O técnico acabou de sair aqui de casa, depois de quase 3 horas de atendimento. Expliquei pra ele o problema, fizemos o teste no notebook dele usando a rede da minha casa e ele viu o problema que estava ocorrendo. Um superior dele especializado começou acessar o notebook dele remotamente e foi fazendo vários testes no prompt de comando. Infelizmente não entendo nada disso então não consigo passar muitas informações sobre o que aconteceu, mas ele realmente verificou que tem um problema, ficou fazendo vários comando de coisas de IP e o o IP 64.209.11.18 realmente está relacionado de alguma forma, porque ele o tempo esgotava depois desse IP. Ele chegou a usar um IP fixo de São Paulo e os downloads passaram a ocorrer de forma normal, aí quando voltou pro normal travava de novo.
No final das contas eles viram que não ia dar pra resolver, mas abriram um chamado interno deles e me falaram que em até 48 horas eles vão dar alguma resposta, mas não necessariamente conseguir solucionar o problema dentro deste prazo. Espero que isso realmente seja passado pra frente e resolvido o mais rápido possível