Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

lotus123

Membro Pleno
  • Posts

    79
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que lotus123 postou

  1. E um cluster de orange pi, raspberry pi ? será que fica bom ? vai gastar pouca energia e com o preço de uma RTX 3090 da pra por mais de 200 nós se comprar as placas na china.
  2. Esse video explica como proceder
  3. Oi turma, Antes de tudo, sou iniciante/autodidata em eletrônica, portanto desculpem se algum termo ai estiver fora dos padrões. Estou tentando bolar um esquema para alimentar um projeto que vai ter 2 placas com corrente diferentes, explicando; 1 fonte 24V DC vai alimentar uma placa amplificadora de 24V e uma placa auxiliar de 9V Se eu usar uma lampada 12V como resistência, ate funcionaria para alimentar a 9V pois ela suporta 12V, problema que se a lampada queimar, ai queima tudo. Então queria ideias para uma solução mais elegante, mas em contrapartida que não fique caro. estava pensando em usar um step down, mas os preços deles no ML são insanos e no Aliexpress os fretes estão insanos, apesar de ainda um pouco mais barato, mas extrapola o orçamento do projeto final. Então, venho a vocês pra ver se alguém da uma luz, usando um LM mesmo ou montar um escudo divisor simples com resistências, ou outra ideia. Se alguém tiver um esquema simples, com entrada 24V e 2 saídas, uma 24V e outra 8~12V eu agradeço. Valeu.
  4. Desculpa levantar o tópico, mas estava procurando um esquema pra ligar uma ATX direto nos 40 pinos do RPI e me deparei com esse tópico. O post é mais dirigido a quem tenta ajudar não ao tópico em si que vai estar ai de exemplo. Se vê que praticamente todo mundo ai tentando ajudar, não sabe do que esta falando e esta chutando. Não façam isso, é melhor não ter resposta do que imundar com achismos e chutes a coisa. pois começa a ter muitas respostas nada a ver, e se um dia alguém da a resposta certa sabendo do que esta falando, quem procura não vai saber se é certo no meio da enxurrada de chutes que ele vai encontrar junto. Me referindo a todo e qualquer tópico, e principalmente se você faz videos youtube falando do que não sabe ou no achismo, que a cada dia esta mais cheio disso na internet. Estes lances estão aos poucos matando os fóruns pois eles começam a perder a confiabilidade como fonte de informação. E agora ao topico, sim, pode se alimentar sem problema nenhum um raspberry pi usando os 5V da fonte atx e nem precisa ser pela portinha USB dele, nos 40 pinos dele tem a entrada e da pra se alimentar direto por ela, inclusive para se fazer cluster deles é a melhor forma para alimentar, mas tem que ver um esquema pra saber os pinos corretos, o que eu estava procurando quando cai nesse tópico. Reflitam sobre o que eu falei.
  5. Essa fonte pode não ser uma maravilha, mas também não é ruim, vídeo que postou nem é referente a ela, nunca vi teste de astech no teclabs, se ver as genéricas, tenho uma aqui num micro com uma gtx 750, a de 300w funcionando a uns 5 anos, na época custou 49 reais, pelo preço foi uma baita compra. Quanto ao autor do tópico, se escutou um estalo, a fonte que esta dando sinal de ser o problema, as vezes é um capacitor que estourou, só trocar. fácil e barato. capacitores tem vida media conforme a marca de 40000 a 100000 horas, pode ser a marca que for uma hora estoura mesmo. Com o preço atual dos lances de hardware não vale a pena gastar o absurdo que estão pedindo nestas fontes, e as 2 únicas marcas que prestam de verdade, seasonic e corsair, uma de 500 W vai pagar uma facada.
  6. se for igual a minha v2.72A , 3 beeps rapidos e o 4 rápido só que mais baixinho? quer dizer que ela terminou o teste e ta dando sequencia ao boot. desencana e seja feliz. Na real seria problema de memoria, mas essa placa-mãe tem só 4 pentes quando no BIOS tem 8 pentes, ai ele se embanana e pensa ser erro de memoria. Se notar na config de BIOS, tem la os 8 pentes, marcando ocupado, se voce tiver 4 pentes de memoria os bancos 2 e 3 e 5 e 6, ficando o 1 e 2, e o 7 e 8 vazios, quando eles na placa nem existem. Aqui a minha ta funcionando bem, gostei dela, mas ela tem algumas particularidades que quem for comprar tem que entender, é uma salada de frutas mesclando tecnologias atuais como NVME, com chipsets do tempo que 12+ cores era coisa só pra servidor e a turma configurava o discket se iria estar ativo ou não. Deram uma repaginada de BIOS, mas é uma placa pra quem vai usar uma Orange PI e não uma raspbery PI, numa analogia pra exemplificar. Agora, se a sua estiver dando problema, ai pode ser outra coisa nada a ver com os 4 beeps. uma dica geral pra quem for usar uma com CPU da familia E5-26XX , se não entender muito a fundo, não inventa de mexer em firmware, atualizar BIOS e coisas do tipo, nem ficar fussando muito pra tenatar dar overclock, essa familia não suporta, que vai acabar inutilizando a placa.
