Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bateria de nobreak como fonte de carregador de celular possivel


paulinhohacker16

Posts recomendados

Ola tudo bem pessoal !!!

BOM tenho uma bateria de nobreak aqui 12V e gostaria de saber se tem como eu reduzir a voltagen para 5v para poder carregar dispositivos com ,celulares ,smartphones , gps etc q e vou passar o modelo do meu nobreak

aqui o link da fabricante:http://www.csb-battery.com/english/01_product/02_detail.php?fid=5&pid=11

pro01271323981.jpg

para converter e ligar nesse conector usb femea

conector-usb-femea-yhusb01a

e assim poderia ligar dispositivos a ela e poder carregar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, até pode. Basta usar um regulador de 5V LM7805.

Na saída põe um capacitor cerâmico de 100nF e um eletrolítico de 1uF.

Mas o problema é mais em baixo.

Acontece que estas baterias não podem descarregar muito.

A energia delas vem de um processo químico de combinação entre o chumbo, dióxido de chumbo e ácido sulfúrico.

A combinação destes elementos liberam íons de uma placa para outra, fazendo a corrente elétrica.

Mas o resíduo deste processo é um sulfato que é isolante e se acumula nas placas.

Se a bateria descarregar demais, vai acumulando muito destes sulfato nas placas e ele vai perdendo a capacidade rapidamente, logo não Recarrega mais.

Além do regulador, tem que ter um circuito protetor que evite a descarga total da bateria.

A bateria tem que ficar no máximo com 10V. Abaixo disso ela vai se danificar rapidamente.

Por isso é complicado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° é interessante saber quantos aparelhos você pretende carregar e quantas vezes, acho que uma bateria de nobreak de 7,2 Amp da pra carregar alguns dispositivos algumas vezes.

Se quiser agregar um voltímetro de LEDs para mostrando a carga da bateria, pode usar o CI LM3914, mas pessoalmente eu deixaria um voltímetro desses de camelô junto da bateria... hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° é interessante saber quantos aparelhos você pretende carregar e quantas vezes, acho que uma bateria de nobreak de 7,2 Amp da pra carregar alguns dispositivos algumas vezes.

Se quiser agregar um voltímetro de LEDs para mostrando a carga da bateria, pode usar o CI LM3914, mas pessoalmente eu deixaria um voltímetro desses de camelô junto da bateria... hehehe

Pretrndo ligar somente meu cel hihi

Entre com os 12v da bateria e você tera 5v a 1 amp na saida do CI

7805_w_caps_schem_146.jpg

CI = L7805

Usar dissipador de calor

Oi onde encontro esse ci l7805 quais os lugares ou equipamentos sera que fonte de pc contem obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você encontra 7805 ?

Em qualquer "lojinha" de componentes eletrônicos tem que ter esse componente para vender.

Fazendo uma comparação, é como um boteco ou bar. Principalmente os botecos "pé inchado". Boteco "pé inchado" que se preze, que faça juz ao seu nome tem que ter cachaça. Cachaça e torresminho ou então aquela coxinha engordurada que tá passada.

Lojinha de componentes eletrônicos que não tem 7805 e resistor, é como boteco sem cachaça e coxinha fora do prazo de validade ou torresminho gordurento.

Se fonte de PC tem essa peça? Pode até ter. Depende do fabricante, depende do modelo... Aí vais ter que fazer uma caça e pode durar muuuuuuuuuito tempo. É um esforço e perda de tempo essa busca porque se for comprar a peça, além de ser barata, você acha muito mais rápido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Onde você encontra 7805 ?

Em qualquer "lojinha" de componentes eletrônicos tem que ter esse componente para vender.

Fazendo uma comparação, é como um boteco ou bar. Principalmente os botecos "pé inchado". Boteco "pé inchado" que se preze, que faça juz ao seu nome tem que ter cachaça. Cachaça e torresminho ou então aquela coxinha engordurada que tá passada.

Lojinha de componentes eletrônicos que não tem 7805 e resistor, é como boteco sem cachaça e coxinha fora do prazo de validade ou torresminho gordurento.

Se fonte de PC tem essa peça? Pode até ter. Depende do fabricante, depende do modelo... Aí vais ter que fazer uma caça e pode durar muuuuuuuuuito tempo. É um esforço e perda de tempo essa busca porque se for comprar a peça, além de ser barata, você acha muito mais rápido.

kkkkkkkkkkkkk beleza cara vou dar uma pesquisada é que eu moro em SAO Jose do rio preto e no lugar onde moro é um tanto afastado de tudo por isso

mais se alguem poder me ajudar a montar esse projetinho pois nao manjo nada

de eletronica mais com uma ajudinha eu posso conseguir sou novo nessa parte e sei um pouco somente

Obrigado!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por favor me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que apenas com o 7805 não ficaria bom. Isto se deve ao fato de que para carregar uma bateria (do celular) devemos manter a corrente do carregador(usb) dentro de limites aceitáveis. Isto significa que não podemos carregar o celular com toda corrente da bateria de nobreak( e nem poderíamos, pois o 7805 só suporta 1A), acontece que ao ligarmos o celular para carregar, provavelmente ele exigira uma corrente acima de 1A e consequentemente poderíamos danificar o 7805. Para fazer isto do modo correto devemos fazer uma fonte de corrente constante de modo que a corrente seja sempre o valor desejado( em torno de 700 mA), para deste modo não danificarmos nem o 7805 por excesso de corrente e nem a bateria do celular por carregarmos muito rápido.

