Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
    • DiF

      Poste seus códigos corretamente!   21-05-2016

      Prezados membros do Fórum do Clube do Hardware, O Fórum oferece um recurso chamado CODE, onde o ícone no painel do editor é  <>     O uso deste recurso é  imprescindível para uma melhor leitura, manter a organização, diferenciar de texto comum e principalmente evitar que os compiladores e IDEs acusem erro ao colar um código copiado daqui. Portanto convido-lhes para ler as instruções de como usar este recurso CODE neste tópico:  
Entre para seguir isso  
claudio.g.chepa

Dúvida básica sobre C.

Recommended Posts

Boa tarde pessoal. Tenho uma dúvida básica sobre C e gostaria de saber se podem me ajudar a entender.

Não consigo entender porque o código abaixo funciona corretamente. Estes dois arquivos estão na mesma pasta, mas notem que não há nenhum arquivo "lista.h", nem um #include"lista.h" no arquivo "main.c".

Achei que era necessário criar um .h e incluir ele no arquivo main ou em outros arquivos que fossem usar aquela biblioteca.

//arquivo lista.c
#include<stdio.h>

void mostra(int i)
{
printf("O numero é: %d.\n",i);
}

//arquivo main.c
int main()
{
mostra(6);

return 0;
}

Obrigado.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
 
Não precisa não, usei o gcc para compilar no linux e rodou normal, digitei:


gcc -o main main.c lista.c

Pois é, cara, também uso linux e compilei com o gcc, é que isso está me confundindo a cabeça. Agora não sei mais até que ponto não é preciso mais incluir as bibliotecas que crio, tipo lista.h. É que me preocupo com essas coisas de boas práticas de programação e confesso que isso me deixou confuso, ainda mais por ser meio novo em progrmamação.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

É importante ter um header, é uma boa prática de programação

por exemplo ao chamar uma função não declarada acima da linha atual(por que o compilador lê linha por lina, ele é muito burro)


//arquivo.c

void funcao1()
{
...
funcao2(); //erro função não foi declarada
}

void funcao2()
{
...
funcao3(); //erro função não foi declarada
}

void funcao3(){}

Você viu que por ser linear o compilador não sabe que existe uma função com o mesmo nome implementada no resto do código, sua salvação em um header, arquivo de cabeçalhos de funções, ou seja você declara um esboço da função que implementará futuramente e o compilador entenderá que função chamar;

Ao acrescentar


//arquivo.h

void funcao1();

void funcao2();

void funcao3();

Você fará o compilador pensar assim:


//arquivo.c

void funcao1()
{
...
funcao2(); //essa função foi declarada no header arquivo.h esperar ser implementada
}

void funcao2()
{
...
funcao3(); //essa função foi declarada no header arquivo.h esperar ser implementada
}

void funcao3(){}

Editado por Dani0liveira
Fins didáticos

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Entre para seguir isso  





Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×