Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RK Robson

Membro Júnior
  • Posts

    14
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Caraca, que bom que pedi ajuda aqui antes de comprar, quase me dou mal! Vejo que já tem alguma experiência com isso, qual me indicaria para ao menos carregar minha bateria após carregada manter em paralelo em uma fonte 12v para manter minhas câmeras ligadas caso acabe a energia?
  2. Boa tarde, Sabem me dizer se um aparelho desse resolveria a questão da carga da bateria e disponibilidade de energia mesmo com as fontes desligadas caso eu conecte uma fonte 12v no local que conectaria um painel solar?
  3. Cara, acho que uma boa solução pra você um relé 12v ou (se achar um barato) um relé 127v contato seco mesmo, onde ele ficaria sempre ligado e caindo a rede ele comutaria e faria "sentir" a falta de energia como solicitou. Para economizar espaço e fazendo com o que já tenho, no seu caso eu pegaria um Sonoff mini r2 e modificaria a placa dele para ""secar"" o relé. @.if Na ponta desses 15m só teria um roteador e uma lâmpada, esse seria o maior ramo. 15A seria a disponibilidade de corrente total do sistema, não exatamente correria tudo isso por um cabo só. Para resolver a perda que pensei num buck na ponta e uma rede mais alta.
  4. @Mega Blaster Então, a curto prazo seria uma boa solução usar luminárias, mas tenho uma série de más experiências com elas pois a bateria sempre vicia, não gosto da durabilidade delas para uso de emergência. Minha ideia é passar cabos paralelos de 1mm que já tenho nas canaletas que passam cabo de rede pela casa, então é uma instalação simples e sem custo. Não gostaria de utilizar nobreak pois achei o valor elevado para uma carga tão pequena, cerca de 300 reais um mais simples. Como já tenho bateria e preciso de uma fonte para carregá-la, gostaria de comprar uma que me desse essa possibilidade de uma rede 12v com bateria; meu custo seria só essa solução que mantivesse a bateria carregada e usasse a mesma quando faltar energia. Acho honesto pagar até 150 reais nisso se tiver uma confiabilidade boa e não me der muito trabalho, mas se não existir tal solução, quanto mais trabalho me der mais barato tem que ser kkk Sobre a carga (vou chamar de aparelhos para evitar confusão com carregamento) acredito que 5A seria suficiente, 10A me permitiria um uso mais amplo e 15A seria a opção com maior tranquilidade para utilizar a mesma solução por muito tempo sem mexer no sistema. Claro que sei que mudaria o preço e a dificuldade de achar/fazer, então entre 10 e 15 seria só se fosse tão fácil quanto de 5A, caso contrário 5 está ótimo. (Não pretendo usar PC no sistema, só uso notebooks e celulares). Na minha rua há alguns problemas ocasionais de queda (parece que por sobrecarga) e as vezes há sobrecarga interna que ocasiona em queda da chave do padrão (a rede de entrada da minha casa é longa e subterrânea, no momento não compensa aumentar a carga instalada para resolver isso) essa rede paralela me permitiria iluminar a casa e manter a internet para não interromper trabalhos em andamento (somos 3 pessoas trabalhando em home office sem horário fixo) Isso me deixou curioso, qual a companhia da sua região? Na conta da CEMIG não há tal indicação. Pensei nisso e seria uma boa solução, e gastar energia não seria problema pois daria para usar uma fonte de boa corrente, poderia me falar melhor como faria? Ex. se conseguisse uma fonte cm todas essas funções, o sistema ficaria assim: Tomada > carregador de bat. 12v/ bat. / fonte 12v > aparelhos Com o conversor seria melhor assim: Tomada > fonte 12v > step up 14,4v corrente controlada > diodo > bat. > diodo > step down 12v > aparelhos ou assim: Tomada > fonte 13,7v > bat. / step down 12v > aparelhos Ou ainda: Tomada > fonte 13,7v / bat. > step down 12v junto de cada aparelho E tem também a opção de a linha ser levantada par 24v para transporte e abaixada no fim da linha, mas acho que não será necessário visto que não devo passar os fios em mais que 15m.