Como o colega acima relatou devemos também nos atentarmos ao fato de não descarregar totalmente a bateria do nobreak.

Abraços;

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por favor me corrijam se eu estiver errado, mas eu acho que apenas com o 7805 não ficaria bom. Isto se deve ao fato de que para carregar uma bateria (do celular) devemos manter a corrente do carregador(usb) dentro de limites aceitáveis. Isto significa que não podemos carregar o celular com toda corrente da bateria de nobreak( e nem poderíamos, pois o 7805 só suporta 1A), acontece que ao ligarmos o celular para carregar, provavelmente ele exigira uma corrente acima de 1A e consequentemente poderíamos danificar o 7805. Para fazer isto do modo correto devemos fazer uma fonte de corrente constante de modo que a corrente seja sempre o valor desejado( em torno de 700 mA), para deste modo não danificarmos nem o 7805 por excesso de corrente e nem a bateria do celular por carregarmos muito rápido.

Como o colega acima relatou devemos também nos atentarmos ao fato de não descarregar totalmente a bateria do nobreak.

Abraços;

É errado dizer o adaptador AC usado para recarregar a bateria do celular é um recarregador de baterias pois não é.

O verdadeiro recarregador de baterias é um circuito integrado que está dentro do próprio celular.

Ele é altamente sofisticado e para executar a recarga da bateria, analisa a temperatura, tensão corrente e tempo.

O adaptador AC não passa de uma simples fonte de alimentação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É errado dizer o adaptador AC usado para recarregar a bateria do celular é um recarregador de baterias pois não é.

O verdadeiro recarregador de baterias é um circuito integrado que está dentro do próprio celular.

Ele é altamente sofisticado e para executar a recarga da bateria, analisa a temperatura, tensão corrente e tempo.

O adaptador AC não passa de uma simples fonte de alimentação.

É isso aí mesmo, tanto é que podemos usar até mesmo as portas usb 2.0(500mA) ou melhor ainda a USB 3.0 (700 mA) do computador para recarregar o celular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou fazendo uma coisa parecida , no meu caso é tipo um nobreak usb , peguei uma carcaça preta de nobreak queimado bem conservada e estou trasformando em um usb alimentador que funciona da seguinte forma , ao ligar na energia uma fonte flutuante carrega a bateria e o circuito com lm7805 e afins é desativado via relé e entra uma outra fonte de 5v 1a pra alimentar a saida usb , quando se desconectar da energia a bateria e o circuito com o lm7805 entra em ação através de relé assim a saida usb sempre receber energia de forma ininterrupta , fiz isso pra manter o mini ventilador ligador durante a noite toda sem depender de energia elétrica ,é cisma mesmo não gosto de deixar na ligado a rede elétrica enquanto estiver dormindo , fiz uma saida usb atrás que ficou bem original e na saida conectei um daqueles hub usb pra expandir as portas e tb pra chegar até em cima da mesa , e ligar os dois mini ventilador , uma luminaria usb , também poder carregar o celular , estou esperando o ventilador torre usb chegar tb rsrsrsrs ...

bom o lm7805 vai até 1a mais nos meus testes bem antes de montar tudo isso , liguei um dlink wireless de 5V 1.3 A e um modem de 5v 1A mais o hub usb , com ventilador e celular carregando tudo isso direto no lm7805 com pasta térmica e um disipador de calor encontrado dentro de fontes atx , tudo isso deu quase 3 A ele esquentou bem mais aguentou tranquilo até a bateria zerar , sim está questão de descarregar a bateria de nobreak , tive uma que usava pra ligar um som e pra testes sempre zerando ela usei o´q uns 2 anos só veio para de pegar carga no fim do ano passado aí comprei essa zero .

já fiz outras coisas com esse lm7805 , sim uma dica já que vai botar pra carregar celulares , na saida usb , o data+ liga ao +5 com um resistor de 10k ohms entre eles e data- liga ao gnd com um resistor de 10k ohms entre eles tb , use um capacitor de 220uf na saida e gnd.

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

pessoal e se eu ligar aplaquinha de um carregador veicular na bateria nao seria a mesma coisa tem um video onde um cara fais essa gambiarra pra ligar gps em bateria de moto tai o video

mais sera que vai funcionar o carregador motorola entrada :10,8v~ 33v DC saida : 5v 850ma

Obrigado pela Força Amigos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...