Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Shaman93

Membro Pleno
  • Posts

    8.767
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Shaman93 postou

  1. Roda no modo per core, só de fazer isso provavelmente já vai ficar estável ou muito perto disso. É isso aí.
  2. É só mandar começar de novo. É normal demorar algumas horas e o PC reiniciar várias vezes, a cada vez abre o programa que continua rodando de onde parou.
  3. Agora que eu vi que você tem 40 GB de memória... Isso é 16+16+8? Se for, pode ter algo a ver com essa mistureba.
  4. Isso é de placas-mãe ASUS, nada a ver. Você só precisar entrar na BIOS e em "Load XMP Setting" colocar o perfil XMP.
  5. Essa opção é pra limitar, não pra ativar os núcleos. Se a opção está desmarcada, todos os núcleos estão ativos por padrão.
  6. O problema acontece em algum momento ou contexto específico? Consegue 'forçar' a tela azul de alguma forma?
  7. Pela descrição, provavelmente é problema na conexão de internet. Não sei como te ajudar especificamente, mas dá uma pesquisada sobre diagnóstico e ajuste de conexão, pro cs tem muito material.
  8. Mas... Pra que? O que você espera ganhar com isso?
  9. Não existe idade avançada pra aprender. E se você suportou física, vai se dar bem em engenharia também. Mas é um curso longo e de carga horária pesada, fica difícil conciliar com trabalho. Talvez eu procuraria alguma graduação ou curso um pouco mais light nessas áreas que te interessam. Eu mesmo, também, tô com 31, formado em engenharia, e analisando a possibilidade de fazer uma segunda graduação.
  10. Não vale, é sucata muito antiga. Se tivesse um SSD e uma fonte minimamente decente, pelo menos...
  11. Não é o melhor, é o único adequado. Se ler o manual desse nobreak aí que quer comprar, vai tá explícito em algum lugar que não é pra usar em PCs. Durante um tempo, muitas fontes até vinham com adesivo dizendo algo tipo 'garantia anulada se for usado com estabilizadores' (no break barato = estabilizador com bateria). Menos ruim é usar só o filtro de linha, e trocar essa fonte. Pode deixar no quarto, um sistema de baterias pra energia solar são outros quinhentos.
  12. Quando manda aplicar ele altera as informações na BIOS, então fica 'permanente' (dá pra tirar revertendo no programa, ou resetando a BIOS). Não chega a ser 'a melhor configuração possível', é possível que você consiga apertar um pouco mais o undervolt ainda mantendo a estabilidade, é possível que esteja instável em certos contextos e você tenha que diminuir ou undervolt, ou ainda é possível que com um aumento manual de clock você consiga um resultado superior. Mas é uma primeira aproximação bem boa, já melhora legal o chip em comparação ao padrão de fábrica.
  13. É uma "técnica" antiga, mas atualmente vedada pela NBR 5410: Acontece que o estanho tem o ponto de fusão muito mais baixo que o cobre (cerca de 200, contra mais de 1000 graus). Se por qualquer motivo esse fio esquentar acima desses 200 e poucos graus, o estanho derrete e aí já era a conexão, o que era 'reforço' pode virar folga.
  14. Mas tem espaço de sobra, é só questão de organizar (ignora a posição do water cooler, que tá montado invertido):
  15. Não entendi, que 'espaço de folga' você quer para a placa-mãe?
  16. O que o Curve Optimizer (CO) faz é um undervolt sob medida com possibilidade de aplicação pra cada núcleo individual. Isso faz com que o núcleo consiga atingir o mesmo clock com uma tensão menor, ou um clock maior com a mesma tensão. No meu 5600G rodo com todos os núcleos a 4,65 GHz e dificilmente passa de uns 70 graus. O CO leva em consideração as individualidades do chip, testando individualmente a estabilidade de cada núcleo, a capacidade da placa-mãe e a temperatura. Não acerta 100% (as vezes ainda pode estar instável e ser necessário um pequeno ajuste manual), mas facilita muito. É tipo um ClockTuner, mas melhorado e projetado pelos engenheiros da AMD. Se tem um cooler razoável, minha sugestão é a seguinte: põe 'auto overclocking' e toca todos os parâmetros (boost override cpu, ppt, tdc, edc, etc.) no máximo. Depois manda rodar o curve optimizer no modo 'per core'. Deve levar em torno de umas 2 horas pra completar, com o PC reiniciando várias vezes (a cada vez, tem que abrir o Ryzen Master de novo e ele continua rodando). Deixa todos os outros programas fechados e não usa o PC enquanto isso. No final vai dar um conjunto de 6 números negativos, isso é o undervolt máximo que ficou estável em cada núcleo. Manda aplicar e reinicia o sistema. Vai ter um overclock + undervolt automático sob medida pro teu processador.
  17. É exatamente isso. É um produto químico com uma capacidade muito limitada de absorção de água. O mesmo se aplica pros saquinhos de sílica gel. Funcionam bem em pequenos ambientes e sem circulação de ar. Num pc que vai ficar fechado e embalado, é uma ótima. Pra um PC em funcionamento e, ainda mais, num lugar de alta umidade, o produto vai saturar e perder completamente a eficiência em questão de poucos dias.
  18. O comportamento em si varia com a placa-mãe, mas nem ligar pode sim ser consequência da falta do processador.
  19. Pelo menos nesse teste aqui, melhorou 1-2 fps a média e também mais ou menos esse valor nos 1% e 0,1% lows. Ou seja, melhora insignificante, tanto na média de fps quanto nos stutterings, não dá pra perceber qualquer diferença na jogabilidade em termos práticos.
  20. Vai continuar não dando conta. Tá tentando tirar leite de pedra, overclock nessa situação aí vai te render 1-2 fps a mais.
  21. Tá rodando em qual resolução e qual o tamanho do monitor?
  22. Apenas algumas plataformas e processadores bem específicos suportam triple channel, não é o caso dos Ryzen. Com 2x8 + 1x16, fica em 'modo flex', até 16 gb é dual channel, o restante fica em single.
  23. Já vem com um carregador de 25 W, que é o máximo que o aparelho suporta.
  24. Pode botar, vai ficar em 'modo flex'. Até 8 gb funciona em dual channel, os 4 gb restantes ficam em single channel. Se tá faltando RAM, vai melhorar bastante.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...