×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

UE decide que dispositivos eletrônicos serão obrigados a trazer conector USB tipo C


     6.725 visualizações    Outros    0 comentários
UE decide que dispositivos eletrônicos serão obrigados a trazer conector USB tipo C

O Parlamento Europeu decidiu, após projeto de lei apresentado em setembro de 2021, que todos os dispositivos eletrônicos serão a obrigados a conter porta USB tipo C universal para recarga com fio a partir de 2024.

A lei engloba smartphones, tablets, câmeras digitais, fones de ouvido, consoles, alto-falantes e microfones e tem o intuito de reduzir o lixo eletrônico na União Europeia (UE). Os fabricantes de notebooks também terão que cumprir a decisão, porém com prazo de 40 meses para alteração do componente. Com isso, estima-se uma economia de 250 milhões de euros por ano para os consumidores e a diminuição aproximada de 11 mil toneladas de lixo eletrônico a cada 12 meses.

Além disso, a lei inclui um plano que permite aos clientes escolher se os dispositivos eletrônicos virão com carregadores no momento da compra.

A medida afetará diretamente a Apple, visto que a empresa usa o conector exclusivo Lightning em seus smartphones. Na época da apresentação do projeto, a companhia já havia criticado a regra do carregador USB tipo C obrigatório, alegando que sufocaria a inovação em vez de incentivá-la e que prejudicaria os consumidores em todo o mundo.

Segundo Thierry Breton, comissário para o mercado interno da UE, a regra vale para todas as companhias e não é específica para a Apple.

Fontes ligadas ao assunto sugerem que a Apple já está há cerca de um mês testando novos iPhones e adaptadores com porta USB tipo C.

No Brasil, recentemente foram propostos dois projetos de lei semelhantes sobre a padronização dos carregadores na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, porém acabaram arquivados.

Cabo USB tipo C.jpg

Mais informações
  • Curtir 3

Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Não há comentários para mostrar.



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Como se tornar um desenvolvedor full-stack

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!