Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RK Robson

Membro Júnior
  • Total de itens

    9
  • Cadastrado em

  • Última visita

  • Qualificações

    0%

Reputação

1

Informações gerais

  • Cidade e Estado
    Betim MG
  • Sexo
    Masculino
  1. Ficou claro pra mim! Pretendo ligar na mesma fonte do microcontrolador, em paralelo com o microcontrolador, provavelmente mais de um relé cada um chaveado por um transistor. Sendo a mesma fonte, faz alguma diferença essa proteção?
  2. @Sérgio Lembo Boa tarde, acabei deixando para olhar com mais tempo e fui atrás dos componentes certos na minha cidade sem sucesso, só havia PNP no único lugar que achei. Resolvi então comprar na internet, junto com o restante dos componentes q eu vá precisar para aproveitar a entrega. Agora estou listando os componentes necessários, e achei em um link uma forma de proteger o circuito usando optoacoplador, mas nunca havia visto esse componente; Sabe se faz mesmo diferença, se é benéfico, e qual a diferença dele para o transistor? Pois procurei muito e pelo que li ele somente poderia acionar o relé, pois funciona como transistor, mas não vi nenhum projeto utilizando dessa forma... Dando uma olhada no datasheet do componente vi que as correntes são baixas, talvez seja por isso mas não sei exatamente o que determina o limite de corrente na saída.
  3. Boa tarde! Preciso utilizar ativado por um arduino um relé chaveado com um transistor, tenho tanto relé 5v quanto de 12v, mas não consegui calcular os resistores certos. Só consegui encontrar na internet transistores 547/548, e na minha cidade só achei BC 327. Alguém pode me ajudar com o circuito para esses dois relés? Não consegui com vários testes que fiz aqui, e como tenho esses componentes em mãos queria utilizá-los se possível
  4. @rodrigo.dcvieira a curto prazo, entre 100 e 200 reais, e consigo juntar entre esse valor a cada dois meses se não houver imprevistos... Andei olhando sobre a placa, e vi que suporta outros processadores melhores, então se eu futuramente fosse investindo e deixasse com 8 GB de memória, trocasse o processador, colocasse uma placa de vídeo (mais simples como no link do tópico abaixo), quem sabe até um SSD, ela seguraria por mais alguns anos (claro, se nada der problema, mas isso só adiantaria algum possível upgrade). Como disse acima, encontrei um tópico de um usuário com uma placa igual a essa, e nele tem uma lista dos processadores suportados: https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1296408-melhor-processador-para-g41t-m7/ . Mas realmente não sei como está o mercado hoje, se acho peças baratas e confiáveis (vi algumas em sites como mercado livre e olx, mas não sei se confio comprar) ou se é melhor contar com peças novas, ou partir logo pra outro aparelho.
  5. Olá. Não sou muito experiente aqui e espero estar postando no lugar certo. Nesse período de quarentena estou tendo que encarar um problema que há tempos adio: A melhoria no meu computador doméstico. Uso ele para estudar e vez ou outra entretenimento, como jogos leves e streaming, e usando pouca coisa de cada vez ele tem dado conta. Porém agora estou tendo que usar para muitas tarefas ao mesmo tempo, e ele tem me deixado na mão. A configuração dele é: Mobo: ecs g41t-m7 Processador: Pentium dual core e5500 2.80ghz Memória: ddr3 dual channel 240 pinos (atualmente com 1x 2GB) Possíveis clocks: 800, 1066, 1333 Memória máxima/qtdade de slots: 8GB, 2 Fonte: Qbex KY-500ATX Disco rígido: HD502HJ Samsung 500 GB Estou pensando em melhorar a memória, colocando dois pentes de 4GB, ou mesmo um pente só se não achar um preço em conta nesse momento, pois acho que seria o upgrade mais simples e que faria mais diferença no momento. Minha dúvida é: Será que compensa mesmo eu investir nessas configurações, ir melhorando pouco a pouco (quem sabe até colocar uma placa de vídeo um dia?), ou pelo menos melhorar algumas coisas pra deixá-lo mais fluente ou seria desperdício de dinheiro, e seria melhor investimento comprar um notebook parcelado e depois de formado monto um melhor?
  6. Entendi, mas minha bomba é daquelas submersas, se eu não me engano chama-se bomba sapo, ela fica no fundo do poço (assim como a válvula e por vezes nós mesmos ) então se for necessário creio que deve haver uma na própria bomba. O que acontece é que a cisterna anda meio vazia, por consequência da pouca chuva que estamos tendo por aqui, e ela é a única fonte de água do sítio. Então coloco ela pra encher a caixa de água ou a piscina, e se parar de cair água e se eu não perceber que parou de cair água, em alguns minutos ela queima. Para colocar esse fluxostato, pensei em colocar um relé que tenho aqui, acho que acionaria o alarme tranquilamente. Quando a água acaba, a bomba para mesmo, então só de não ter mais água na mangueira acionaria o alarme, é mais ou menos isso que quero, não sei se necessita muito conhecimento de hidráulica não, pois e pressão de água que me interessa é só dois estados, correndo água e não correndo. Pelo que entendi do anúncio ele tem várias funcionalidades, entre elas Arduinos.. mas mesmo sendo fraquinho creio q consegue acionar um relé pequeno, será que não? Me agradou bastante o preço dele.
  7. O problema é que não sei qual fluxostato usar, sou leigo no assunto e pelo que vi a maioria só funciona com arduino ou sistemas digitais, precisaria só de um chaveamento mesmo. Essa válvula de poço, deu uma lida no google aqui e não entendi muito bem a utilidade pra essa situação em si. Como poderia me ajudar? Desde já obrigado a todos. Andei pesquisando aqui no mercado livre e me parece que o que preciso é algo assim, será que se comprar esse consigo fazer tal projeto?
  8. No caso como escolho um? Por hora estava pensando em colocar uma sirene mesmo, semelhante àquela de ré de caminhão, então precisaria só de um fluxostato que fechasse um contato ou algo assim, com um desses em mãos eu pensaria num circuito, com um relé ou o que desse mais certo. adicionado 1 minuto depois Não me atenderia, seria muito complicado de instalar no fundo da cisterna e sairia mais caro pra mim. adicionado 25 minutos depois O problema é que não sei qual fluxostato usar, sou leigo no assunto e pelo que vi a maioria só funciona com arduino ou sistemas digitais, precisaria só de um chaveamento mesmo. Essa válvula de poço, deu uma lida no google aqui e não entendi muito bem a utilidade pra essa situação em si. Como poderia me ajudar? Desde já obrigado a todos.
  9. Boa tarde. Primeiramente devo informar que sou novo aqui, é meu primeiro post então me desculpem qualquer erro ou equívoco. Necessito de um projeto que desligue um disjuntor ou ao menos dispare um alarme quando acabar a água de uma cisterna, pois já ocorreu de queimar a bomba da mesma várias vezes por falta de água. Tentei sem sucesso encontrar um fluxostato para colocar na mangueira, e quando não fluisse mais água ele disparasse um alarme, mas sou leigo nisso e pelo visto não encontro pra comprar pronto. Qual seria a melhor solução?

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Redes-Wi-Fi-capa-3d-newsletter.png

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!