Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pic acionando um relé


eudespuc

Posts recomendados

Pessoal, estou com dificuldade em uma coisa que a principio é bem simples. Preciso que a saída do pic acione um relé através de um optoacoplador. Montei no simulador o circuito da figura abaixo. Porém na hora de simularusando o proteus o relé não fecha, mesmo a saída do pic estando acionada.

Alguém pode me ajudar?

Desde já, muito obrigado.

Eudes

post-1005854-1388496473683_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1° - Coloque um resistor de 1K entre o PIC e o optoacoplador. (na prática você queima o bichinho).

2° - O MOC3023 é um opto-triac, acho que não serve para correntes contínuas (na prática eu só uso para rede AC 220).

3° - Se eu fosse você mudaria para o 4N25 mas ele não tem corrente suficiante para acionar o relê, ele precisa acionar a base de um transistor. Monte o circuito abaixo no proteus que dá certo.

4n25_004.jpg

O transistor pode ser qualquer um NPN de baixa potência, para essa aplicação ai uso sempre o BC548.

Falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...