Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvida - Comprar novo HD


PPP

Posts recomendados

Olá pessoal, venho novamente ao fórum, para humildemente, sanar minhas dúvidas, então, vamos lá: :P

Depois que montei minha nova configuração (assinatura) o único componente que me falta trocar é o HD. ;)

Esse Samsung HD322Hj - de 320 GB - muito me serviu. Comprei ele em 2009 e ele está perfeito, sem nenhum bad-block, ou warning no S.M.A.R.T. :D

Mas agora quero comprar um HD novo, justamente pela maior capacidade de armazenamento, mas também quero saber o que vai mudar no meu desempenho?? :confused:

Bom, olhando as especificações do meu hd320hj - http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16822152096

SATA 3.0Gb/s

7200 RPM

Cache: 16MB

Average Seek Time: 8.9ms

Average Latency: 4.17ms

E Olhando as especificações do Disco que quero comprar - https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=15194&Promocao=hd_western_digital_wd10ears_1tb_sata_iii_7200_rpm_64mb_buffer_green_power_western_digital

Interface: SATA III

7200 RPM

Taxa de Transferência: 3Gb/s

Tempo médido de busca: 8.9ms

** Buffer: 64MB **

Notem que a velocidade média de busca é a mesma nos dois HD's... :huh:

Gostaria de saber o que muda caso eu trocar o HD. A velocidade do meu sistema aumenta?

Os loadings dos jogos melhoram??

Ganho mais FPS??

A velocidade de comunicação do SATA II para o SATA III é relevantemente maior?? :confused:

o HD é o único que está com 5.9 no windows 7, ou ostros componentes estão acima de 7,2.

Eu acho que os HD's pararam no tempo. Seria hora de eu gastar com um SSD??? :confused:

Muito obrigado e bom dia desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A única coisa que vai mudar,é que voce vai ter mais espaço para armazenar arquivos,velocidade não muda,a não ser que voce ponha um SSD,ai muda da aguá pro vinho,tente comprar um ssd de 120GB para o sitema operacional e programas. Dá uma olhada nesses: Crucial M4,Sandisk Extreme,Plextor M5S,Samsung 830 e o Kingston HyperX 3K

http://forum.clubedohardware.com.br/guia-compra-comprando/761096

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas eu não vou ter nenhuma diferença de desempenho do SATA II para o SATA III??

Mesmo notando que os Primeiros HDs de 1TB SATA II Tinham a taxa de transferência menor?

Eu lí o Tópico sobre SSDs e Então presumi: Será que se eu comprar outro pente com mais 4 GB de RAM, ficando assim com 8 GB Dual Channel, eu poderia desativar o arquivo de paginação do HD, aumentandoo desempenho dos jogo e aplicativos??

Se alguém puder dar mais opiniões por favor, é que eu gostaria de comprar as peças amanhã. Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo PPP tenho alguns pontos a lhe esclarecer:

Primeiro sobre este HD que você mencionou do balao, um western digital green, saiba que a linha green é voltada para economia de energia, se o negócio é desempenho recomendo que pense em outro modelo.

Segundo que você está certo sobre os HDs terem parado no tempo, pelo menos em relação a rotação de 7200RPM, o que muda de um HD para o outro é a densidade do prato. Veja que o seu HD322HJ tem 320GB usando 1 prato e 2 cabeças, portanto a sua densidade é de 160GB em cada face do prato. se você observar o modelo Seagate ST1000DM003, que é o HD mais potente que eu conheço, ele tem 1TB em 1 prato e 2 cabeças, fazendo uma densidade de 500GB em cada face. Se você considerar que os 2 HDs giram na mesma velocidade, a cabeça do Seagate poderá ler mais de 3 vezes mais setores em cada rotação, ou seja, 3 vezes mais rápido !

Bem... 3 vezes mais rápido em leituras sequenciais... ou seja, um setor atrás do outro, porque setores aleatorios infelizmente nada muda, já que o tempo que o HD precisa para alinhar a rotação com os setores é o mesmo, pois o RPM é o mesmo. nesse caso, setores aleatórios, como o amigo marcelogon bem disse, somente um SSD para resolver, e muda mesmo da agua para o vinho. Esse é o motivo do HD sempre receber 5.9 no score do windows.

Resumindo, arquivos grandes a diferença é mesmo gritante, muito maior, load de games em busca aleatoria provavelmente não haverá mesmo diferença. FPS nada tem a ver com o HD.

Terceiro sobre o SATA III. Veja que mesmo este HD super rápido em leitura sequencial, que é o seu forte, atinge nos meus benchmarks algo em torno de 180~190MB/s. Considerando que o SATA II vai até 300MB/s, vemos que os HDs sequer estão perto do limite ainda, logo o SATA III não vai adicionar nada. No maximo você ganha com um controlador do HD superdimensionado, alguns % a mais na transferencia, porém não há evidencia direta de uma melhora expressiva. Somente os SSDs no momento conseguem fazer o SATA III fazer diferença.

Quarto e ultimo sobre o arquivo de paginação do Windows. Esse arquivo é um registro do sistema sobre o que está em uso na memória e é impossivel desativar isso. O que você pode fazer é ajustar manualmente o tamanho do arquivo de paginação para que ele fique no exato tamanho da memoria fisica, ou memoria RAM, e evite reservar espaço em disco para a memoria virtual. Obviamente eu não recomendaria você fazer isso pois você corre o risco de ter programas travados por falta de memoria.

