Estou criando um jogo da velha, inicializei uma matriz de 3x3 e quero saber como posso inserir os dados nela.
O usuário ira digitar um número de 1 a 9 (uma casa do jogo), supondo que ele digitou o número 5, como posso como posso adicionar um valor (X ou O) no campo [1][1] da matriz?
Pensei em criar um vetor e depois colocar os valores dele na matriz porém vou usar essa matriz em outros 2 funções e e precisaria transformar ela de vetor pra matriz nas outras 2 também, como posso inserir os dados diretamente na minha matriz?
import java.util.Scanner;
public class Main {
public static void showGame(int[] game){
int[][] plays = {{game[0], game[1], game[2]}, {game[3], game[4], game[5]}, {game[6], game[7], game[8]}};
for(int x = 0;x < 3;x++){
for(int y = 0; y < 3;y++){
System.out.print(plays[x][y] == 0 ? " | " : (plays[x][y] == 1 ? "X" : "O") + " | ");
}
System.out.println();
}
}
public static void main(String[] args) {
Scanner read = new Scanner(System.in);
int[] game = new int[9];
int currentCel;
for(int x = 0;x < 9;x++){
System.out.printf(x % 2 == 0 ? "X: " : "0: ");
currentCel = read.nextInt();
while(game[currentCel-1] != 0 || currentCel > 9 || currentCel < 1){
System.out.printf("Invalid cell, try again: ");
currentCel = read.nextInt();
}
game[currentCel-1] = x % 2 + 1;
showGame(game);
}
}
}