Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como subir um servidor automaticamente se o outro cair?


Paulin Zavam

Posts recomendados

Bom dia Pessoal estou montando um servidor apache tomcat com postgres.

Estará rodando um serviço essencial que não pode parar.

Então eu queria montar dois servidores se um cair o outro entra automaticamente, ou então os dois trabalhando em conjunto se um cair o outro segura as pontas sozinho

Então que queria saber qual e o nome dessas tecnologias para q eu possa estudar.

Como funciona?

E indicações de software e material

Obrigado galera

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Você deve estar querendo fazer um espelhamento de servidores.

Existem aplicações do SO (Sistema Operacional) que fazem isso. No caso toda a máquina será espelhada todos os aplicativos, porém é necessário que os servidores tenham as mesmas peças.

Você ainda pode fazer isso direto pelo BD (Banco de Dados), neste caso a aplicação SGBD deverá ter essa funcionalidade.

Como trabalho com o Oracle sei que tem uma versão paga que vem pronta para este tipo de situação.

Também na versão mais simples você pode criar um servidor de Standby, onde a cada intervalo de tempo definido por você, você enviar o "Archive"(operações realizadas) para o outro servidor e ele restaura essa informação, entretanto é necessário iniciar manualmente quando o servidor principal cai.

Este serviço de espelhamento sai muito caro, geralmente gira em torno de 100 mil reais tanto para aplicações do SO quanto para o BD (licença paga).

A não ser que a parada destes serviços cause um prejuízo que seja perto destes valores não recomendo optar por estes serviços.

Para garantia de disco e não perder os dados um RAID seria suficiente e para falta de energia um nobreak resolveria ou até um gerador.

Também pode optar por uma solução na nuvem (Cloud) para reduzir o custo.

Se tiver interesse em ver também você pode pesquisar por Cluster, onde os servidores trabalham em conjunto para melhorar o desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...