Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD pifou, culpa da queda de energia?


Pearson

Posts recomendados

Olá pessoal,

eu possuo um SSD Corsair Force GT de 90GB. Nesse fim de semana houve uma queda de energia elétrica na minha residência. Quando ela foi restabelecida meu PC não dava mais boot, e percebi que a BIOS não reconhece mais o SSD.

A pergunta é, será que o SSD pifou mesmo? Já tentei trocar de porta na placa mãe (para uma na qual outro HD funciona) e troquei o cabo da fonte de energia, nenhum resultado. Também tentei fazer o tal power cycle, ou seja, deixar o SSD ligado sem o cabo sata por um tempo, desligar o PC e repetir algumas vezes. Também sem resultado.

Mas como eu preciso urgente de um novo SSD, já comprei um novo. Portanto a pergunta mais importante que eu faço é: o que exatamente provocou o problema? Meu PC infelizmente está conectado em um nobreak velho, cuja bateria já não segura mais nada. Isto dito, vejo duas possibilidades para ter ocorrido o problema: 1) houve um pico de energia durante a queda que não foi filtrado pelo nobreak, e de alguma forma chegou no SSD. 2) O simples fato de acabar a energia subitamente.

Com esse SSD novo que comprei estou na dúvida se compro um filtro de linha ou um nobreak, pois fico com medo de comprar um filtro de linha e uma nova queda de energia dar defeito no SSD novo.

Desde já agradeço qualquer resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce deve nos fornecer o nome do fabricante do fonte e o modelo do fonte instalado. Agora, o nobreake, se não tem mais função, pode ter mesmo ter dado o pico de tensão no PC, e se o fonte não tinha as proteções deve ter passado a sobrecarga. Coloque um bom filtro de linha por enquanto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta, minha fonte é uma Corsair vx550W.

Acredito que os 550W são suficientes para suprir meu PC, que em resumo possui:

Processador Phenom X4

2 pentes de memoria 4GB

VGA Radeon HD 5850

2 HDs 1TB + 1 SSD 90GB

Aliás, não sei se esse tópico é mais indicado para o fórum de Fontes e Energia. Caso seja eu abro um novo por lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hummm. E o nobreake tinha qual potencia (em KVA)? Desconfio que o peripaque tenha sido exatamente devido à falta de potencia que o nobreaque deveria entregar e não conseguiu.

É, eu estava vendo isso ontem. O nobreak tem 700 VA. Deve ter sido ele mesmo né?

Vou comprar um filtro da Clamper recomendado pelo mestre Faller. A dúvida que eu tenho é: é possível um SSD dar problema devido a queda de energia elétrica, mesmo que ela esteja sendo filrada?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, olhando alguns posts antigos ele deve entregar apenas a metade da potencia, ou seja, 375 W, insuficientes para a potencia principalmente em picos de retorno.

O circuito dos SSD devem ser mais frágeis pois consomem bem menos energia. Curioso ter dado problema nele e não no restante do PC, o que prova que a placa mãe segurou o tranco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, olhando alguns posts antigos ele deve entregar apenas a metade da potencia, ou seja, 375 W, insuficientes para a potencia principalmente em picos de retorno.

O circuito dos SSD devem ser mais frágeis pois consomem bem menos energia. Curioso ter dado problema nele e não no restante do PC, o que prova que a placa mãe segurou o tranco.

Isso é outra dúvida. Nenhum outro componente do PC deu problema. Será que SSDs são tão frágeis assim?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é pela baixa corrente, não tem nenhuma parte mecanica. Acredito que se voce tivesse um bom filtro de linha não teria acontecido nada, pois já no fonte tem muitas proteções ( seu fonte é dos bons ) . Ao passar pelo nobrekes deve ter induzido uma sobrecarga. Eu mesmo tinha um nobreake de 600 KVA, mas quando troquei um core2duo 6250 e uma placa GT8600 por um quadcore 9500 e uma GTS250 ele começou a dar pico de força e reiniciar, aí joguei fora esse nobreake.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um nobreak da APC de 600VA recomendado pelo _rau_ que possui ótimo conjunto de filtragem tanto de entrada quanto de saída.

eu estava de olho na versao de 1000VA desse nobreak. O problema e que por causa da altura ele nao cabe no compartimento da minha mesa. então estou nessa duvida se compro um outro nobreak ou compro um filtro de linha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação importante é que possa ter sido culpa da fonte a queima do seu SSD. Como não sei quando você comprou essa fonte, mas essa linha da Corsair parou de ser fabricada a 2 anos atrás e especula-se que a maioria dos exemplares hoje em dia a venda são produtos recondicionados do Paraguai, pois os estoques delas já deveriam ter se esgotado a muito tempo atrás e a maioria delas da problema depois de 3~4 meses de uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma informação importante é que possa ter sido culpa da fonte a queima do seu SSD. Como não sei quando você comprou essa fonte, mas essa linha da Corsair parou de ser fabricada a 2 anos atrás e especula-se que a maioria dos exemplares hoje em dia a venda são produtos recondicionados do Paraguai, pois os estoques delas já deveriam ter se esgotado a muito tempo atrás e a maioria delas da problema depois de 3~4 meses de uso.

Acho que faz mais de 2 anos que tenho essa fonte. Nao sei se foi ela a culpada.

Acho que para sanar minhas duvidas, eu preciso saber o seguinte: Existem muitos casos de SSDs que pararam de funcionar por causa de queda de energia eletrica?

Ou seja, sem considerar o pico de energia que geralmente ocorre na queda, o simples fato de haver um desligamento subito pode fazer com que o SSD "se perca", de forma a nao conseguir mais ligar?

