Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

robo7v

Membro Júnior
  • Posts

    6
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que robo7v postou

  1. Trago-vos atualizações do caso. Conseguir fazer o negócio funcionar, mas... Vamos lá. Refiz o circuito e conforme comentei na ultima postagem, ele estava funcionando adequadamente e o mosfet não estava esquentando. Conectei o optoacoplador ao pic e programei-o para emitir um PWM, e funcionou! O programa era basicamente uma rampa de PWM que rodava em loop aumentando a intensidade de 0 até 100% durante 4 segundos e depois de 100 até 0% também em 4 segundos. Coloquei 8 bits de resolução e uma frequência bem alta, se não me engano era 4KHz. Ele funcionou lindamente, acendendo e apagando com um efeito de fade exatamente como eu queria. Infelizmente não fiz um vídeo na ocasião para mostrar mas era parecido com isso, só que mais lento: Deixe o loop rodando durante um tempo para verificar se ele funcionava direitinho, e então dois problemas surgiram. Primeiramente que a fonte do spot emitia um ruído agudo como um coil whine durante a rampa. Ela não emite ruído algum quando é realizado um chaveamento simples através do PIC e do mosfet, inclusive no caso de a rampa terminar e ficar "parado" em 0 ou 100%, mas durante o fade o ruído é notado. Além disso o problema de aquecimento do mosfet voltou, aquecendo absurdamente da mesma maneira que antes enquanto executa esse loop. Acredito que o motivo disso é o mesmo do problema anterior, do mosfet entrar em "semicondução", conforme explicado pelo @Andreas Karl. E como o PWM fica desconectando os leds da fonte várias vezes por segundo ela precisa ficar reajustando a tensão toda vez, acometendo o ruído. São 3 spots, eu iria utilizá-los para iluminar um ambiente e o objetivo é faze-los acender e apagar com efeito de fade. Sim, é só para isso mesmo. A graça seria fazer isso só com muambas que tenho em casa, inclusive com algumas coisas tiradas de sucata. Infelizmente os resultados que estou conseguindo não estão sendo muito favoráveis. Acredito que para fazer isso bem feito eu precisaria de spots dimerizáveis para 220V ou spots de 12V sem fonte interna. Em ambos os casos eu precisaria reelaborar um circuito para fazer o fade. Outra solução seria providenciar uma fonte de 40V CC, sugerida pelo @Andreas Karl, mas como ele mesmo falou: Desde o começo dessa brincadeira já queimei 3 spots. Basta que por um milésimo de segundo a fonte libere 300V para os leds e pronto, bye bye spot. E a probabilidade disso ocorrer é alta por conta do princípio de funcionamento da fonte em conjunto com o princípio de funcionamento do circuito de PWM. Por ora vou deixar esse projeto na geladeira, se algum dia brotar uma fonte de 40V por aqui eu darei continuidade. Agradeço novamente a a todos que depositaram tempo e conhecimento aqui e fico a disposição para prosear sobre o caso.
  2. Pessoal, consegui fazer o mosfet parar de esquentar. Seguem as atualizações do caso: Conforme foi comentado aqui, o problema estava no divisor de tensão que estava ligado ao gate do mosfet. Pesquisei um pouco sobre a fonte de 300V e ela realmente é uma fonte de corrente controlada por um CI (Fotos abaixo). Acredito que o circuito da forma que estava não conseguia segurar uma tensão estável no gate, mantendo ele num estado de "semicondução", conforme citado pelo @Andreas Karl . A solução foi eliminar o divisor de tensão e montar um circuito similar ao apresentado pelo @Renato.88 Coloquei um resistor de 470K em R1 para evitar que a corrente ficasse alta devido aos 300V e um zener de 24V entre TP1 e GND, assim o mosfet deixou de superaquecer. Está funcionando direito com chavemento pelo PIC mas ainda não testei o PWM. Testarei e caso dê alguma mutreta mencionarei aqui. Esse zener de 24V foi escolhido pois ele só começa a conduzir a partir de aproximadamente 15V no gate, divergindo dos valores de conducão teóricos . Seguem fotos da polêmica fonte de 300V: Ela é controlada por um CI step-down SDH771, conforme comentou o @Andreas Karl muito parecido com o do circuito que foi apresentado: Não achei o datasheet desse CI em inglês, apenas um em chinês que traduzi: Chinês 2006151335_Hangzhou-Silan-Microelectronics-SDH7711ASETR_C601591 (1).pdfInglês 2006151335_Hangzhou-Silan-Microelectronics-SDH7711ASETR_C601591 (1) (1).pdf No circuito da fonte há um resistor de 1,7 ohms entre o pino CS e o GND. Há ainda um eletrolítico de 6.8uF que suspeito estar em parelelo com os leds. Caso esse capacitor inutilize o meu PWM (o que provavelmente irá acontecer), eu posso retirá-lo? Li a prosa aqui sobre dimerização a partir do pino CS, é mais interessante tentar controlar os leds a partir desse pino ao invés da forma com mosfet que estou usando? Desde já agradeço a todos que estão depositando seu tempo e conhecimento aqui.
