Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD pifou, culpa da queda de energia?


Pearson

Posts recomendados

Pois analisando o post vejo que é um caso pontual de placa defeituosa. Minha placa lê muito bem as tensões ( aliás já verifiquei com um multímetro também ).

Não caia na cilada de generalizar os defeitos, mesmo porque se fosse generalizar erro de sensores muitas da funções existentes hoje em dia na placas modernas simplesmente dariam pane geral e não pararia de dar recall, pois as funções de proteção limitam as variações de temperaturas de CPU e amperagens nos componentes.

Portanto, como pode verificar que eu orientei primeiro a medir com um multímetro, mas também falei que poderia verificar na BIOS, que vai mostrar em repouso, é verdade, mas dá para verificar as Voltagens em todas as linhas e aposto como serão exatamente iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois analisando o post vejo que é um caso pontual de placa defeituosa. Minha placa lê muito bem as tensões ( aliás já verifiquei com um multímetro também ).

Não caia na cilada de generalizar os defeitos, mesmo porque se fosse generalizar erro de sensores muitas da funções existentes hoje em dia na placas modernas simplesmente dariam pane geral e não pararia de dar recall, pois as funções de proteção limitam as variações de temperaturas de CPU e amperagens nos componentes.

Portanto, como pode verificar que eu orientei primeiro a medir com um multímetro, mas também falei que poderia verificar na BIOS, que vai mostrar em repouso, é verdade, mas dá para verificar as Voltagens em todas as linhas e aposto como serão exatamente iguais.

Aqui o Faller explica o porque a leitura pela BIOS e SOFTWARE não é confiável: http://forum.clubedohardware.com.br/voltagens-erradas/945510

E a função Anti-Surge das placas-mães da ASUS da muito problema por causa de leituras erradas da BIOS, só procurar pela internet o número de usuários que estão tendo problema com as mesmas. Você também pode pegar programas que mostram as voltagens sem variações muito grandes e depois na prática com o multímetro se revelar que as tensões estão erradas.

Por isso é extremamente necessário o teste com o MULTÍMETRO, para ter 100% de certeza que o autor do tópico não esta com uma fonte recondicionada do Paraguai e com problemas para entregar as tensões corretas, já que as mesmas já deixaram de ser produzidas a alguns anos mais seus estoques não se esgotaram ainda. Pode ser só especulação, mas é melhor ter 100% certeza antes de colocar outro SSD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui o Faller explica o porque a leitura pela BIOS e SOFTWARE não é confiável: http://forum.clubedohardware.com.br/voltagens-erradas/945510

E a função Anti-Surge das placas-mães da ASUS da muito problema por causa de leituras erradas da BIOS, só procurar pela internet o número de usuários que estão tendo problema com as mesmas. Você também pode pegar programas que mostram as voltagens sem variações muito grandes e depois na prática com o multímetro se revelar que as tensões estão erradas.

Por isso é extremamente necessário o teste com o MULTÍMETRO, para ter 100% de certeza que o autor do tópico não esta com uma fonte recondicionada do Paraguai e com problemas para entregar as tensões corretas, já que as mesmas já deixaram de ser produzidas a alguns anos mais seus estoques não se esgotaram ainda. Pode ser só especulação, mas é melhor ter 100% certeza antes de colocar outro SSD.

É preciso observar que o SSD só parou de funcionar depois de uma queda de luz. Até então tudo funcionava normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Appdnails, qual é o fabricante e modelo de sua placa mãe ?

Quanto tempo de uso seu PC tem ?

Já teve algum histórico de problemas com outro componente ?

É comum a queda de energia na sua casa ?

A tensão volta com sobrecarga ? Dá para notar pelas lâmpadas e pelo pico na religação do motor da geladeira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que quem queimou seu ssd foi o nobreak sim, que quando em falta de energia alimenta o pc com uma energia que tem forma de onda quadrada, e pelo que sei, os filtros da sua fonte são projetados para formas de onda senoidais antes da retificação. Mas seu ssd ainda pode ter salvação, se você tiver pericia e um multímetro, pode conferir se o microfusivel dele não está queimado, se tiver basta trocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Appdnails, qual é o fabricante e modelo de sua placa mãe ?

Quanto tempo de uso seu PC tem ?

Já teve algum histórico de problemas com outro componente ?

É comum a queda de energia na sua casa ?

A tensão volta com sobrecarga ? Dá para notar pelas lâmpadas e pelo pico na religação do motor da geladeira.

Minha placa é Asus M4A79XTD

Meu PC deve ter uns 2 anos

Certa vez a um tempo atrás tanto no HD do meu PC quanto do notebook apareceram setores defeituosos, inutilizando o HD. E ambos na mesma semana!

Queda de energia não é comum viu. e como não é comum nunca notei direito como é quando volta a energia.

Estava pensando aqui se poderia ter sido algo interno do meu PC. O mesmo cabo que ligava o SSD também ligava dois HDs monstrinhos de 1,5 TB. É possível que esses HDs tenham provocado algum surto ao serem desligados subitamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha placa é Asus M4A79XTD

Meu PC deve ter uns 2 anos

Certa vez a um tempo atrás tanto no HD do meu PC quanto do notebook apareceram setores defeituosos, inutilizando o HD. E ambos na mesma semana!

Queda de energia não é comum viu. e como não é comum nunca notei direito como é quando volta a energia.

Estava pensando aqui se poderia ter sido algo interno do meu PC. O mesmo cabo que ligava o SSD também ligava dois HDs monstrinhos de 1,5 TB. É possível que esses HDs tenham provocado algum surto ao serem desligados subitamente?

Sua placa mãe tem muitos recursos de proteção e é nova ainda, e como os eventos de queda de energia são esporádicos concluo que o problema do SSD deve ter sido deve ter sido por uma sobrecarga:

a) provocada pela própria rede elétrica ao retornar

B) uma oscilação provocada por componentes defeituosos do no-breake, como citado antes, esses nobrekes baratos tem componentes ruins e a onda produzida é trapezoidal que provoca mais picos ainda que a rede elétrica ligada diretamente.

Como já disse, tire esse nobreake imediatamente e coloque um bom filtro de linha.

c) é mais difícil, mas nessa época de chuvas ás vezes passa uma sobra de descarga de raios na rede, dependendo das proteções da própria rede elétrica

Quanto aos HD's modernos de 1,5 TB , a corrente deles é muito baixa para provocar uma oscilação, mas convém distribuir a carga se possível.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...