Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Felipecneto

Membro Pleno
  • Posts

    97
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

16
  1. Bom, montando um regulador à Zener, minha V na saída (entrada do mod) ficou prox de 12.4V Mas na hora de atracar o relé a há uma queda de tensão e a V na entrada do Módulo cai pra cerca de 8.5V (O que faz com que praticamente nem tenha V suficiente pra comutar) Com regulador 7812 já não existe tal queda, o modulo e seu relé funciona normalmente. ISSO TUDO EM BANCADA, COM FONTE DE BANCADA! Na hora de instalar no equipamento, alimentando a plaquinha com o 7812 (oriundos dos 15V da fonte simétrica do Pré) novamente a V cai pra cerca de 8.5 e não é suficiente pra atracar o relé.... Só rindo, qual a causa disso? Em outro amplificar, acabei na época instalando uma fonte isolada só pra alimentar esse modulo! O que fiica melhor?
  2. @.if Pois bem, irei adicionar um Módulo Rele com retardo, como talvez os 12v irão alimentar outros setores deste modulo, não sei... Mas farei tb tais testes, irei testar em bancada testando um circuito pra alimentar junto à fonte de bancada! Em breve atualizações!
  3. Muito bem, vou instalar um relé para atrasar alguns segundo o acionamento da carga! Qual a maneira mais eficaz de "tirar" 12V da fonte? Regulador posterior aos 15V da fonte, ou um zener?
  4. @Sérgio Lembo Já foi substituído, sem alterações! E o anterior não acusava danos em testes isolados! @.if um de 3k3 e um de 3k9, porém no equipamento são dois de 3k9, substituí primeiramente o de 3k3 (vide diagrama) pra 6k8, diminui a V na saída, mas não impedia de circular na carga e ocasionar o tal curto, subi pra 10k e diminui mais ainda a V na saída e o curto parou, com carga conectada. Posteriormente troquei o outro de 3k9 pra 10k e assim creio que ficará. Porém a tensão de Offset abaixou tb, e os TRs parecem trabalhar um pouco mais frios e com uma leve distorção de Crossover, entre os ciclos, muito moderada.
  5. Exatamente, a A sobe no momento da partida, porque os capacitores se "abastecem". Mas continuava aceso como se houvesse curto. Mas sem carga na saída não acontece. Agora substituí os dois de 3k por 10k, minha Tensão caiu levemente, e por ora não indica mais curto, ligando copm carga conectada! Minha dúvida, é se estou atuando na região correta, pra ajustar 0V.
  6. Bom dia amigos, mais uma vez venho solicitar ajuda dos colaboradores deste Forum! Estou com o equipamento em questão na bancada; Chegou com FUSE em aberto. Acusa consumo de corrente excedente (vide Lamp. Série) *C/ carga na saída. Nenhum componente crítico danificado ou em curto (vide testes). Sem consumo de corrente sem carga* (excedente) Resumindo; Ao dar a partida no equipamento, este com carga conectada, um curto é indicado via Lampada Série. Sem carga, nada é indicado. Partida sem carga e posterior (com equipamento ainda ligado) conectar um carga nada é indicado. OBS - Tive uma situação semelhante tempos atrás, e acabei adaptando um relé com atraso na saída! (Não quero ter de usar o mesmo artifício desta vez) Conferindo V na saída; Sem carga; 70mV DC LEMBRANDO - Não substitui nenhum componente crítico do setor de Potencia! Testes; Diferenciais BD327 foram testados quando ao Hfe e estão próximos! Demais Trs sem curto ou em aberto! Como não há ajuste de 0 V nem de Offset, tentei alterar os valores dos Rs (3k3 e 3k9) que ficam na entrada de +B (45); Alterei aos poucos até atualmente 10k no lugar do de 3k3; Resultando numa queda na tensão da saída e tornando a partida (com carga) aceitável, mas ainda existe 40mV (sem carga) e quando totalmente descarregados (o banco da fonte) ainda acusa brilho na minha lampada, mas se desligado e ligado novamente na sequencia, o amp liga normalmente sem indicar curto (com carga) Estou no caminho? O que indicam, estou variando os valores nas posições corretas? Obrigado e segue o documento do projeto;
  7. @aphawk Excelente amigo, boa explicação! E com relação à isso:
