Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

wainstock

Membro Pleno
  • Posts

    82
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que wainstock postou

  1. Direto no painel. Celular não carrega. adicionado 26 minutos depois @Eder Neumann Os painéis são de 6v, mas com sol fraco desce para bem menos, 5v, 4v etc...
  2. @MOR * Tenho um APP no celular que me dá a corrente do carregamento. Nunca ultrapassou os 450mA, mas tendo de amenizar a incidência do sol porque se aumenta a tensão do painel, em um celular LG ele para de carregar. O moto G as vzs nem carrega. adicionado 2 minutos depois E tenho mais 6 painéis de 6v/1w -110x110mm adicionado 3 minutos depois Baterias eu tenho várias, tanto as de celulares como 18650. adicionado 6 minutos depois @albert_emule Estou com seu circuito ligado agora, mas pouco sol. adicionado 16 minutos depois
  3. @MOR sim amigo, pulei o curso, fui para o empiricamente. O TP4056 as Vzs nem aceita os 5v. adicionado 1 minuto depois Tenho vários painéis de 6v. Nunca ultrapassam os 6.7v adicionado 3 minutos depois A corrente não consigo definir no medidor. No Ampere do celular, nunca ultrapassou os 450mA adicionado 3 minutos depois O VL seria em torno de 5V adicionado 8 minutos depois Fiz um circuito com zener de 5.1v e apenas um resistor de 33ohms. Usando um dos painéis com 3w, segundo o fabricante. Utilizei na saída um capacitor eletrolítico de 100uf. Demora muito alimentar o módulo tp4056 e uma bateria de 1200mAh adicionado 13 minutos depois E estudando aqui, vi que poderia aumentar esta corrente. Até porque creio que apenas o zener, me entregaria 100mA. Nem teatro com meu celular. Ele não carrega diretamente no painel. Tenho de reduzir a tensão. Bateria interna o desgraça do moto g
  4. Na quarta, VR2= ao resistor da base vezes a corrente dela? Por favor! Não desista de mim. Sua boa vontade vai valer a pena. Vou aprender. Podemos colocar valores específicos? Entrada de um painel solar de 6v com 300mA. O transistor, um 2n2222A, o zener de 5.6v. Objetivo= perder o mínimo de potência para alimentar um TP4056. Sei que a resposta você já me deu, mas ainda não a vi. Sei que o zener sozinho só dá passagem a uns 100mA. Preciso do transistor para o reforço de corrente. adicionado 0 minutos depois @aphawk Ajuda amigo. adicionado 3 minutos depois O TP4056 trabalha com até um ampere, mas fico limitado com o fornecimento do painel. Posso ligar mais de um em paralelo, para aumentar a corrente. Ou ligar um de doze volts com 20w adicionado 4 minutos depois 1@aphawk corrente máxima de um ampére. adicionado 8 minutos depois @aphawk Esta corrente pode variar, devido a posição do sol, mas creio poder trabalhar entre o mínimo e máximo.
  5. @MOR Obrigado pela atenção. Vamos lá, vou aprender. No primeiro circuito vou= R1+1/R2-Vi adicionado 3 minutos depois @MOR VL= tensão do zener + o ganho do transistor? Tenha paciência, por favor...kkk adicionado 8 minutos depois @MOR na segunda formula vou ver se não escorrego. VL= Vin- R1(somatório das correntes do zener, do coletor e do consumo da carga)? adicionado 15 minutos depois Na terceira tá apertando. Corrente do zener igual a corrente da base do transistor + corrente do resistor da base dele?
  6. Se alguém puder me ajudar. Encontrei alguns circuitos na net que atenderiam, a principio, meu intento, mas não consegui entender as observações e formulas, para adéqua lo aos meus propósitos. Dizem respeito a escolha do transistor adequado e do dimensionamento dos resistores(tipo resistores para adequação a função do transistor) segue o circuito: entrada de até 20v, saída aproximada de 5.10v
  7. @albert_emule Infelizmente muito nublado, ainda não amigo. Você teria um esquema de um circuito MPPT capaz de transformar a tensão dissipada, em corrente enviada? Para usar com painéis de 6V.
  8. @albert_emule Verdade! Esqueci de ligar Vin do resistor ao emissor do transistor. Kkk. Obrigado amigo. Testei com uma fonte CC e está funcionando. Amanhã testo com o painel e a carga.