  5. Boa tarde meus caros, Estou com a ideia de montar um sistema de alimentação 12v paralelo ao 127v, com o intuito de alimentar tudo que seja 12v em um sistema só e que funcione sem energia da rede (também quero colocar lâmpadas 12v em alguns pontos para iluminar em falta de energia) Essa ideia surgiu quando estava estudando uma forma de manter meu CFTV ligado em quedas curtas de eletricidade, e percebi q seria interessante ligar outros aparelhos como roteador e lâmpadas para isso. O problema é que meu conhecimento na área é limitado, não conheço nenhum aparelho que possa me ajudar a fazer essa rede ter 12v (estável ou um pouco acima para cobrir quedas) com uma boa corrente e que consiga carregar uma ou mais baterias 12v7a (que precisam de mais de 12v para carregar) e ainda utilizar da energia dessa para alimentar o sistema caso a fonte desligue. Dentro do que pesquisei encontrei fontes que são acopladas diretamente na bateria com uma saída P4, mas q saída delas é acima de 12v e a corrente baixa (cerca de 2A) e também vi arranjos de diodo que permitem interligar fontes 13,5v com saída mais próxima de 12v, mas essas não teria o correto cuidado com as tensões de carga da bateria. Também vi como uma possível solução um sistema com 24v e conversores para cada aparelho, mas para 4 a 6 aparelhos não sei se compensaria economicamente. Enfim, acham que seria viável com pouca complexidade montar uma rede de corrente continua com "no break" para minha residência? Se sim qual melhor opção? (Claro, olhando o custo-benefício também )
  6. Ficou claro pra mim! Pretendo ligar na mesma fonte do microcontrolador, em paralelo com o microcontrolador, provavelmente mais de um relé cada um chaveado por um transistor. Sendo a mesma fonte, faz alguma diferença essa proteção?
  7. @Sérgio Lembo Boa tarde, acabei deixando para olhar com mais tempo e fui atrás dos componentes certos na minha cidade sem sucesso, só havia PNP no único lugar que achei. Resolvi então comprar na internet, junto com o restante dos componentes q eu vá precisar para aproveitar a entrega. Agora estou listando os componentes necessários, e achei em um link uma forma de proteger o circuito usando optoacoplador, mas nunca havia visto esse componente; Sabe se faz mesmo diferença, se é benéfico, e qual a diferença dele para o transistor? Pois procurei muito e pelo que li ele somente poderia acionar o relé, pois funciona como transistor, mas não vi nenhum projeto utilizando dessa forma... Dando uma olhada no datasheet do componente vi que as correntes são baixas, talvez seja por isso mas não sei exatamente o que determina o limite de corrente na saída.
  8. Boa tarde! Preciso utilizar ativado por um arduino um relé chaveado com um transistor, tenho tanto relé 5v quanto de 12v, mas não consegui calcular os resistores certos. Só consegui encontrar na internet transistores 547/548, e na minha cidade só achei BC 327. Alguém pode me ajudar com o circuito para esses dois relés? Não consegui com vários testes que fiz aqui, e como tenho esses componentes em mãos queria utilizá-los se possível
  9. @rodrigo.dcvieira a curto prazo, entre 100 e 200 reais, e consigo juntar entre esse valor a cada dois meses se não houver imprevistos... Andei olhando sobre a placa, e vi que suporta outros processadores melhores, então se eu futuramente fosse investindo e deixasse com 8 GB de memória, trocasse o processador, colocasse uma placa de vídeo (mais simples como no link do tópico abaixo), quem sabe até um SSD, ela seguraria por mais alguns anos (claro, se nada der problema, mas isso só adiantaria algum possível upgrade). Como disse acima, encontrei um tópico de um usuário com uma placa igual a essa, e nele tem uma lista dos processadores suportados: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1296408-melhor-processador-para-g41t-m7/ . Mas realmente não sei como está o mercado hoje, se acho peças baratas e confiáveis (vi algumas em sites como mercado livre e olx, mas não sei se confio comprar) ou se é melhor contar com peças novas, ou partir logo pra outro aparelho.