  3. Desmontei um daqueles spots de led de embutir no teto e estou fazendo uma adaptacão para controlar a tensão contínua dele via PIC, o que vai me permitir dimeriza-lo por PWM. Pois bem. Retirei a fonte de tensão dele e ela fornece aproximadamente 300V quando sem carga (Foto abaixo). Ao conectar o spot de led ele divide a tensão, baixando-a para ≈40V (Foto) Esses fios partindo do spot estão conectados diretamente aos terminais dos leds. São 5 leds, acredito que ligados em série. Para chavear a tensão via PIC estou usando um mosfet WFF4N60 que retirei de uma sucata (Datasheet: WFF4N60 Datasheet .pdf). Ele é canal N e segura até 600V de tensão dreno-sourse e até 4A. O gate tem tensão de thereshold de 4V e liga com tensão gate-sourse de até 30V. O spot de led pede 300V de tensão (os quais ele baixa para 40) e 100mA de corrente. Para mandar tensão para o gate, estou usando um divisor de tensão que baixa os 300V da fonte para ≈23V, valor escolhido arbitrariamente respeitando as especificações do mosfet e usando os resistores que tenho aqui. Esses 23V vão ser chaveados por um optoacoplador controlado pelo PIC. Liguei tudo conforme imagem abaixo e funcionou ! Ele respeita os comandos do PIC, porém tem um pequeno problema... Ao ser ligado continuamente o mosfet aquece muito rápido, ao ponte de derreter a solda em seus terminais. Não é um aquecimento esperado para esse componente conduzindo 40V (ou seria 300V ?) e 100mA. Eu devo estar esquecendo alguma coisa nesse circuito. No final, a ideia é usar o mosfet para acionar 3 spots ligados em paralelo, alimentados por suas 3 fontes, também ligadas em paralelo. A tensão seria a mesma, porém a corrente subiria para 300mA. Ainda sobre o circuito: Há algum outro componente mais adequado para fazer esse chaveamento? Tenho mais experiência com transistor bjt do que com mosfet, mas não sei de um bjt que aguente essa tensão. Támbem pensei em igbt e até em relé de estado sólido. São mais interessantes? Ou algum outro componente? Desde já agradeço a quem puder me auxiliar.
  4. Recentemente peguei um notebook Samsung RV415L para dar uma geral. Após a formatação para Windows 7 Home Basic x86 fui instalar os drivers, como é de praxe. Porém um driver especifico de meu uma dor de cabeça danada: O de vídeo, da GPU Radeon HD 6310. O windows update não consegue identificar nem baixar o driver dela, e o driver disponível na pagina oficial da Samsung (https://www.samsung.com/br/support/model/NP-RV415-CD1BR/) não funcionou absolutamente de maneira nenhuma. Ao atualizar manualmente pelo gerenciador de dispositivos ele não o reconhecia, e executando o setup ele até instala, mas não funciona, não abre o utilitário e nem sequer é listado como driver de vídeo. Após insistir nesse driver oficial baixei o driver easy e ele conseguiu identificar o modelo de GPU e baixar o driver "certo", o gerenciador de dispositivos conseguiu o reconhecer e instalou, mas ele ficou com alterações de hardware e não funcionou também. Atualizei para uma versão mais recente com o driver booster mas o problema ainda persistia. Abri mão desses e fui atrás do driver no site da AMD, ao abrir a pagina você vai ser instruído a baixar um software que identifica sua placa, baixa e instala os drivers corretos porém NÃO O FAÇA (também não funcionou). Use o menu logo abaixo do botão de download para selecionar a sua GPU: Eu selecionei a Radeon 6350 pois não tinha a 6310. Após isso clique em enviar e você irá para outra página para escolher o seu SO. No meu caso, de Windows 7 x86, ele listou dois programas para baixar: Baixei primeiro o Catalyst Software Suite, que é um software que identifica, baixa e instala tudo sozinho, mas diferente do que tem na pagina inicial esse funcionou ! Basta baixar o software e dar as permissões necessárias que em poucos minutos ele instala o driver certo p/ você. Caso não funcione, vale a pena testar o outro disponível na pagina também. Espero que esse post ajude quem teve problemas parecidos pois o fabricante disponibilizar driver errado é osso.
  5. Opa @Kris Wannieg. Segui sua dica e peguei a RX570 4GB mesmo, da Powercolor. Muito grato pela sugestão .
  6. Estou buscando uma placa de vídeo para o meu PC e os dois modelos que tenho em vista no momento são a RX 580 (4GB) e a 1050 Ti. Já estou ciente de que a RX 580 é superior, mas minha maquina tem um Core i3 6100 e certamente terei problemas de gargalo com essa GPU. Compraria a 1050 Ti mas o preço dela está bem absurdo, quase o mesmo da RX 580. Portanto não sei se devo ir de 1050 Ti que ficaria mais equilibrada ou de RX 580 que embora seja superior, certamente gargalaria. Támbem aceito sugestões de outras placas que se enquadrariam as minhas nescessidades. Desde já agradeço.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...