  7. Resolvi testar a fonte, mesmo sem ter o segundo cabo 4 pinos. ate agora esta funcionando. so fica a pulga atras da orelha por no site da seasonic ter o 4+4 e essa ter vindo sem.
  8. você deve ter trocado os pinos de CPU pelos de placa de vídeo. volta como estava e reza pra não ter queimado. Fontes no brasil tem mania de ter só 4 pinos, são projetos antigos já que a partir da versão 2.3 é usual ter 4+4 de CPU 12v Dizem que não tem problema, mas tem, pois sua CPU trabalha subalimentada. Em idle e sem puxar muito vai segurar, mas em estres pode corromper dados conforme for o TPD da CPU e corrente 12v da linha. Agora, se ela funcionava antes, se não estragou vai continuar funcionando. ideal é hora que der comprar uma fonte de qualidade.
  9. OS ryzen estão com tecnologia mais moderna 7nm contra 14nm. são mais rápidos comparados com intel de mesmo preço, sei lá como alguém ai pode ainda ter duvida entre eles. preço que voce compra um i7, voce pega um ryzen 7 3700 que desempenho de um i9 que custa quase o dobro do preço https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-i7-10700K-vs-Intel-i9-10920X-vs-AMD-Ryzen-7-3800XT/3733vs3632vs3797 O esquema é a intel agora se levantar do tombo pra criar mais concorrência.
  10. depende, você quer xênon atual, ou destes baratos que vende na china usado pra economia máxima? Vai depender a placa-mãe que você conseguir, tem umas 20 gerações de xeon, vai gastar dos 30 reais aos 25.000 dependendo da versão que pretende usar. isso só a CPU sem por ai o resto. se for xeon xina, placa duo processada eu nunca usei, mas das de 1 processador, procura as v2.82b que já dão suporte a 4 canais, se quiser economisar a v2.82A, mas só roda 2 canais e o usb 3 só no gabinete se o que voce usar tiver suporte, os que dão acesso direto na placa são só 2.0, saiu destas 2 é problema achar boas, pois tem algumas muito ruins e voce tem que pesquisar muito em forum gringo, principalmente os russos. Eu montei um kit com e5-2620 v2 com 16 gb com 500 reais + o resto, fonte, gabinete, dissipador que comprei aqui. essa CPU teria o desempenho +- de um ryzen 3 2200g, como você tem até 2800 pra investir procura o e5-2640v2 que já é uma CPU que bate quase 9000 pontos passmark. Se passar pra versão v3, ai não sei te recomendar uma MB, pois testei nenhuma, mas o desempenho é melhor. se ver review, procura o máximo de infos, principalmente nos reviews greengos, pois tem muito review la comissionado pra empurrar placas e ganhar comissão de loja, tem que comparar e ver mais do que escutar o que eles falam. e procura os foruns russos que pelo que parece eles são os maiores consumidores destes lances, tem muita info, só ter paciencia com o google tradutor que as vezes deixa estranho os textos.
  11. Oi, Comprei um cooler e ele veio com um adesivo tipo pasta, é como se fosse uma pasta, mas já esparramada no dissipador. Ai coloquei, parafusei, e ai me liguei que tinha colocado com a ventoinha no canto errado, ai tirar, o adesivo meio que grudou e lambuzou, tipo não sei se estou explicando bem, mas tipo ele criou uma sucção ao sair. tipo por uma torrada na margarina e puxar pra cima, fica aquelas ondas disformes. nem cheguei a ligar nem nada, foi por e tirar. Vocês acham que é bom remover tudo e aplicar uma pasta normal do zero, ou não tem problema, quando ele apertar vai espalhar de novo? É o da imagem anexada, isso antes de por na cpu. agora ele esta lá parafusado de novo pra não pegar poeira e tal.
  12. Eu comprei uma destas e suspeito que são falsificadas. ela não bate como o que deveria ser pelo site da seasonic nem nos cabos. modelo ssp-300-tgs, outra que procurando, nos EUA custa 60 dolar. impossível essa fonte original no brasil por menos de 500 reais. se notar a do ML, ai anexada a que comprei, tem só 1 cabo 12v 4 pinos de CPU quando a original teria que ter 2, e o próprio vendedor mente nas perguntas falando que vem 2 4+4 12V, a mesma fonte tem a venda também nas americanas e submarino, cuidado quem for comprar.
  13. Então, essa seasonic do mercado livre eu comprei e acho que é falsificada. E é a velha historia, quando o milagre é muito o santo desconfia, deveria ter me ligado que uma fonte que custa 500 reais no ebay nunca que poderia custar 109 no brasil. Resultado, estou com ela aqui esperando dar um tempo pra levar no correio e devolver e torcer pra de fato o ML devolver o dinheiro. Tirando essa, alguma sugestão? Valeu por estarem ajudando. edit Alguém ai já usou a aerocool vx-350? teve problemas com ela?