Eu pessoalmente não uso ainda os SSDs pois me agrada mais a ideia de um dispositivo apenas de armazenamento e infelizmente os SSDs de grande capacidade custam ainda mais que o resto da maquina, portanto me contento com HDs de alta performance.

Claro que devemos estar cientes que SSDs são o inevitavel futuro e os HDs estão com seus dias contados, assim que os SSDs forem custo/beneficos para substitui-los definitivamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, clpods, conseguiu me tirar boas dúvidas!

Mesmo eu querendo velocidade, eu não posso optar por uma SSD no momento, visto que ainda estão muito caros para a capacidade que tem à oferecer. Gostei das dicas do colega Marcelogon, Obrigado!

Mas eis que me surge outra dúvida:

Eu estou querendo um HD de 500 GB à 1 TB, pois o de 320 está pedindo arrego :D

Quais destas unidades seria a melhor opção, avaliando a velocidade, capacidade e preço?

-Seagate Barracuda 500GB 16MB Cache Hard Drive SATA 6GB/s 8.5ms 7200RPM :

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=36241

-Western Digital 500GB Caviar Blue, Interface SATA, Rotação 7200RPM, Cachê 16MB - Modelo WD5000AAKX-003CAO:

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=43469&Promocao=hd_western_digital_500gb_caviar_blue__interface_sata__rota%C3%A7%C3%A3o_7200rpm__cach%C3%AA_16mb___modelo_wd5000aakx_003cao_western_digital

- Seagate (ST31000524AS), Capacidade 1TB, SATA 3, Velocidade 7200rpm, Cache 32MB :

https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=25824&Promocao=hd_seagate__st31000524as___capacidade_1tb__sata_3__velocidade_7200rpm__cache_32mb_seagate

O útimo parece bem legal, mas está caro, pois acabei com meu orçamento, montando o i5 :P - Mas eu poderia fazer um esforço e comprá-lo...

O que acham?

PS: Não achei o Seagate ST1000DM003...

Essa SSD Corsair está relativamente barata.. https://www.balaodainformatica.com.br/site/index.asp?prod_id=45872&Promocao=unidade_ssd_corsair_accelerator_seriest_60gb_solid_state_cache_drive_cssd_c60gb_corsair

Será que valeria à pena comprá-la mais pra frente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom também,só que os caras viajaram legal no anuncio,puseram que ele é interface usb 3.0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É bom também,só que os caras viajaram legal no anuncio,puseram que ele é interface usb 3.0

AHEUHAUEHAUHEUAH Também notei isso. Eu li em um anúncio, que esse HD também é "green Power" mas ele oferece velocidades muito boas.

Mas creio que os melhores HDs, são os de 400 dilma pra cima...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

AHEUHAUEHAUHEUAH Também notei isso. Eu li em um anúncio, que esse HD também é "green Power" mas ele oferece velocidades muito boas.

Mas creio que os melhores HDs, são os de 400 dilma pra cima...

Na verdade,é como te falei em hds comuns,voce não chega a notar diferença de um pro outro,voce só vê diferença em testes de benchmark,mais na pratica é tudo a mesma coisa,eu quando compro escolho o mais barato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não encontrou o Seagate ST1000DM003 ? Pois tem muitas ofertas no Mercado Livre.

Eu comprei um no começo do ano e me surpreendí com a velocidade dele: 180 mb/s, é mais rápido na transferência de leitura de dados dos outros 2 que eu tenho: um WD black caviar de 750Gb( 7.200rpm 64 Mb cache) e do Seagate 320 (7.200 rpm 32 mb cache).

Quanto ao SATA 3 não fará muita diferença mesmo em discos convencionais. O que faz diferença e muita é montar corretamente com AHCI no setup da BIOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce que sabe, pois como é sabido, fazer o RAID 0 aumenta a taxa de transferencia de dados, mas a confiabilidade baixa muito, pois qualquer problema fará perder todos os dados e só deve ser usado em PC de games. E o custo sobe muito se a placa mãe não tiver o RAID físico implantado, tem que comprar uma placa especializada para fazer. O RAID por software é muito lento e não vale a pena.

Só para mostrar os resultados dos meus HD's e lembrando que minha placa mãe é SATA2 ( o que limita meu SSD )

http://img201.imageshack.us/img201/835/ssd120.gif

http://img802.imageshack.us/img802/5519/st1000.gif

ssd120.gif

st1000.gif

http://imageshack.us/photo/my-images/507/wd750.gif/

http://imageshack.us/photo/my-images/442/st320.gif/

Notem a diferença que o cache deve fazer na velocidade de leitura do HD, comparando o ST320 ( com 16 Mb de cache) com os de 64 Mb de cache ( o WD750 e o ST1000)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente, minha Placa mãe não Suporta RAID 0, então estou pensando memo em comprar o ST1000DM003.

Se eu não achar em loja física, eu compro no ML, ou compro o WD de 1 TB com Cache de 64 mb.

Muito obrigado gente, tirei muitas dúvidas sobre Discos Rígidos e SSD!

Espero que esse Tópico possa ajudar mais pessoas!

Grato pela atenção! (Modera, pode fechar! :D )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fazendo muita pesquisa, acabei comprando o WDC Green mesmo.

Os FPS dos meus jogos travaram, o problema era mesmo no outro HD, ou ele era meio lento mesmo, ou isso era desgaste mecânico.

O HD de 1 TB Green da WD é muito bom! Recomendo, a Taxa de transferência é bem alta sim, mesmo sendo Green, ele tem desempenho!

Obrigado à todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...