Bom, vamos lá então. Deixei passar o feriado de carnaval porque estava sem ideias e fui pensando sobre.
Peguei a fonte do meu amigo, instalei no PC, mesmos problemas, porém percebi que ele tava agora aparecendo digitos no LED embutido da placa-mãe, ou seja, tinha algum código. Isso na bios backup. Fui jogando o switch de ativar e desativar o dual bios e o switch de ligar a placa primeiro no main ou primeiro no backup até que uma hora ele bootou pela bios backup. A main continuou ruim, mas ele ficava ligado por uns instantes e resetava igual. No curto período que ele ficava ligado arrisquei trocar a bios da placa-mãe porque pra mim era ela que tava causando instabilidade e não a fonte. Consegui trocar, antes do PC reiniciar. Pareceu funcionar normalmente. Coloquei a fonte minha de volta, pareceu normal. Coloquei de volta minha GTX1080, reiniciou duas vezes, troquei o cabo PCI-E que vem da fonte pra ela e aparentemente está normal o computador.
Francamente eu não consigo dizer que o problema é a minha fonte ou a minha placa-mãe, pra causar esses resets esporádicos. Rodei o prime95 em simultaneo com o furmark e o PC segurou, demonstrando que é mais improvável que seja a fonte. Agora, se for a fonte, pode ser algum cabo curto circuitado, o PCI-E que removi e coloquei outro. A placa-mãe, me parece difícil de ser porque depois que eu troquei a bios ele boota, até o momento normal.
Pode ser problema de fato nos dois, digo, pode ser algum desgaste que agora está funcionando normal, tá ok. Mas o problema volta em algum tempo. Vou acompanhar e posto aqui daqui uns dias.