Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

luizfelipecss

Membro Júnior
  • Posts

    10
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

5
  1. Aqui na UFRJ, cerca de 70% das vagas de mestrado são da área de Sistemas de Potência. Isso é verdade, mas o projeto de controle de um motor toma o PWM, por exemplo, como tido. O projeto vai mais pela direção do que e como você precisa controlar. Um controle de eólica, por exemplo, o modelo é bem complexo e o controle tem que levar tudo em consideração, inclusive abrir mão da geração se os ventos estiverem muito fortes. A Eng. Elétrica tem um pedaço grande que pode usar os microcontroladores, mas geralmente o pessoal já compra o projeto do controlador feito, e só usa as funcionalidades disponíveis.
  2. Estou usando um delfino f28377s, no caso dois. Ai já vai sobre meu projeto de mestrado, o negócio não é o controle. Estou fazendo um simulador por análise nodal, então minha planta está escrita de forma matricial e minha resolução tem que caber num tempo em que interstep switching não vá me prejudicar. Estava também analisando a possibilidade de usar o FAMNAM para isso, mas não consegui tempo em que as constantes de Pejovic vão ser acuradas o suficiente. Nós aprendemos tudo isso, mas sem a implementação de microcontrolador. Toda a teoria é estudada, se você for usar na sua vida, você aprende a implementação como optativa. E não necessariamente o controle de um PID tem que ser feito por MCU na mão. Tem varios programas, nós estamos mais preocupados em calcular ganhos, discretizar plantas, etc. E estudo de alta potência não necessariamente precisa de microcontrolador. Não se precisa de microcontrolador para projetar uma linha de transmissão, calcular o campo magnético de um motor... A engenharia elétrica é bem vasta, existe espaço pra microcontrolador, mas não é perto de ser a maioria. adicionado 8 minutos depois @aphawk , Só para adicionar, isso é o que o pessoal de Eng. Elétrica está mais preocupado quando a gente fala de controle: Claro que esse é um caso simples já que todo mundo por aqui, na Eng., deveria saber uma discretização de um PI. Mas quando se fala em planta, a coisa pode ser muito mais complicada. (Imagem retirada do meu projeto da disciplina) adicionado 19 minutos depois Bom, qualquer dúvida mais teórica, que eu saiba, eu posso tentar ajudar. Mas acho que o pessoal aqui tá muito mais cascudo que eu. adicionado 29 minutos depois Sou da COPPE-UFRJ, estou fazendo sobre simulação em tempo real. Meu companheiro aqui tá com a parte de FPGA e eu devo integrar isso ao CPU do PC e ao GPU. Só vi a mensagem agora.
  3. @Bommu Perneta , Ambos são verdades, você pode passar Eng. Elétrica sem ver microcontrolador e não vai nem sentir falta. Mas controlar motores elétricos necessitar muito controle digital, passando por microprocessadores. A área de Sistemas de Potência, que lidam com geração, distribuição e transmissão, realmente não vê muito dessa área. A parte de controle e eletrônica de potência, vê bastante. Tem uma parte da Engenharia Elétrica só virada para automação por aqui.
  4. @Bommu Perneta Na verdade não, eu tenho meu TI desde a graduação. Na parte de eletrônica de potência é um must, pela necessidade de controle. PWM é algo muito estudado em elétrica.
  5. Sou aluno de mestrado em Eng. Elétrica, tenho acesso a esses equipamentos. E PWM já está no sangue, minha aula sobre Aplicação de Microprocessadores me ensinou bastante sobre interrupções, e meu projeto foi de simulação de um boost(conversor DC-DC) com um controlador PI. Então tive que usar PWM da minha placa da TI justamente para isso. Inclusive estou medindo tempo de interrupção dela nesse momento.
  6. A todos, uma pergunta: Como eu programo em C no arduino? É pela própria IDE? Consegui um arduino emprestado enquanto o meu dá a volta ao mundo. Existe algum site grande de exemplos pra isso? No caso é um ATMEGA328P, vou procurar o datasheet e o manual, mas queria realmente saber como faz pra interagir com ele pra num futuro não depender do arduino(que é meu objetivo principal). Luiz Felipe
  7. @aphawk , Tava procurando aqui sobre os modulos ESP8266 e queria saber uma opinião. O que eu devo comprar essas mais parrudas, como a NodeMCU ESP-12E ou o básico como ESP-12E e me virar com solda e implementação? Se eu quiser apenas controlar um relé, eu consigo com uma 12E fazendo as conexões corretas, usando fonte e tal? To tentando fazer um carrinho no Aliexpress pra fazer uma boa compra enquanto eu dependo do Arduino que peguei emprestado de um amigo. Como não estou por dentro de preços, não sei quanto gastar ou o que vale a pena ou não. Eu tenho a impressão que dá pra comprar o mais básico de tudo e montar a mesma coisa que o completo, só tendo mais trabalho, mas não sei mensurar esse trabalho em reais para ver se é mais viável comprar ele pronto.(Essa é a minha principal questão) Luiz Felipe.
  8. Isso é genial! Isso era outra dúvida que eu tinha. Vou tentar variar um pouco. Estou fazendo mestrado em Eng. Elétrica e estou trabalhando com ele usando pra simulação embarcada. Um delfino f28377s e é isso que me fez cair nesse mundo. @aphawk Eu esbarrei com isso na minha pesquisa, tava querendo entender. Não é necessario embarcar um arduino inteiro quando se tem um desse? Ouvi falar também de app pra celular, ou pagina em browser, é simples fazer isso? (Tenho conhecimento de html e javascript)
  9. @aphawk Sobre o que comprar, o que você julga necessário comprar para começar e quais lojas são boas para pesquisar preço? Seria o arduino, protoboard, jumper, o shield de wifi e relé(esses são necessários para o projeto que pretendo fazer primeiro). Mas meu desenvolvimento seria para embarcar e deixar lá rodando. Não é caro ficar comprando arduino para largar pela casa?
  10. Boa noite, Sou novo no fórum e estou entrando nesta de microcontroladores de cabeça. Gostaria de comprar algo para começar mas não sei exatamente o que. Tenho experiência com microprocessadores da TI e gostaria de pular o Arduino para começar direto com o próprio AVR ou PIC, porém não sei em que gastar dinheiro. Logicamente terei que comprar uma protoboard, jumpers. A minha questão é sobre comprar um programador e desenvolver na própria protoboard? Comprar uma dessas placas com periféricos para me acostumar antes de tudo. Vale a pena começar não pular o arduino e comprar um kit para ele? Qualquer opinião e dica é superválida. Gostaria de algo que vai durar na minha experiência e que seja o mais versátil possível. Eu particulamente gostaria dos periféricos para testar, mas não sei se é a melhor das soluções. Além de começar com PIC ou AVR. Obrigado, Luiz Felipe.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...