Boa tarde, pessoal.
TL:DR: Prime95 roda por 6 a 8 horas nos testes de Blend, Small FTTs e Large FTTs com zero erros, mas o memtest de Windows da HCI Desing acusa erro logo de cara, mesmo com a RAM com +0,1v e o resto tudo do PC em stock.
O negócio é o seguinte. Montei a minha build em 2015 com, basicamente, as seguintes especificações:
Mobo: Gigabyte Z97X-Gaming 5
Processador: i5-4690K 3.5 Ghz
RAM: Corsair Vengeance 1600 Mhz 2x4 Gb
Fonte: Corsair CS450M
Watercooler: Corsair H80i
Na época eu fiz um OC de 4.5 Ghz no processador, apenas ativei o XMP para a RAM ficar em 1600 Mhz e o PC rodava qualquer teste do Prime95 por mais de 8 horas 100% ok. Depois de quase 3 anos o PC começou a dar tela azul, crash no Firefox e crash em alguns jogos. Eu estava muito atarefado, esposa grávida e etc, então não tive tempo de estudar a questão. Apenas retirei o OC e voltei o processador para stock. As telas azuis pararam quase 100%, mas ainda ocorriam de vez em quando e o Firefox de vez em quando fechava as guias em sites mais pesados. Pensei comigo que o processador podia estar ***** por ter ficado tantos anos em OC e segui minha vida.
Agora neste carnaval eu finalmente tive tempo livre, além de ter comprado um SSD M2 para substituir o SSD Sata. Quando fui instalar o windows 10 obtive erros na descompactação dos arquivos de instalação em porcentagens diferentes a cada instalação, usando uma mídia original, o que acendeu meu alerta para erro de memória. No fim consegui instalar o Windows 10 na base da insistência e parti para alguns testes.
Ativei meu perfil salvo na BIOS do antigo OC 4.5, apenas baixei ele para 4.2 e fui rodar o Prime95. Passou incólume pelo teste de Small FFTs, mas no Blend e no Large FFTs, que testam bem a RAM, dava crash no Windows 10 ou travamento do PC quase instantaneamente. Porém consegui jogar Civilization VI nele com esse OC por horas sem problemas.
Não satisfeito com isso tentei subir o VCORE, mas nem colocando 1.325v estabilizava (stock é 1.100v) nos testes de Blend e Large FFTs do prime, continuava o crash imediato. Então fiz um memtest de Windows da HCI Design e apareceram alguns erros. Então conclui que o bizu era na memória, não no processador.
Voltei para as configurações stock e rodei o prime. O teste de Large FFTs parou de dar erro, porém o de Blend causava um erro logo de cara, cada hora em um núcleo diferente, de "FATAL ERROR: Rounding was 0.5, expected less than 0.4". Não trava o PC nem dava crash (o que já era uma melhora) e nos demais núcleos o teste do prime continuava tranquilamente, mas no núcleo que dava esse erro o teste era parado. Resolvi então subir a tensão da memória para 1.6v (stock é 1.5v) e finalmente todos os erros pararam. Rodei o Large FFTs por 8h e o Blend por 7h com zero erros. Pensei então que tudo tinha sido resolvido, mas pra minha surpresa quando rodo dois memtest da HCI no Windows o segundo teste acusa erro logo de cara e a ***** do Firefox ainda dá erros em algumas guias
.
O que eu faço? Considero a possibilidade de um dos dois pentes (ou os dois) de RAM terem ido pro saco mesmo? Ou já que consigo jogar e ter uma estabilidade aceitável no Prime95 deixar pra lá e ignoro esses erros no memtest? Alguma recomendação de outro memtest diferente, que faça o boot e teste fora do Windows, pra atestar se o erro da memória existe mesmo? Alguém indica algum teste desse tipo, por favor?
Nota: o engraçado é a quantidade de guia fechada no Firefox por erro, enquanto nas jogatinas ou no Chrome tem rodado tudo liso!
Nota 2: ainda não desisti do OC no processador, mas agora irei refazê-lo do zero, vendo até onde consigo continuar com estabilidade nos testes de Large FFTs e Blend que antes eu não tinha. Se for de interesse dos membros posso ir relatando.
Nota 3: nunca fiz qualquer OC nestas memórias. Aceito dicas de como lidar com elas, porque não sou bom em configurações de memórias, sempre usei em stock mesmo.
Se você leu esse murotexto obrigado, mesmo que não saiba como contribuir.