×
Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Steaumpunk

Membro Pleno
  • Posts

    39
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

12

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    São Paulo
  • Sexo
    Masculino
  1. Eu peguei esta mesa de som para trocar os potenciômetros e me deparei com a seguinte situação: 1 - Na mesa de som onde separei por um retângulo com as partições 1/2/3/4 onde tem os knobs deslizantes amarelos, todos os potenciômetros são lineares (B) e são da entrada de microfone. 2 - Do lado onde tem o knob vermelho e branco são potenciômetros Logaritmos (A100K) que são do volume da saída para o amplificador e logo em cima os 3 potenciômetros que são de saída Left / Right e dos headphones são lineares (B10K). 3 - Na imagem 4 onde tem uma foto de um módulo automotivo os potenciômetros de volume são logaritmos ambos A100K. Pesquisando na internet https://www.luthieriabrasil.com.br/eletronica/potenciometros/potenciometro-alpha-eixo-longobase-pequena-para-guitarrabaixo-a500k-volume#:~:text=Os potenciômetros logaritmicos (A) fornecem,para a saída do instrumento. Sobre potenciômetros: Os potenciômetros logarítmicos (A) fornecem uma variação (de tom ou volume) inicial muito mais abrupta que os potenciômetros lineares (B) . Assim, quando você abre um pouco o potenciômetro, praticamente todo o volume (ou variação de tonalidade) já é despejado para a saída do instrumento. Já os pots lineares (B) oferecem (na forma audível) uma transição mais suave, ou seja, ao abrirmos o pot gradativamente, percebemos que o som também se altera na mesma proporção. Em resumo: Letra A – Logarítmico: É o potenciômetro que fecha praticamente todo o som logo no começo do curso do knob. Normalmente é utilizado no Volume e muitos guitarristas gostam pelo efeito que proporciona no timbre quando usado na distorção. Quando diminuímos o volume, a distorção diminui e o timbre vai ficando mais “limpo”, ou melhor, com menos distorção. Letra B – Linear: É o potenciômetro que fecha o som mais lentamente. Quando você gira o knob até a metade do seu curso, ele fechará metade do som. Normalmente é utilizado como função “Tone”. Por que os potenciômetros deslizantes amarelos são B e não A? já que o ideal para o volume é A? IMAGEM 1 IMAGEM 2 IMAGEM 3 IMAGEM 4
  2. Alguém tem algum esquema elétrico de fonte chaveada simetrica de 70 +70V por 30A ou tensão aproximada?
  3. Entendi, vou ver uma maneira de descobrir a potência do transformador, já que eu não tenho um alicate amperímetro e depois que descobrir, vou procurar outro projeto. Obrigado pessoal.
  4. só que o meu problema não é com o meu som automotivo e sim com a montagem de um amplificador classe AB onde o transformador que eu tenho não tem corrente o suficiente para alimentar a placa. O meu som automotivo está 100% ok, pois eu tenho uma fonte de 50 Amperes para o módulo de 500 RMS e o som não distorce.
  5. Eu já tenho um sistema automotivo de 500 RMS com uma fonte automotiva de 50 amperes que eu mesmo montei, até as caixas de som eu que construí, agora eu só quero montar um projeto novo para utilizar este transformador numa caixa com um alto-falante, por isso pensei que se fizesse um banco de capacitores maior aumentaria a corrente ao ponto de não deixar o som falhar. HISTÓRIA: Quando comecei a montar o meu projeto automotivo, comprei primeiro o modulo de 500W RMS e depois fui juntando os alto-falantes, caixa e no começo foi uma fonte chaveada colmeia de 10Amperes, quando eu aumentava o volume o som distorcia e falhava muito, depois de um tempo, comprei uma fonte automotiva de 50A e agora com o volume no talo o som estremece a casa inteira por que tem mais corrente no circuito. Esta é a minha dúvida. pois com se tiver muita capacitância o trafo carrega os capacitores e na hora do porradão os capacitores descarregam e mantém o som ligado, na teoria é uma coisa, mas na pratica é outra. Assim que eu achar, posto o vídeo para dar uma ideia melhor da minha dúvida, pois se der certo, dá para dobrar a tensão e corrente com capacitores.
  6. Desculpem pessoal, estava consertando uns eletrônicos aqui, fiquei sem mexer no note. CARAMBA!!!, a conversa rendeu bastante, eu escuto música Eletrônica, Rock, Hip-Hop das antigas.
  7. o trafo que eu iria usar é o da segunda imagem que está com a etiqueta de papel e que está junto com os fusíveis, ele fornece varias tensões inclusive de 48 + 48v, 2v de diferença, mas eu não sei sobre a corrente dele o quanto ele fornece, por isso a duvida de usar vários capacitores para suprir a corrente. A primeira imagem só postei porque tem o número do modelo.
  8. Olá galerinha do C.H, estou querendo montar um amplificador de 1200W RMS deste modelo aqui, e para isso teria preciso de uma fonte simétrica 50 + 50 V com corrente de no mínimo 30 amperes. Tenho uma fonte que era de um rádio mini system da Sony, mas não acho que tenha os 30 Amperes, se eu usar muitos capacitores será que aumentaria a corrente? Este é o transformador
  9. Entendi, entendi, sanou as minhas dúvidas.👍👍👍👍👍👍👍. Muito obrigado a todos que me ajudaram até aqui. Agora só falta ver na pratica quanto tempo a bateria vai durar, pois se com 12h não sumiu nenhum ponto da bateria, então vai durar mais de 24 ligado direto e para para fazer este teste vai demorar dias até eu concluir o teste, mas o resultado já está mais que satisfatório.
  10. É só as teclas ou os comandos estão invertidos?
  11. TOPzera, na verdade ORIGINAL dele é 3 pilhas alcalinas AA = 4,5V, eu coloquei 3 pilhas AA recarregáveis e como as pilhas recarregáveis são 1,2v não preenche todo o display da bateria e mesmo com a bateria de celular que também não preenche todo o display da bateria mesmo assim se mostra muito mais durável do que as pilhas recarregáveis, eu quero ver qual é o mínimo de tensão que o multímetro se mantém ligado e fazer o comparativo. Não sei qual destas duas imagens se aplica melhor a bateria de celular, se a bateria se mantém com a mesma carga tendo alguma tolerância de 5 ou 10% na tensão até chegar a 80 ou 100% para descarregar por completo ou se ela vai caindo a tensão gradativamente conforme o uso.
  12. Daqui a 10 min completa 13 horas ligado direto, eu acho que passando mais de 12 horas está bom já que um smartphone ligado e em uso não dura tudo isso.
  13. Estou há 12 horas com o multímetro ligado direto só para fazer o teste de durabilidade da bateria, do mesmo jeito que comprei a bateria que já estava com 3,85V, adaptei ela sem dar uma nova carga, usei poucas vezes em bancada, só deixei ligado mesmo e tomando cuidado para que ele não desligasse automaticamente, até agora se mostrou bem eficiente com esta troca. Início do teste estava com 3,85v de carga, depois de 12 horas e 34 min ligado direto 3,75V. Qual a opinião de você? São 3350mAh
  14. Sim, Sim eu entendi perfeitamente, vou fazer isso assim que eu achar a chave ideal e do tamanho pequeno para adaptar. até agora estou com o multímetro ligado por 6 horas e a bateria não arriou nem um ponto. Quando eu adaptei a bateria ela já estava com carga, eu nem deixei carregando.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!