Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Sérgio Sousa 92

Membro Pleno
  • Posts

    24
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

12
  1. Olá a todos. Tenho uma dúvida simples em relação a sinal PWM de áudio. Estou com um projeto onde preciso converter um sinal de áudio PWM pré amplificado para jogá-lo para a entrada de um amplificador analógico, (o projeto é adaptar uma pré-out em um aparelho de som no qual pretendo usar essa pré-out para ligar um sub ativo) mas vi no esquema do próprio aparelho que o sinal PWM só é convertido em analógico depois da saída de som, já amplificado. Então minha dúvida é se dá certo usar um DAC para converter o sinal PWM antes de ele ser amplificado. Nesse caso um sinal baixo, acredito que cerca de 1 volt.
  2. Eu pensei nessa possibilidade mas achei perigoso porque como você disse, haverá um polo de potência ligado diretamente a entrada de sinal.
  3. @Eder Neumann eu não tenho um osciloscópio, mexo um pouco com eletrônica por hobby mesmo. Admito que não conheço detalhadamente a funcionalidade de um amplificador operacional, já ouvi falar mas nunca me aprofundei no assunto. Me desculpe a falta de conhecimento, mas eu não entendi a última parte do post. Entendi algo como tirar o sinal dos bornes de saída e reduzí-lo de forma que fique igual ao sinal pré amplificado. Seria isso?
  4. Olá @esgurmitado e também a todos os colegas. Sei que o post é de 2018, não sei se alguém vai responder. Desde que comprei esse mesmo aparelho (o LG CM4350) me decepcionei com a ausência de graves nele, então sempre tive esse projeto em mente, de adicionar um sub ativo adaptando uma pré-out diretamente das trilhas da placa para alguma saída RCA. Isso seria bem simples porque já fiz em aparelhos mais antigos e funcionou corretamente. Porém quando fui analisar o esquema desse aparelho tive a desagradável surpresa em descobrir que o sinal de áudio processado é PWM (li alguns artigos sobre o mesmo e descobri que é um sinal quadrado e que só depois do CI amplificador ele é convertido novamente em sinal analógico para assim poder ser reproduzido pelo sistema de alto-falantes "foi basicamente o que consegui compreender" alguém me corrija se eu tiver enganado). Então esse sinal sendo "digital" eu não poderia simplesmente puxar uma ligação do processador para o amplificador analógico. Eu também não tenho muito conhecimento na área, mas estou pesquisando se tem como converter o sinal de PWM para analógico antes de mandar para o amplificador analógico.
  5. Entendi. Mas ficou bom para o meu uso e foi um aprendizado a mais. Obrigado!
  6. Olá amigos. Voltei pra confirmar que meu projeto deu certo. Resolvi usar a tesão 26 + 26 que o transformador fornece e ficou bom. Até me surpreendi, porque achei que esse transformador não ia reder nada. Mas foi satisfatório. Mais uma vez agradeço a todos pela atenção. Obrigado!
  7. Tudo bem. Eu agradeço a você e aos amigos que se disponibilizaram a me ajudar. As informações foram muito úteis. Vou analisar a melhor opção de ligação. Uma boa tarde a todos. Fiquem com Deus. Muito obrigado a todos.
  8. Sim! Peço desculpas a você e aos demais amigos pelo meu erro. Fui analisar o circuito e concluí o seguinte:
  9. É bem antigo mesmo, é de um aparelho da Sony, de 2003. Agradeço a você e aos amigos que comentaram aqui também. Foi de grande ajuda e esclarecedor. Fico agradecido. Que Deus abençoe a todos. adicionado 7 minutos depois Me desculpe, sou leigo no assunto. Como seria essa soma vetorial? Seria como eu fiz? Coloquei uma ponta de prova do multímetro em uma bobina e a outra ponta em outra bobina, conseguindo assim um resultado aproximado. Fiquei com receio de ligar assim e dar problema no transformador ou no circuito.
  10. Obrigado pelo aviso. O transformador em questão é esse: adicionado 4 minutos depois É verdade, seria o certo. Mas queria usar ele para aproveitar esse transformador que já tenho aqui.
  11. Muito obrigado pela dica, vou tentar a primeira opção, porque a rede aqui é 220 volts. adicionado 5 minutos depois Ok. Esta é a parte de entrada da fonte do amplificador que quero alimentar. Seria possível também eu reduzir essa tensão já retificada? Ou é mais complicado?
  12. É verdade, os diodos são pra corrente contínua. Vi também a opção dos capacitores, mas não era muito recomendada. Meu projeto é um amplificador que usa uma fonte simétrica, com 37.5 + 37.5 a 5 Ampers. Porém eu não sei a "corrente" do transformador de 55 volts. Também nesse mesmo transformador de 55 volts tem outras saídas, como por exemplo 24 volts e 12 volts. Será que seria mais fácil multiplicar alguma dessas ou até mesmo somar duas bobinas do transformador, tipo juntar uma ponta da bobina de 24 com uma da bobina de 12, gerando assim pelo menos 36 volts. Seria possível?
  13. Boa tarde caros amigos! Estou com um projeto que necessita de 37.5 vca e tenho um transformador que gera 55 vca. Sei que o correto é usar um outro transformador, pra fazer essa redução, suponho que seja um transformador pequeno, que receberia esses 55 volts no primário e reduzisse para os 37.5 que preciso. Mas aí está o problema, eu não sei como calcular qual transformador usar. Vi alguns artigos em que pode-se usar resistores ou diodos, mas acho que ficaria muito forçado, porque são quase 18 volts a serem reduzidos. Alguém pode me dar um ideia. Agradeço a atenção.
  14. Tá bom, vou verificar. Obrigado pela atenção.
  15. O STK queimou, o certo seria substituir o mesmo por outro, mas aqui pra minha região tudo se torna mais caro, um STK desses está por volta de R$ 60.00 fora o frete, que chega aqui por volta de R$ 64.00. Como o aparelho já é bastante velho e eu tenho um amplificador funcionando, que era de outro aparelho, eu decidi unir os dois, pois estava usando o amplificador sem placa de comandos e sem potenciômetro. Então decidi ligar este amplificador no aparelho pra ficar mais prático. adicionado 8 minutos depois Pessoal, voltando aqui ao assunto. Fiz uns testes seguindo as trilhas de sinal de áudio e pude perceber que o sinal entra em um determinado CI, mais precisamente em uma parte da placa que tem a marcação "audio block". Porém, o sinal não sai do outro lado desse CI. Será que o mesmo está queimando? Segue aqui a imagem dessa parte do CI. adicionado 12 minutos depois Também tem dois transistores nas trilhas "out" com a marcação de "mute" teriam eles alguma influência nesse CI, como por exemplo uma chave para o mesmo? Segue a imagem.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...