Caso essa ultima afirmacao seja verdadeira, a unica forma de evitar um novo problema com o SSD seria com um nobreak. Ja se o problema for picos de energia, então um filtro de linha resolveria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que faz mais de 2 anos que tenho essa fonte. Nao sei se foi ela a culpada.

Acho que para sanar minhas duvidas, eu preciso saber o seguinte: Existem muitos casos de SSDs que pararam de funcionar por causa de queda de energia eletrica?

Ou seja, sem considerar o pico de energia que geralmente ocorre na queda, o simples fato de haver um desligamento subito pode fazer com que o SSD "se perca", de forma a nao conseguir mais ligar?

Caso essa ultima afirmacao seja verdadeira, a unica forma de evitar um novo problema com o SSD seria com um nobreak. Ja se o problema for picos de energia, então um filtro de linha resolveria.

Você pode medir a tensão do cabo do SSD, com um multímetro para saber se a tensão não esta variando muito. O SSD também pode ter estragado por possuir origens duvidosas e o fato da queda de luz foi apenas uma coincidência e há também a possibilidade do mesmo ter vindo de fábrica com problemas. Como também há a possibilidade de ter queimado pela queda de luz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nobreak tem que vir acompanhado de um eficiente filtro se não acontecem casos como o seu como já li antes em outro fórum.

Lembro de alguém em outro fórum que revelou que sempre tinha alguma peça queimada quando usava um nobreak simples da SMS. Quando passou a usar um bom filtro de linha a queima das peças acabou.

O meu nobreak deixei no chão ( piso de cerâmica ), ao lado da mesa do computador e distante de qualquer material inflamável (já li caso de nobreak novo SMS pegar fogo).

O pessoal especializado aqui no fórum só indica nobreak senoidal de dupla conversão que são mais caros ou então um bom filtro de linha dos recomendados (Clamper Multiproteção com contador de surtos, UPSAI 1200-FHT, Clone F8 Plus e SMS Clean Energy ).

Só tem uma coisa chata, ao invés de teu PC ou algo dentro dele queimar, quem corre o risco é o filtro de linha como já teve casos aqui no fórum. O ideal é, quando se formarem nuvens de tempestades, desligar todos os equipamentos elétricos das tomadas.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso um nobreak da APC de 600VA recomendado pelo _rau_ que possui ótimo conjunto de filtragem tanto de entrada quanto de saída.

Esteja consciente que mesmo sendo um no-breake de boa qualidade ele não entregará muito mais que 300W na saída. Portanto fique de olho na demanda de seu PC, lembrando que sempre haverá um percentual de perda na eficiencia de pelo menos 20% ( isso para os bons fontes)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esteja consciente que mesmo sendo um no-breake de boa qualidade ele não entregará muito mais que 300W na saída. Portanto fique de olho na demanda de seu PC, lembrando que sempre haverá um percentual de perda na eficiencia de pelo menos 20% ( isso para os bons fontes)

Meu PC é antigo e consome em torno de 200W só.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei mais o que fazer com o novo SSD. Tenho medo de usar nobreak e as oscilações de tensão queimarem ele. E tenho medo de usar um filtro simples e uma queda de energia dar o mesmo problema.

Acho que o melhor agora é tentar medir como está a saída da minha fonte, como sugerido pelo colega. De repente é a fonte mesmo que está com algum problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer jeito você vai precisar de um bom filtro de linha.

A tua fonte não deve ter nada. O problema foi a queda de luz que trouxe o surto que danificou teu SSD.

A questão é como esse surto conseguiu atravessar o filtro interno da tua fonte Corsair e chegado até o SSD.

Quem sabe a intensidade do surto não foi considerada de risco pelo projeto do filtro de tua fonte e assim ele passou por ela indo danificar o teu SSD por ser mais sensível.

Outra possibilidade que imagino é a de que o filtro de tua fonte já esteja "cansado" de muitas agressões ao longo dos anos e por isso tenha deixado o surto passar atingindo todas as peças do teu PC e o SSD não suportou.

Talvez fosse bom você providenciar também um bom aterramento que pode ser que a falta dele tenha contribuido para o caso.

.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu PC é antigo e consome em torno de 200W só.

Então está Ok.

Não sei mais o que fazer com o novo SSD. Tenho medo de usar nobreak e as oscilações de tensão queimarem ele. E tenho medo de usar um filtro simples e uma queda de energia dar o mesmo problema.

Acho que o melhor agora é tentar medir como está a saída da minha fonte, como sugerido pelo colega. De repente é a fonte mesmo que está com algum problema.

Se tiver um multimetro, meça a tensão na linha de 12V que vai alimentar o SSD, mas na própria BIOS aparecem essas tensões. E nem pense em colocar o nobreake antigo, pois o perigo dele é não ter como alimentar a corrente que o fonte está puxando.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tiver um multimetro, meça a tensão na linha de 12V que vai alimentar o SSD, mas na própria BIOS aparecem essas tensões. E nem pense em colocar o nobreake antigo, pois o perigo dele é não ter como alimentar a corrente que o fonte está puxando.

Leitura de tensão por software tem 99% de chance de estar errada, só o multímetro pode medir a tensão corretamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou falando para ir na BIOS e não para usar software. Nunca ouví falar de erro de tensão na BIOS.

Eu confio bem mais no Faller, que é formado em Engenharia Elétrica e sempre diz que tensão correta é apenas por Multímetro - e nunca acrescentou, ou veja através da BIOS. Outra fato é que os programas leem a tensão pelo mesmo sensor que a BIOS lê, o que é furada e se não existisse esse sensor seria impossível a leitura pela BIOS ou SOFTWARE.

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=5716606&postcount=2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...