Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Felipe Alves 2207

Membro Pleno
  • Posts

    84
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Felipe Alves 2207 postou

  1. então esses dias eu tava mexendo em pré feito com um transistor fet (esquema padrão com o sinal saindo no dreno), e na saturação ele começa a deixar a crista da onda mais arredondada (parecida com a senóide da válvula/segundo harmônico), deixar ele amplificando saturado por muito tempo ajuda a diminuir a vida útil do fet????
  2. Por que a distorção da guitarra não danifica o circuito amplificador de áudio?? eu refiro aquele circuito distorcedor que é acionado pelo botãozinho de drive....
  3. Nas conexões de saída de uma mesa de som do tipo ''master out'', qual seria aproximadamente o valor máximo da tensão rms que sai dela?? Os amplificadores operacionais das mesas quase sempre são alimentados com 15v simétricos, e isso permitiria um valor gigante de tensão para os padrões de áudio, vendo essas imagens do wikipedia achei meio esquisito..... Resumindo, posso considerar esses números do wiki mesmo????
  4. @Renato.88 @aphawk @Andreas Karl O que vcs acham de ''fazer um regulador'' tipo esse da imagem, ignorando a questão da praticidade de um regulador já pronto (fisicamente falando: poucos componentes externos e tamanho reduzido) a estabilidade seria boa ou pelo menos próxima de um 78xx da vida usando poucos componentes ? (OBS. eu sei que um 78xx da vida tem vários transistores com diferentes funções dentro dele kkkkk)
  5. @Andreas Karl Na verdade até o reguladores lineares estão esquisitos, por isso vou colocar o boost de corrente já para evitar problemas futuros. BD139 e 140 o pessoal tá correndo deles ultimamente. Comprei alguns em uma loja da Shoppe da Indonésia e eles me parecem serem bons, até esses dias era 10 reais a unidade kkkkk
  6. @Andreas Karl Procurei na proesi e não achei esse transistor do datasheet, e mesmo se achar por aqui, não me passa confiança de ser um componente de boa qualidade.
  7. @Andreas Karl Interessante estou correndo do ruído branco também kkkkkk
  8. Pessoal usando um regulador da linha 78xx junto com um transistor para aumentar a corrente de saída, piora o Ripple Rejection do conjunto?
  9. O certo mesmo era você descobrir o modelo do CI amplificador de saída da plaquinha decodificadora. Assim você procura o datasheet dele e descobre quais são os pinos de entrada de áudio. E dali você puxaria para a entrada da TPA.
  10. Bom pessoal eu gostaria de saber se o filtro pi faz muita diferença (positiva) em uma fonte simétrica para áudio.
  11. Pessoal eu gostaria de comprar um transformador para um amplificador, como eu sei do rendimento do mesmo, gostaria de ter uma noção de qual transformador comprar em relação a corrente. Vejam só: a tensão do secundário em tese tem 24vac e a corrente de 5A ou seja, 120VA. Já após a retificação, os 24vac vão para aprox 33vdc com a mesma corrente de 5A e aí são 165w. Qual dessas potências devo considerar ?
  12. @.if Interessante, eu procurei muito na internet o modelo em si, e só achei dois vídeos péssimos, por isso desisti kkkkk de procurar. Aliás, eu até comprei o aparelho, porém o maldito do vendedor do Aliexpress resolveu cancelar a venda por que não tinha mais o produto em estoque,o problema é que na lista de produtos dele está lá o produto, porém mais caro kkkkkkkkkkkkk
  13. Bom pessoal eu achei um gerador de funções do tipo DDS de 8 bits bem barato, ele vai até 5Mhz (embora eu não use frequências acima de 500Khz). Gostaria de saber se pelo fato dele ser de apenas 8 bits, até qual frequência em tese ele pode gerar um sinal senoidal bonito levando em consideração somente essa limitação.
  14. @aphawk @aphawk Eu ainda vou tentar extrair alguma solução para a minha gambiarra, eu vou usar outro amp op como ''pré amp inversor '' ganho 1 mesmo, e vou jogar a saída dele no circuito acima na entrada inversora. No Multsim resolveu o problema de atenuar as frequências baixas vamos ver na vida real. Eu vou tentar fazer pré com o TL072 que me parece ser original, se der certo e pouco ruído, eu compro outro NE5534 faço esse pré de novo kkkkkk.
  15. @aphawk Eu imagino, e provavelmente eu vou montar um circuito convencional com fonte simétrica de verdade sem gambiarras kkkk, sendo do Elliott então vou guardar com carinho kkkk
  16. Funcionou pessoal,com algumas ressalvas, montei conforme o @MOR indicou com exceção do TL082 que foi trocado por um NE5534 e do capacitor de 470pf. A corrente de repouso com ele frio ficou entre 50 e 60mA aproximadamente. O resistor que vai entre o divisor de tensão e o terra é essencial, sem ele fica um ruído bem chato, porém, ao coloca-lo o ruído some. O problema é que, ao ligar um potenciômetro para regular o volume, ele vira um controle de tom, ao abaixar o volume somem as frequências altas e passam somente as baixas, ao abrir o volume no máximo os agudos aparecem. Já pensei, em algumas possibilidades para resolver, porém em quase todas eu precisaria de mais um op amp, e pelo fato do NE5534 ter um ruído muito baixo não queria acrescentar outro para tentar resolver isso, aumentando assim o ruído. Observação: a carga usada foi de aproximadamente 10 ohms. O sinal eu acredito que ficaria um pouco mais alto, o nível celular não conseguiu clipar a onda.
  17. @alexandre.mbm O que eu adicionei foi o divisor de tensão R1 e R2, o C3 para bloquear a tensão dc e o a rede zobel com R10 e C4, no circuito original era alimentado com +/-9v e o valor de R9 e R8 era 4k7.
  18. @aphawk A minha ideia era colocar pelo menos uns 350mVrms ''de pico'' na carga, isso já é suficiente para mim. Na verdade eu vou usar um NE5534 que aparentemente é original (comprei na indonésia kkkk), vou montar esse circuito na vida real agora é só esperar pelos componentes. @MOR Simulei e funcionou bem, até demais, vamos ver na prática qual será o resultado, como dito anteriormente a minha ideia é jogar aprox 350mVrms na carga. No simulador chegou a passar de 1vrms então a chance de dar certo é grande.
  19. Bom pessoal, o circuito abaixo é uma adaptação de um circuito que funcionava com fonte simétrica de +/-9vdc para funcionar com fonte assimétrica de 9V, procurei mas não achei na internet alguma coisa a nível de calculo relacionado para esse circuito em específico que usa dois diodos e dois resistores.Como calculo o valor dos resistores R9 e R8 (na imagem eles estão com valores aleatórios)?. E sobre o os 4,5v dc que está entre os diodos ele influência em algo?.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...