Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cara366

Membro Pleno
  • Posts

    71
  • Cadastrado em

  • Última visita

Tudo que Cara366 postou

  1. @Sérgio Lembo Ele entra em curto, vou terminar de desenhar o esquema e posto para que analisem melhor, obrigado novamente
  2. Amigo ele não aquece nada em repouso esta perfeito, como disse acima, ele so queima com sons que tem variações de amplitude muito rapidos, por exemplo uma batida muito rapida onde o amplificador atua entre maximo e minimo de um sinal, num tempo curto, não sei se consegui lhe explicar direito
  3. Ola amigo/s, bom dia!!! Ainda não consegui terminar o desenho do esquema do amplificador por falta de tempo, assim que terminar posto para ouvir vocês, obrigado
  4. @BCP os transistores sao todos originais, a meu ver estão trabalhando bem abaixo da corrente deles com uma certa folga, mas novamente dizendo, é o que eu acho, não tenho certeza, vou fazer um manuscrito da etapa de saída do amplificador, e ja coloco as características dos transistores, valor da tensão da fonte, e também potência e impedância do alto falante, desde ja mui agradecido pela sua atenção.
  5. @BCP ola bom dia, queima com o volume alto, porém não uso ele na saturacao, uso sempre com o volume mais baixo, tipo uns 70% antes da distorção, aliaz não suporto som distorcido, é muito ruim né, esse amplificador toca meus medios com um corte de 200hz aproximadamente nos graves, e vai ate uns 7khz nos medios agudos. Também conta com um sistema de ventilação forçada que mantém a temperatura em um nivel bem abaixo de 90graus com proteção caso suba alem desse ponto, mas não passa nem perto, nunca chega., eu acho que em algum momento deve dar algum pico muito forte no sinal por causa da bobina do falante, mas só acho mesmo, dai as mentes brilhantes do fórum ficam com a palavra ne hehehe.
  6. Ola pessoal boa noite, tenho um amplificador classe ab que usa mosfet na saida, de vez em quando eles queimam, usava um par por canal npn e pnp, achei que a corrente não era suficiente, e adicionei mais um par em paralelo, demorou muito mais tempo funcionando, mas outro dia queimou, da a impressão que queima por algum exesso de tensão no gate, sera que poderia por algum diodo zener para proteger, houvi dizer que o zener atrapalha o audio, ou sera que os amigos tem alguma sugestao para me sugerir, se precisarem posto o esquema dele desde ja muito agradecido pela atenção.
  7. Ola amigos tenho um show que quando toca a guitarra, a voz do cantor quase desaparece , minha pergunta é a seguinte, e possivel descomprimir o audio desse jeito, tipo recuperando a faixa dinamica, obrigado a todos.
  8. @Eder Neumann os transistores sao todos originais
  9. Ola amigos do forum, venho novamente solicitar vossa experiência, para poder tirar varias dúvidas minha, em relação a alguns circuitos eletrônicos ficarei muito agradecido com a ajuda dos amigos. Tenho um amplificador, que na saida usa um par de transistores mosfet, um do canal p irf9540, e um do canal n irf540, como as vzs ele nao aguentava e queimava, resolvi adicionar mais um par de irs para dar uma reforcada, ficou top, mas notei que apareceu um pequeno chiado de fundo, ja tinha feito isso com alguns amplificadores com transistor de saida bipolar, e me parece nao ter dado chiado de fundo, a minha pegunta é a seguinte...por ser mosfet, quando adiciono mais um par de saida, alem de aumentar a corrente suportada, se ele aumntaria também o ganho, que é que parece, pir causa do chiado, nao se consegui explicar direito, mas se precisar passo mais detalhes, desde de ja mui agradecido.
  10. @Valdir Fernando por acaso algum amigo conseguiu fazer esse circuito funcionar, se sim por favor me de uma ajuda
  11. @aphawk como faz para fazer esse teste, ic x vce, seria muito difícil, tenho osciloscópio, frequencimetro e gerador de frequência, sera que eu conseguiria fazer
  12. @aphawk como lhe falei anteriormente no modelo e2 um pouco mais novo, a gradiente substituiu os bcs por c1740 e a608, pelo datasheet no meu entendimento sao bem parecidos,fiquei meio em dúvida sobre esses transistores, pois não vi nada relevante em suas características, mas se aplucado a sua explicação sobre a linearidade dos 2scs, certamente seria interessante a substituição pelos 2scs, certamente haveria um ganho significativo de qualidade, o que você acha, tenho esses transistores originais da gradiente, tirei de uma antiga placa.
  13. @aphawk voce disse que os trânsitores japoneses sao melhores, porém eu so conheço como importados, os 2sa 2sb 2sc e 2sd, todos esses transistores sao japoneses, ou podem ser fabricados por outra empresa, por acaso existe uma regra para saber, ou nao.
