Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

wainstock

Membros Plenos
  • Total de itens

    38
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. @Renato.88 Moro num lugar sem rede elétrica. Estou aprendendo usar baterias como fonte. Já tenho este lm317 montado com amperimetro e voltimetro. Iria comprar o tip42 para aumentar a corrente. Não posso gastar muito. Qual seria sua sugestão para regulagem de 1,5v a .~ 30v de 3A.?
  2. @Renato.88 Obrigado meu amigo pela luz. Mais uma dúvida: Se eu ligar um celular, usando apenas uma das portas, o próprio celular vai definir a carga (tensão e corrente) considerando a regulagem em 5v, ou vou precisar fazer ajuste para definir a corrente?
  3. Olá ! Posso ter 2 portas USB 5V (paralelo) usando como fonte uma bateria 12v / 12Ah e um regulador com LM317 e um TIP 42 para aumento de corrente? Esta corrente será dividida igualmente entre as 2 portas? Se colocar uma resistência em série numa das portas diminuo a corrente nesta porta, sem alterar a tensão? Valeu
  4. Claro. Mas preciso entender o processo se quero utilizá- lo. Tô aqui lembrando que pouco meses atrás eu nem sabia segurar direito um ferro de solda.rsrs Aqui a professora é você.
  5. Aqui tá abrindo normal. Se você quiser tentar pelo modelo é: CTH8003PS-T52. Pelo que pude perceber seria necessário uma entrada pwm no gate do mosfet para provocar o aumento de tensão, através de modulação cíclica. Vi estas modulações através de amp op, 555 e alguma coisa com transistores.
  6. @Isadora Ferraz Veja o que achei...https://html.alldatasheet.com/html-pdf/822155/CTMICRO/CTH8003PS-T52/300/1/CTH8003PS-T52.html Na verdade aquele transistor do circuito que postei é um mosfet. Me parece que um tipo especial. Seria possível? Assim como este outro deste circuito. https://br.mouser.com/Semiconductors/Discrete-Semiconductors/Transistors/MOSFET/Datasheets/_/N-awhng?keyword=8805. Também um mosfet p.s desculpe foi imagem demais e não consegui retirar
  7. @Math.Pi Aparece msg dizendo que não foi possível restaurar tvz devido a antivírus. Mas eu o desabilitei. adicionado 7 minutos depois @FlavioZB Vou tentar um adaptador wireless externo. Se conseguir eu baixo o app São gdes para o meu celular. Qual versão você baixou? adicionado 57 minutos depois @FlavioZB consegui acessar com um adaptador externo. Estou baixando para ver se resolve.
  8. @Math.Pi Estou tentando mais uma vez. Mas antes aparecia que não foi possível restaurar.
  9. O adaptador aparece e diz que está funcionando normalmente... Mas nao tenho net. adicionado 2 minutos depois @FlavioZB como eu faço? Estou no celular. @Math.Pi como faço para ver na BIOS? Sou meio zeca adicionado 7 minutos depois Quando aciono a solução de problemas aparece o local area connection está tendo problemas de driver ou hardware
  10. valeu...vou ver.só um instante
  11. socorro! meu adaptador de rede sumiu no windows7... alguém me ajude
  12. @Tito Fisher Bom dia amigo Tito, Eu até já tenho um modulo xl6009, como vcs me orientaram comprar em outros post, mas eletrônica é algo que vicia...rs Como tenho algumas sucatas, estou aproveitando para aprender empiricamente. Enrolado em datasheets e fios vou absorvendo sempre mais e sempre bebendo do conhecimento de vcs. Vi um video com este circuito bem simples no youtube com um PNP 8003, mas estou confuso com este transistor. Não tenho certeza dele, nem de seu equivalente, ou mesmo se é um simples transistor. Se você puder acender uma luz serei mais uma vez muito grato. ps. o mosfet é porque tenho alguns e não sei muita coisa sobre o uso deles.
  13. @Isadora Ferraz Bom dia e obrigado. Saberia me dizer os valores dos demais componentes deste circuito que você deu como modelo, para elevar: a)- 3.7v para 12v (9w) b)- 3.7v para 5v? (power bank- (10 a 18w) Tenho um IRFZ48N (GTV 2V) , um IRF840 (GTV2V) e um P5NB60FP (GTV3V).
  14. Posso usar um mosfet num circuito elevador de tensão?
  15. @aphawk Valeu pela objetividade da resposta. Mas me parece que o sistema MPPT já é vantagem para painéis acima de 10W e composto por mais de 30 células. "Para entender a diferença, imagine um painel comum de 135 Wp abastecendo uma bateria de 12 V. Essa potência de pico (Wp) deste painel é a potência máxima produzida por ele no ponto em que gera, por exemplo, 17,7 V e 7,63 A (17,7 x 7,63 = 135). Um controlador PWM, nesse momento de pico, trará os 17,7 V para 12,5 V, por exemplo, mantendo os 7,63 A. Isso significa que dos 135 Wp, estará fornecendo para a bateria somente 12,5 x 7,63 = 95 W, ou seja, 70% da energia fornecida pelo painel. Já o controlador MPPT, ao mesmo tempo em que traz a tensão para 12,5 V, eleva a corrente na mesma proporção, levando-a para 10,8 A neste caso. Assim, o controlador fornecerá 12,5 x 10,8 = 135 W para a bateria, ou seja, 100% da energia produzida pelo painel. Como a eficiência dos controladores não é de 100%, essa diferença não será de 30%, como no exemplo, porém pode realmente chegar a 20 ou 25%." Além disto, também observei aproveitamento do excedente de energia que normalmente é dissipado pelo circuito ou transformado em calor, sendo aproveitado seja para aquecimento de água ou, e, até de ambientes. Também já existe um sistema sendo incorporado aos já existentes de Seguidor solar (TRACKER) que pode aumentar a produtividade energética em ~ +30%. Abç

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!