  8. Meus amigos, vamos lá; Encontrei um Sr. da região, disposto a verificar o problema com o o toroidal, e o curto estava no secundário, superaqueceu e os primeiros enrolamentos entraram em contato com o núcleo (mas não teria o núcleo um isolamento antes dos enrolamentos?) Enfim, inviável o conserto uma vez que não daria pra enrolar novamente uma das sessões do secundário, por ter um fio muito grosso. (Já que seria rebobinado à mão) Tenho agora duas opções; Encontrar um novo! Encontrar um usado com as especificações mais próximas possível! Porém, nesse meio tempo encontrai um trafo retirada de um System Aiwa que virou sucata, com as seguintes características no secundário; Com Center Tape em 3; 42.4 + 42.4 e 17.6 + 17.6 (As duas sessões com Center em 3) Como pode-se observar no diagrama. Pois bem, consegui alimentar o amplificador isoladamente a fim de testes. Primeiro a fonte com 42 +42 e depois o Power Amp Depois com 17 + 17 isoladamente, testei a fonte e o pré amp. Tudo ok, nada queimou ou danificou nesses setores. Agora a dúvida(s); Eu poderia muito bem utilizar esse trafo (se não a baixa potência) para alimentar o equipamento. Mas poderia utilizar um único Center Tape para as duas alimentações? Como é feito originalmente no equipamento do transformador de teste (vide imagem do diagrama) E uma breve resposta do porque minha VDC pós fonte, com 42 + 42 VAC na entrada fora de +- 53VDC? GRATO NOVAMENTE
  9. Dizer que o Trafo suporta até 10A no secundário (55 + 55), corresponde dizer que cada sessão 55v (55 - 0) suporta 5A? Grato
  10. Ou um que encontrei a venda, da propria Toroide do Brasil Porém com potencia levemente menor, supondo ser realmente de 10A - 13A o original PRIMÁRIO: 0 – 115V / 0 – 115V SECUNDÁRIO: 0 – 55V – 5A SECUNDÁRIO: 0 – 55V – 5A SECUNDÁRIO: 0 – 12V – 0,5A SECUNDÁRIO: 0 – 12V – 0,5A POTÊNCIA: 550VA FREQUÊNCIA: 60HZ DIMENSÕES: 135 X 55 mm (Diâmetro x Altura).
  11. já cotei com eles, ficou em 1030,00 Mais caro que o valor do equipo
  12. @Airtonarl Pois então, como o toroide ficava alocado no interior do gabinete e não no rack, junto às demais placas, não foi possível verificar o aquecimento! Não consigo pensar no lance de vida útil, nunca vi um trafo queimar do nada, enfim. Ainda não desenrolei, pois procuro profissionais para o reparo!
  13. Perfeito, pode deixar que vou atualizando! Por enquanto ainda procuro alguém para reparar o Toroidal. Se nada desenvolver, vou partir pra levantar com empresas que fabricam! E quanto à análise do consumo de A na partida do Amp? Alguma sugestão para medir?
  14. Boa, mas pra isso um Resist. de Chuveiro ajudaria? Pra ficar prático a variação de R? Ou até mesmo um potenciômetro?
  15. Bom dia amigos do CH! Estou com um equipamento na bancada, que posterior ao reparo (reparo da bobina do falante, troca de Amp. OP do pré-amp e algumas soldas quebradas no Power) abria o FUSE no momento da partida do Amplificador (uma vez que o amp chegou sem fusível, não tem impresso na carcaça o valor correto e muito menos existe no diagrama o valor) OBS - Em testes o amplificador funcionou corretamente com fuse de 5A (mas o mesmo abriu ao ligar pela primeira vez na casa do dono do amp) Após conferir se não havia danos no equipamento vide Lâmpada Série, substituímos para 7A. (Funcionou por 1 semana) Pedi para que fosse analisado novamente via Lâmpada Série, pois já era de um valor alto 7A - Dessa vez algum curto mesmo! Pois bem; CURTO NO TRAFO TOROIDAL AGORA SEGUEM MINHAS DÚVIDAS; Antes de entregar o equipamento, que funcionava perfeitamente pós reparos, tentei verificar o valor da corrente no instante inicial da partida do amp, com um meter no lugar do Fusível. Mas sendo esse digital não consegui verificar com precisão! Qual seria uma dica/macete pra verificar com eficácia esse valor, pra assim definir o valor pro fuse? quais os motivos que fariam o trafo queimar? Vida útil, descargas (tendo que não há curtos e problemas extremos no restante ou após o trafo? Agora o maior deles; vamos precisar substituir o toroidal, uma vez que não há quem faça o reparo desse trafo por aqui, e um novo é bem caro! Por "sorte" tem um outro amplificador por aqui, idêntico no qual pude conferir as tensões do secundário; 55 0 55 e 13 0 13 Porém quanto ao dimensionamento da corrente e potência? Como farei pra levantar tal questão? Detalhe - no amp em questão (não o com problema) está impresso na carcaça um valor de 10a para o fuse em 110v!!!!!!! Posso substituir por trafo comum (quadrado)? Segue o diagrama do modelo; WarmMusic+BS15C.pdf Agradeço pela possível ajuda de todos! Obrigado, Felipe.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...