  14. @aphawk ótima explicação amigo, obrigado,... É que adoro eletrônica adoro som, tenho um som com vários componentes antigos, e estou sempre melhorando ele, afim de buscar aqueles detalhes que só um bom conjunto pode apresentar, por isso permita continuar lhe perguntando.... Tira uma dúvida minha, ate que ponto o transistor de baixo ruido interfere na fidelidade do som, se é que posso dizer assim, normalmente ele esta na entrada de alto ganho onde amplifica se tudo e também o ruido da junção, esse efeito se da apenas no ruído de fundo, quando aplica o sinal ele praticamente some, ou o transistor de baixo ruido também melhora a resposta acima do nível de ruido, por exemplo, teria vantagem em colocar um transistor de baixo ruido por exemplo nos drives de um amplificador, segue esquema do equalizador que estou mencionado, com ênfase no circuito amplificador diferencial gradiente_profissional-es10-esquema-eletr-nico.pdf
  15. @aphawk trocando em miúdos, qual seria o resultado desse comportamento mais linear se é que posso dizer r assim, em perguntas anteriores o outro amigo nao soube me responder, no seu e no vosso conhecimento, quais transistores da linha importada seriam melhores que os bcs originais, falando anteriormente com o amigo disse que o modelo e2 mais novo que esse es10, usa c1740 e a608, vi os datasheets, e nao vi praticamente nenhuma diferença pros bcs, sera que então quando usado esses transistores com praticamente as mesmas características haveria uma melhora na resposta @Renato.88
  16. @Isadora Ferraz ola Isadora beleza, vamo la, o som com os trânsitores de entrada originais soam melhor, com mais peso, um pouco mais rico, ai experimentei substituir por transistores com um ganho maior maior frequência e baixo ruido, deu aquela muchada no som, provavelmente pelo que o amigo disse, o circuito deveria ser recalculado, ai coloquei os bcs 549 e 559, esses são iguais nas características ganho e frequência aos originais, porém com baixo ruído, ai ficou igual ao anterior ficiu bom, na minha inocencia, eu achava que o transistor com ganho maior, e frequência maior, devia obrigatoriamente ficar melhor, mas nao foi o que ocorreu @BCP beleza amigo
  17. @BCP vou deixar em aberto, quem sabe algum ou outro amigo possa responder, obrigado pela sua atenção e disposição em me responder, ja me ajudou bastante, grato.
  18. @BCP mas esses transistores que usei sao originais, tirei de uma potência gradiente 366 todos com a mesma serie, e bem velhos, por acaso voce saberia explicar em teoria baseado no comportamento da onda ca, a funcao e sentido de condução dos transistores t108, e t104, se tiver ao alcance por gentileza explique.
  19. @BCP qual transistor você acha que devia usar pra substituir os bcs, lembrando que ja coloquei na entrada bc 549 e 559, faltou os demais apos o estagio diferencial, antes de por os bcs baixo ruido na entrada, coloquei 2sc1571, e 2sa970 o som nao ficou bom os bcs soam melhor, achei estranho, pois esses transistores sao melhores e tem maior ganho, porque sera qe ficou pior.
  20. @BCP ótima explicação amigo, bom, vou continuar lhe perguntando... Notei que o modelo e2 se não me engano, os demais transistores foram substituídos por c1740 e a608, porém andei pesquisando sobre esses transistores, e notei que nao sao tão bons,, lógico sobre minha interpretação, me parece ser quase igual aos bcs, por acaso você sabe se sao melhores que os bcs, na verdade são esses transistores que gostaria de melhorar, substituiindo os bcs, o que você acha amigo.
  21. Ola amigo que bom que conhece ele, e obrigado por me responder, disse circuito diferencial, mas na verdade me referi ao circuito inteiro, realmente usa no diferencial esses 2scs ai, se me permite perguntar, qual o motivo de usar somente esses dois transistor nessa etapa, e nao no resto, essa etapa é estão importante assim, para usar um transistor de baixo ruido, pois eu sempre vi que transistor de baixo ruido é usado na entrada do pre, gostaria de saber do porque, por gentileza se tiver ao seu alcance me responda, obrigado.
  22. Ola pessoal possuo um equalizador gradiente es10, e gostaria de dar uma melhorada no circuito diferencial dele, onde compõe também os giradores, quero trocar os trânsitores da etapa diferencial por transistores melhores, por isso conto com a ajuda de vocês, caso os amigos verem e quiserem me ajudar irei postar o esquema, obrigado a todos.
  23. @aphawk um dos motivos que usei o 072, foi que eles tem mosfet na entrada , e o 5532 acho que nao, e também porque era mais fácil, e tinha um monte de sucata, mesmo olhando o datasheet, nao sei quais os parâmetros verificar para um bom operacional, no caso fui lendo em foruns, e vendo em aparelhos que conserto, mas eu acho que por ser mosfet o 72 fluira melhor o audio, por causa de ser mais fácil de empurrar, por causa da maior impedância de entrada, é claro que depende do projeto né, gostaria de comentá[email protected] esse sansui é top, dias atras consertei um 9090, tava tudo detonado, maa fiz funcionar, esse seu ai ta muito bonito, reliquia, vou baixar o esquema dele, esses ba nao conheço. adicionado 8 minutos depois @aphawk top heim, nem tanto o ci, mas sim a criatividade do projetista, muito bom, depois vou traduzir e dar uma analisada melhor.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...