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gcleite96

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  1. Entendi. Obrigado @felipecardoso9! Eu teria que configurar essas VLAN's manualmente então né, se fosse o caso? Só uma curiosidade: o fato de eu ter uma conexão cabeada a mais (desse Technicolor ao roteador como AP) me faz perder muita velocidade? Porque eu não consigo chegar na minha banda contratada (100 Mbps) quase nunca, mesmo por cabo, do jeito que está. Direto no Technicolor recebo 90, 95 Mbps fácil. Mas pelo AP (por cabo) recebo no máximo 70 Mbps. Isso era esperado?
  2. Bem, não estou muito acostumado com internet via fibra óptica e portanto surgiu uma dúvida aqui após a instalação feita pela OI. A instalação é a seguinte: um cabo de fibra óptica chega até a minha casa e se conecta num aparelho da Alcatel-Lucent (que eu descobri ser um ONT - Optical Network Terminator). Dele sai um cabo Ethernet que se conecta a um outro aparelho, da Technicolor, através de sua porta WAN. Deste aparelho saem dois cabos Ethernet para dois pontos de TV e mais dois cabos para roteadores funcionando como Access Points (o Wi-Fi desse Technicolor é terrível). A dúvida é a seguinte: apesar do técnico da OI ter chamado este aparelho da Technicolor de "modem" (e ele de fato pode servir de modem DSL, segundo o manual), na atual configuração daqui de casa, ele está funcionando é como router, correto? Sendo assim, posso trocá-lo por um roteador melhor, dispensando portanto o uso de um dos Access Points (que está literalmente do lado)? Haveria algum problema quanto às televisões? Caso alguém já tenha feito este tipo de configuração ou saiba de um artigo/tópico que cobre este assunto, eu seria eternamente grato.
  3. Sim, moro em prédio. De fato, isso pode ser um problema, apesar que já verifiquei quais são os melhores canais aqui. Não sei se entendi bem. Então é normal não conseguir acessar o roteador principal (aquele com o DHCP ligado) através de dispositivos conectados aos Access Points? Não. Posso tentar providenciar isso. Apesar que até o momento a situação da minha internet está estável. Aparentemente, resetar e reconfigurar o modem pode ter funcionado.
  4. Obrigado a todos pelas respostas. Pra ser sincero, achei a discussão proveitosa e interessante, mesmo para uma pessoa que não é desse ramo, como é o meu caso. Em relação ao tópico, eu havia esquecido de mencionar algo importante: anteriormente, estes dois roteadores que mencionei estavam configurados como Access Points e ligados ao tal modem pelas portas LAN, com os DHCP Servers desligados, etc. E mesmo assim eu tinha esse problema: a internet frequentemente caía. Foi por isso que busquei outra solução. Li em algum lugar sobre esse modo de configurar sub-redes e o tentei fazê-lo, mas provavelmente de maneira equivocada. Enfim, já voltei à configuração original e estou observando como a rede se comporta novamente. Como mencionou o @Shaman93, às vezes é uma questão da própria provedora aqui de casa. Eu resetei o modem também e o reconfigurei pelo próprio wizard da OI. À pedidos do @arfneto, vou tentar detalhar algumas coisas: Em relação ao modo como a internet "cai", normalmente está associado somente com o Wi-Fi. Algumas vezes os aparelhos conectados via cabo aos roteadores continuam funcionando, enquanto aparelhos conectados via Wi-Fi aos mesmos roteadores não funcionam. Mas isso não é regra. Como eu disse anteriormente, parece algo bem aleatório à princípio. Agora, não consigo te dizer o motivo específico que faz a internet cair (falhar ao renovar IP, não conseguir acesso ao gateway, etc.). Algo que eu acho estranho, porém, é o fato de eu não conseguir acessar o gateway padrão por um PC conectado nos roteadores funcionando como AP's. Eu achava que uma das funções dos AP's era justamente fazer essa ligação, mas posso estar enganado. Quando eu me refiro ao modem da OI (Technicolor TG784n v3) como sendo ruim, são por dois motivos: 1- Ele não me deixa configurá-lo como bridge, o DHCP dele é ligado por padrão e não há como desativá-lo. 2- O Wi-Fi dele é péssimo, não tem alcance nenhum e não é dual band (aqui no meu apartamento a concorrência na frequência de 2,4 GHz é desleal), o que me obriga a colocar um equipamento a mais ao lado só com essa função.
  5. Bem, antes de tudo, quero deixar claro que não sou um especialista em redes e internet e, portanto, já peço desculpas adiantadas caso fale alguma bobagem . Enfim, eu estou tendo um problema crônico com a internet aqui de casa e não consigo resolver de modo algum: frequentemente, em um intervalo de mais ou menos 6h em 6h, a internet cai e só volta quando reinicio o modem/roteador que foi instalado pela própria Oi (a fornecedora de internet aqui). Este modem, que é horrível por sinal, está com o Wi-Fi desligado. Conectados à ele se encontram 2 cabos que vão para os pontos de TV (IPTV) e mais outros 2 que vão para 2 roteadores. Um dos roteadores está literalmente ao lado desse modem, com o Wi-Fi ligado. O outro se encontra em um cômodo mais distante. Em ambos deixei o DHCP ligado, portanto, estão funcionando como roteadores de fato, gerando IP's para os equipamentos à eles conectados, etc. (Obs.: não sei se essa é a melhor configuração). Cada um deles representa uma rede local individual, com IP's diferentes. Bem, até ai tudo bem (ou quase bem). O problema maior, e o que está quebrando minha cabeça de verdade, é que a internet não cai para todos os aparelhos e também não ao mesmo tempo. Volta e meia perco conexão no celular e no PC, mas a TV, ligada no Netflix por exemplo, continua funcionando normalmente. Ou cai a internet para todos os aparelhos, menos para o PS4. E ai depois de um tempo, uns 10 minutos, cai para o PS4 também. E não tem padrão nenhum, cada hora é um conjunto de aparelhos que ficam funcionando e os outros não. Eu suspeito que seja algum problema com o modem (na hora de realizar a conexão aparelho qualquer > roteador > modem > internet), mas queria ouvir outras opiniões antes de solicitar à Oi uma troca. Agradeço qualquer contribuição desde já.

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