando o micro aterrado, os circuitos dentro do gabinete vão estar mais protegidos contra distúrbios e ruidos eletromagneticos diversos, e outros problemas com estática sem falar na proteção eletrica em caso de curto...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por fredxyz@31 maio 2004, 12:50

Como eu faço pra aterrar meu pc? A tomada aqui de casa não tem 3 pinos.

Obs. Moro em casa, não é apartamento.

Abraços!

Converse com um eletricista para mais informações.

Não gastei nem R$60,00 (fora materiais) para fazer o aterramento, eu moro em apartamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Cassiano BH@30 maio 2004, 08:32

Nightwish, você deverá soldar um pino banana em um fio primeiro, de preferência um fio de boa flexibilidade, um cabo de 1mm2 serve. O pino banana é este:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/pino.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' />

Você acha em uma loja de eletrônica este pino. Depois solde um dos terminais do  resistor de 1 mega ohm no fio.

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/resistor.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

Depois solde outro pedaço de fio no outro terminal do resistor. A ligação ficará assim:

o ---- é o fio que soldou                 

pino banana-------resistor-------------contato da pulseira

o contato da pulseira é que acho mais complicado de fazer devido não ter disponível para você compra-lo. Tem que ser uma fita elástica, com um contato de metal  em forma de placa. O Welington citou que a que ele usava no Japão não tinha resistência, o ideal é isso mesmo, porque qualquer acumulo mínimo de carga de baixa tensão vai se escoar mais facilmente sem o resistor. Eu uso uma pulseira da 3M que tem este resistor de 1  mega. Acho que eles colocaram por motivos de segurança este resistor. Tem uma foto da pulseira para você ver:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://img63.photobucket.com/albums/v191/cassiano/pulseira.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

poste aí para qualquer dúvida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera prestem bem atenção, não sou eletricista nem nada mais quando fui instalar meu PC contratei um cara profissional mesmo, q mandava tudo de eletrônica, e eletricidade, ele me deu todas explicaçoes possíveis sobre aterramento especialmente de computador, Muita atenção agora heim, não INTERESSA, quantas hastes, fios terras, ou q posição ele está ou onde ele está enterrado ou enfiado, o haste terra(chamado de neutro) não tem esse nome por acaso, ele tem q ser o ponto neutro da corrente ou seja o eletricista tem q medir s o terra está dando 0, ou seja se ele está neutralizando a corrente da tomada onde você vai ligar o PC, por exemplo aqui em casa por causa da variação de tensão teve q colocar três hastes terra de 2,4 m cada, em triângulo para conseguir equilibrar a tensão, o q eu quero dizer q a melhor saída e chamar uma pessoa especializada com equipamento adequado q possa te orientar como fazer o aterramento, você pode perder a garantia do PC, se usá-lo sem o terra, eu mesmo quando meu HD queimou o cara da loja veio em minha casa olhar se eu tinha a instação correta e se usava estabilizador(mas esse é só "p dizer" mesmo porque o cara da loja me disse q o melhor mesmo era um Nobreak, q acabei comprando) mas o aterramento estava ótimo,

agora lembrem-se tambén de consultar dois ou mais profissionais não faça o serviço no primeiro pois pode sair mais caro depois!

Espero ter ajudado, e deixar bem claro q não estou querendo ser o dono da verdade pois tirando Computação Gráfica,q é com q trabalho, sou meio leigo, mas estou passando uma experiência própria e tudo o q o Eletricista me passou, acompanhei tudo de perto e sempre fazendo perguntas p ele :joia:

Aceito réplicas numa boa OK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por andredasilva@31 maio 2004, 17:25

e quanto a limpar peças com pincel, não dá problema também?

Depende da peça....

Se for placa e alguns tipos de conectores não, algusn conectores mais delicados usados em Playstation 2 (cabo flat) aqueles se você limpar com pincél e jogar poeira dentro deles, pode haver mal contato e ocorrer problemas que podem ser fácilmente resolvidos.

Com um tecido fino e álcool isopropílico, feche o conector e puxe o tecido delicadamente, isso limpará os finos contatos sem danificá-lo.

Agora partes delicadas como leitores de CD/DVD nunca deve ser limpas com pincél, assim como cabeçotes de qualquer tipo pelo fato de poder enrroscar ou danificar a peça.

Dependendo da placa, ela pode ser imersa em uma bacia com álcool isopropílico, na SONY quando aparecia câmeras que o cliente derrubou "coisas" na mesma, a recomendação era dar perda total, mas em casos muito especiais principalmente aqueles que o cliente pega o lojista pelo pescoço, nós imergiamos a placa com "coisa" derramada na bacia com álcool isopropílico por um dia.

Os modelos das placas eram recentes, ou seja, tinha BIOS, EEPROM na filmadora, mas me explicaram que álcool isoproílico não é condutor como a água. Depois deste tempo, e das outras partes trocadas a câmera funcionava perfeitamente.

Os casos mais comuns que peguei foram café com leite, chá e refrigerante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...