Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
Paulin Zavam

Como subir um servidor automaticamente se o outro cair?

Recommended Posts

Bom dia Pessoal estou montando um servidor apache tomcat com postgres.

Estará rodando um serviço essencial que não pode parar.

Então eu queria montar dois servidores se um cair o outro entra automaticamente, ou então os dois trabalhando em conjunto se um cair o outro segura as pontas sozinho

Então que queria saber qual e o nome dessas tecnologias para q eu possa estudar.

Como funciona?

E indicações de software e material

Obrigado galera

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Você deve estar querendo fazer um espelhamento de servidores.

Existem aplicações do SO (Sistema Operacional) que fazem isso. No caso toda a máquina será espelhada todos os aplicativos, porém é necessário que os servidores tenham as mesmas peças.

Você ainda pode fazer isso direto pelo BD (Banco de Dados), neste caso a aplicação SGBD deverá ter essa funcionalidade.

Como trabalho com o Oracle sei que tem uma versão paga que vem pronta para este tipo de situação.

Também na versão mais simples você pode criar um servidor de Standby, onde a cada intervalo de tempo definido por você, você enviar o "Archive"(operações realizadas) para o outro servidor e ele restaura essa informação, entretanto é necessário iniciar manualmente quando o servidor principal cai.

Este serviço de espelhamento sai muito caro, geralmente gira em torno de 100 mil reais tanto para aplicações do SO quanto para o BD (licença paga).

A não ser que a parada destes serviços cause um prejuízo que seja perto destes valores não recomendo optar por estes serviços.

Para garantia de disco e não perder os dados um RAID seria suficiente e para falta de energia um nobreak resolveria ou até um gerador.

Também pode optar por uma solução na nuvem (Cloud) para reduzir o custo.

Se tiver interesse em ver também você pode pesquisar por Cluster, onde os servidores trabalham em conjunto para melhorar o desempenho.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×