  10. Olá. Não sou muito experiente aqui e espero estar postando no lugar certo. Nesse período de quarentena estou tendo que encarar um problema que há tempos adio: A melhoria no meu computador doméstico. Uso ele para estudar e vez ou outra entretenimento, como jogos leves e streaming, e usando pouca coisa de cada vez ele tem dado conta. Porém agora estou tendo que usar para muitas tarefas ao mesmo tempo, e ele tem me deixado na mão. A configuração dele é: Mobo: ecs g41t-m7 Processador: Pentium dual core e5500 2.80ghz Memória: ddr3 dual channel 240 pinos (atualmente com 1x 2GB) Possíveis clocks: 800, 1066, 1333 Memória máxima/qtdade de slots: 8GB, 2 Fonte: Qbex KY-500ATX Disco rígido: HD502HJ Samsung 500 GB Estou pensando em melhorar a memória, colocando dois pentes de 4GB, ou mesmo um pente só se não achar um preço em conta nesse momento, pois acho que seria o upgrade mais simples e que faria mais diferença no momento. Minha dúvida é: Será que compensa mesmo eu investir nessas configurações, ir melhorando pouco a pouco (quem sabe até colocar uma placa de vídeo um dia?), ou pelo menos melhorar algumas coisas pra deixá-lo mais fluente ou seria desperdício de dinheiro, e seria melhor investimento comprar um notebook parcelado e depois de formado monto um melhor?
  11. Entendi, mas minha bomba é daquelas submersas, se eu não me engano chama-se bomba sapo, ela fica no fundo do poço (assim como a válvula e por vezes nós mesmos ) então se for necessário creio que deve haver uma na própria bomba. O que acontece é que a cisterna anda meio vazia, por consequência da pouca chuva que estamos tendo por aqui, e ela é a única fonte de água do sítio. Então coloco ela pra encher a caixa de água ou a piscina, e se parar de cair água e se eu não perceber que parou de cair água, em alguns minutos ela queima. Para colocar esse fluxostato, pensei em colocar um relé que tenho aqui, acho que acionaria o alarme tranquilamente. Quando a água acaba, a bomba para mesmo, então só de não ter mais água na mangueira acionaria o alarme, é mais ou menos isso que quero, não sei se necessita muito conhecimento de hidráulica não, pois e pressão de água que me interessa é só dois estados, correndo água e não correndo. Pelo que entendi do anúncio ele tem várias funcionalidades, entre elas Arduinos.. mas mesmo sendo fraquinho creio q consegue acionar um relé pequeno, será que não? Me agradou bastante o preço dele.
  12. O problema é que não sei qual fluxostato usar, sou leigo no assunto e pelo que vi a maioria só funciona com arduino ou sistemas digitais, precisaria só de um chaveamento mesmo. Essa válvula de poço, deu uma lida no google aqui e não entendi muito bem a utilidade pra essa situação em si. Como poderia me ajudar? Desde já obrigado a todos. Andei pesquisando aqui no mercado livre e me parece que o que preciso é algo assim, será que se comprar esse consigo fazer tal projeto?
  13. No caso como escolho um? Por hora estava pensando em colocar uma sirene mesmo, semelhante àquela de ré de caminhão, então precisaria só de um fluxostato que fechasse um contato ou algo assim, com um desses em mãos eu pensaria num circuito, com um relé ou o que desse mais certo. adicionado 1 minuto depois Não me atenderia, seria muito complicado de instalar no fundo da cisterna e sairia mais caro pra mim. adicionado 25 minutos depois O problema é que não sei qual fluxostato usar, sou leigo no assunto e pelo que vi a maioria só funciona com arduino ou sistemas digitais, precisaria só de um chaveamento mesmo. Essa válvula de poço, deu uma lida no google aqui e não entendi muito bem a utilidade pra essa situação em si. Como poderia me ajudar? Desde já obrigado a todos.
  14. Boa tarde. Primeiramente devo informar que sou novo aqui, é meu primeiro post então me desculpem qualquer erro ou equívoco. Necessito de um projeto que desligue um disjuntor ou ao menos dispare um alarme quando acabar a água de uma cisterna, pois já ocorreu de queimar a bomba da mesma várias vezes por falta de água. Tentei sem sucesso encontrar um fluxostato para colocar na mangueira, e quando não fluisse mais água ele disparasse um alarme, mas sou leigo nisso e pelo visto não encontro pra comprar pronto. Qual seria a melhor solução?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...