Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Guilherme Moreira Alencar

Membro Júnior
  • Posts

    4
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Guilherme Moreira Alencar postou

  1. Desculpe a demora, estudando pras provas da faculdade e trabalhando ao mesmo tempo nos algoritmos de projeção de tela tri-dimensional do EpicoGraphics. Respondendo sua pergunta, o núcleo do Épico permitirá que novas implementações sejam feitas para todos os Sistemas Operacionais, mas por questões de praticidade e rapidez estou usando o Windows como base para o desenvolvimento dos protótipos, então a partir destes desenvolver assemblies para outras plataformas, mas já possui algumas bibliotecas no projeto que já permite isso. O Editor 2D/3D vai usar seus próprios controles visuais para tornar a parte visual compatível em todos os SOs do qual estou codificando, abrindo possibilidades de criar sistemas comerciais ricos em animações e efeitos especiais presentes antes apenas em jogos que poderá ser executado em qualquer sistema operacional sem desenvolver novas telas visuais. O foco desse motor gráfico é desenvolver aplicações comerciais, por isso não haverá muitos recursos para desenvolvimento de jogos, apesar de que será possível usá-lo para este fim. Para tornar tudo isso possível estou aplicando algoritmos de geometria, trigonometria, matemática avançada e diversas técnicas para gerar e processar objetos, converter pontos 2D/3D do espaço global para os pontos em pixel na tela através de algoritmos presentes na fase de projeção levando em consideração fatores como ângulos, Posição Z (profundidade entre PosZ da câmera e PosZ do objeto), Zoom (Multiplicação que equivale a Escala) mas ainda falta muita coisa pra implementar como Rotações por matrizes, implementação em API de placas gráficas que já estou planejando para ano que vem, após passar por essa parte onde os recursos gráficos devem ser de total responsabilidade do software. Até porque num plano futuro pode-se embarcá-lo em algum chip a fim de praticar aceleração de hardware auto-suficiente se algum aventureiro desejar. Esse é um tipo de projeto para melhorar e testar nossa capacidade de desenvolvimento e mostrar um pouco o nosso poder de desenvolvimento perante países líderes em tecnologia da informação. Todo o código está em português porque desejo atrair somente programadores brasileiros para tornar esse tipo de desenvolvimento comum e consequentemente melhorar o nível de conhecimento nesse tipo de sistema. Na velocidade que se encontra atualmente, acredito que até o final do ano esteja com pelo menos 30 mil linhas de códigos numa versão Preview junto com o Editor. Apresentando o mínimo de recursos mas o suficiente por enquanto, uma versão Lite rica e poderosa.
  2. Boa noite pessoal, a pouco mais de 1 mês eu iniciei o desenvolvimento do motor gráfico do zero chamado EpicoGraphics utilizando a linguagem C# no Visual Studio Community 2019. Ele não utiliza OpenGL, DirectX ou qualquer dependência, pois ele possui mecanismos próprios de cálculos geométricos e projeção de tela. Única referência feita é ao System.Drawing, necessária para desenhar linhas e preencher polígonos. GIF Animado de apresentação do Editor do EpicoGraphics Link do projeto: https://github.com/grilo88/EpicoGraphics Minha dúvida é como compôr uma equipe altamente qualificada e peritos em matemática para dar continuidade a esse projeto de alta complexidade? Eu tenho conhecimento avançado em motores gráficos, mas sozinho não sei se consigo lançar uma versão até o final deste ano. O foco deste motor será criação de controles avançados, renderização de telas comerciais munidos de animações e efeitos especiais similares as de jogos 2D e 3D, com manipulação de câmeras no espaço, fácil modelagem a nível de vértice, fácil implementação, será como uma espécie de WPF mas sem a necessidade de qualquer linguagem de marcação. Apenas clicando e arrastando os controles no estilo clássico WinForms. É uma misture de recursos e tecnologias das IDEs Visual Studio + 3D Studio Max + Corel Draw nascendo então o EpicoGraphics for Windows Forms. Alguma sugestão? Conhecem programadores que não tem medo de desafios e que gostem de muito da matemática avançada?
  3. @devair1010 que bom que gostou. Irei postar uma nova matéria sobre este mesmo código rodando direto na placa de vídeo GPGPU acelerando em mais de 1000 vezes a velocidade de processamento. Acredito que será em torno de 5 milhões de linhas em 100 milésimos de segundo numa placa de 500 núcleos como a RX 550 DDR5 4GB. Abraços!
  4. Olá pessoal. Sou novo por aqui e gostaria de compartilhar uma postagem que fiz no meu blog sobre como converter número escrito por extenso em números inteiros em alta performance. https://programadoralencar.wixsite.com/blog/home/conversor-de-texto-para-número-1 Deem seus comentários. Obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...