  14. Configuração ITEM TPD CPU E5-2620 v2 (80W) MB intel x79/602 (75w) SSD 128gb ( <2W) NVME 256gb (<2W) HDD SATA 7,2RPM 500gb (<10W) Quadro NVS 315 (18W) A VGA vai mudar para uma quadro p620 daqui um tempo, levar isso em conta ( 45W) Obrigado
  15. Opa, Estou precisando de uma fonte que custe o mínimo do mínimo possível mas que tenha uma qualidade de pelo menos não explodir. Cai na besteira de comprar uma Seasonic SSP-300TGS, que era pra ser o stat of art das fontes, 80 plus gold, só que o pilantra vendeu uma falsificada e vou já ter que engolir esse preju, e a coisa engrossou no orçamento, então preciso de uma genérica mas que não seja a super bomba, uma que quebre o galho pelo menos. já fica ai o aviso, quem ver essa seasonic, no mercado livre ou submarino ou americanas, é o mesmo cara que ta distribuindo, você nota quando chegar por ela ter só 4 pinos no 12V, a original é 4+4 mandei ate e-mail pra seasonic pra avisar dessa loja. Minha config puxa coisa de 260W, uma fonte 300 supriria, mas como vai ser genérica, acho que melhor uma de pelo menos 400w ou 500w pra não ter risco. minha CPU demanda 8 pinos 12V, então teria que ser uma 4+4, não uso VGA parruda, não preciso de pinos PCIe. na faixa de 150 reais, será que da pra achar alguma? Valeu!
  16. Essa EVGA não é muito boa não. ela é do nível destas fontes genéricas melhorzinhas da faixa dos 150 reais.
  17. então por isso que não queria falar a marca pra turma se focar no limite do consumo. voce acha que vai ter problema o gasto ser tão próximo, pois nas calculadoras de fonte fala do consumo ser 269 mas recomendam 329 Eu de longe prefiro uma seasonic a uma thermaltake.
  18. bom, a gold tem até teste aqui com recomendada. a outra que é uma icognita. Mas friamente, voce acha que vai forçar a de 300W em uma config que pucha no MAX TPD 269? ou vale dar uma margem de folga? não pretendo dar ups nessa máquina.
  19. Opa, Estou montando uma configuração que vai demandar 269W e o recomendado para ela é uma fonte de 329W por estes sites de calculo de power supply. Até ai nada de mais. Só que achei uma fonte muito boa, 300W 80 plus gold e o preço esta na media da 350w 80 plus white diferença minima. Como a demanda da configuração está abaixo dos 300W será que vale a pena pegar ela por ser gold e ser uma marca que eu já conheço ou vai ficar muito no limite? se bem que são 31W ai de sobra. Não vou falar marcas para evitar opinião devido a marca. Ou estas recomendações a mais é mais por causa da discrepancia de valores normalmente rotulados nas fontes. a de 300W eu sei que vai fornecer de fato os 300W, a 350W não achei nenhum teste, modelo novo, se bem que isso quer dizer nada ou ela não teria o selo 80 plus mas por ser modelo novo e estas empresas usam várias marcas fica sempre a pulga atrás da orelha. Então resumindo, 80 plus gold com pouca margem do consumido mas uma fonte confiável ou 80 white com um pouco de sobra mas sem testes reais do verdadeiro valor que ela fornece. Valeu.
  20. Diferença da raspberry's para outras SBC é o suporte a usuário. o ideal é a pessoa começar com o raspberry se nunca mexeu na vida com uma SBC e depois passar para outras mais potentes. a não ser que tenha um conhecimento avançado em linux e já mexa com Arduíno e saiba usar bem um u-art, ttl, programe bem em C para adaptar as bibliotecas da GPIO da raspberry para qualquer uma, porque ai tanto faz a board que escolher. Eu tenho destas SBC as da família raspberry e orange pi, to com vontade de descolar uma thinkboard destas só que acho ela cara pelo que entrega, meu foco atual é a rockpro64, acho que vai ser minha próxima plaquinha.
  21. Bacana o artigo. Vocês poderiam adicionar em seus testes de placas mãe e processadores, como eles se comportam com linux, instalar um ubuntu da vida e postar como roda. Aproveitando, poderiam fazer uns testes também de umas SBC (single board computer) tipo PINE64 LTC, RockPro64, Orange PI , etc... Pois são plaquinhas que estão pegando e logo muita gente vai estar usando para uso genérico por gastarem pouca energia e agredirem menos o meio ambiente. De resto achei bem legal ela. tem alguma ITX pra ryzen thredripper?
  22. Tem que por um TIP140 ai entre o potenciômetro e cada canal de cor ou vai fritar o potenciômetro. O 4 fio não é GND não? tipo RGB + e o extra GND ? edit, vi sua imagem, o 4 fio é + mesmo. engraçado, eu tenho uma fita que é o contrario. só que ela é 12v.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...