  9. @albert_emule Medi os componentes e estão normais. Não entendo porque não tem tensão na saída. O transistor não está conduzindo. Mais alguma sugestão?
  10. @albert_emule coletor para emissor= 0v. vou= 0v adicionado 10 minutos depois @albert_emule Mas se não tiver tensão do coletor para o emissor eu não vou ter saída. Ambos fazem parte da saída do circuito.eletrônico eletrônico adicionado 20 minutos depois Emissor= vou, coletor= gnd
  11. @albert_emule Sem tensão no coletor do tip. Vou comprar outros componentes novos, para ver se não é problema com as sucatas.
  12. @albert_emule Obrigado pela aula e pelo circuito, mais uma vez.
  13. @albert_emule muito obrigado amigo. Vou ter de comprar o trimpot de 10k, só tenho de 1k, o resto eu tenho. Com este circuito posso trabalhar também com painéis de 12v.
  14. @Renato.88 Desculpe minha ignorância, mas inverter o circuito seria trocar a posição do cátodo com o ânodo do tl431? Como neste exemplo com o lm317. Nesse seu exemplo com o zener, qual seria a fórmula para definir R1 e R2?
  15. @albert_emule Pois é, como ainda estou aprendendo a trabalhar com esta fonte me enrolo. Seja com o LM2596, seja com o XL6009. Daí, toma-lhe prejuízo com módulos queimados. No caso do tl431 poderia trabalhar com um trimpot de 1k e um resistor também de 1k? O transistor serve para elevar a corrente para compensar a baixa corrente de trabalho do TL431? Tem de ser PNP? Qual o cálculo do resistor da base do transistor?
  16. @albert_emule Poderia me dizer como fazer? Basta conectar no positivo? Funcionaria como um resistor?
  17. @Renato.88 Na minha ignorância achava que o LM2596 fosse linear. Encomendei um módulo de entrada de 5v a 20v e saída de 5v/2A usb Eu tô querendo com saída fixa em 5v. Tenho vários painéis de 6v e módulos tp4056 para carregamento de baterias. Talvez opte por estes mini conversores, como a amiga @Isadora Ferraz postou uma foto. Tem opção de saída fixa ou variável.
  18. Poderia me dar algumas dicas destes reguladores chaveados @Renato.88 ?
  19. @Renato.88 @Isadora Ferraz Obrigado pelas dicas. A questão é que a diferença de tensão é bem pequena e como sendo a fonte variável limita um pouco a ação. Vou pesquisar circuitos chaveados, mas mais como aprendizagem. Creio que a solução mais adequada é investir meus dólares na China...rs, mas até para esse fim é um pouco confuso pela entrada de 5v-7v do painel solar. Pensei também no AMS1117-5.0 como uma opção.
  20. @Isadora Ferraz obrigado pela sugestão. Fiz um regulador com um zener de 5.1v e um resistor de 33ohms e vou fazer outro com um resistor de 1ohm. Vale? também fiz usando o 7805 e um tip42 para não perder corrente, mas estou com uma saída de 5.73v. Usando só o 7805 quando reduzir para 5v eu perco corrente?
  21. Olá pessoal, Tenho um painel solar de 6V/3W que gera uns 450mA, mas preciso regular esta saída para 5V, para alimentar um módulo TP4056 ou um celular que não aceita tensão maior que 5V, isto sem perder corrente que já não é muita. Algumas sugestões?
  22. Obrigado @Lucca Rodrigues . O objetivo é recuperar esta lanterna. O interesse de identificar as saídas é para poder refazer as ligações. Creio que apenas fazer as medições seja ineficiente. Pois creio que cada pulso no botão de toque gere um comando alternado.
  23. Boa tarde, será que alguém identifica este circuito? Ele pertence a uma lanterna. É ligado na bateria pelos extremos e possui 4 polos (os quais não sei mais as ligações), ligados entre a lâmpada e um botão de toque, operando 3 comandos (liga/ luz baixa, luz mais forte e desliga). Parece funcionar como um flip flop. Se alguém puder me ajudar...
  24. Alta resultado com baixa rotação. Se pensarmos no custo da energia fornecida pelas concessionarias nem é tão caro. adicionado 12 minutos depois Tô levando alguns motores pequenos (impressora, cds e de ferramentas) de sucatas para fazer alguns experimentos. Também comprei uma mini turbina hidrelétrica 12v/10w, mas creio que produz menos de 300mA

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...