Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Luigi Augusto Rovani

Membro Pleno
  • Posts

    97
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Tenho uma HD 7470 OEM que uso só para dar vídeo no meu computador por ele se não ter vídeo integrado. Queria comprar um monitor LG ultrawide com resolução 1080x2560. Mas estou em dúvida se há placa de vídeo suporta esta resolução. Nos detalhes dela aparece como resolução máxima 1440x2560. Mas não encontrei informações em específico e no driver do AMD catalysis só consigo setar resoluções maiores que 1080p no formato 9:16, não encontrei 1080x2560. Se eu colocar este monitor, será que irá gerar imagem nesta resolução ou será algo no formato 9:16 (deixando a imagem distorcida no monitor) ? Se for o caso, é possível ajustar isso por driver?
  2. Galera, tenho uma Xiaomi Mi 8 (normal), ele tem 4 anos e a bateria já não aguenta mais, levei para trocar e, como esperava, me colocaram uma genérica, não dura nem 2 horas de carga e desliga antes dos 30%. Estou procurando uma na internet que seja de boa qualidade, o modelo é a BM3E. No entanto, as que acho não na internet, maioria diz que é "original", mas tá na cara que é falsificada, até pelo preço. Recentemente, achei uma da Norton, compatível, tem um preço razoável para um produto de boa qualidade e me parece que deve ser mais fácil achar uma bateria compatível de qualidade do que uma original de fato. O que vocês acham? Qual eu deveria comprar, tentar arriscar alguma dessas que dizem original ou arriscar essa compatível da Nohon? Se for original, por favor, deixar o link para comprar de um anúncio confiável https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2679065309-bateria-nohon-xiaomi-mi-8-original-modelo-bm3e-lacrada-_JM#position=33&search_layout=stack&type=item&tracking_id=cbc67bf9-f007-4b93-a795-ce1d33e4322c
  3. @G7 logEu não acho que o curso seja focado em hardware, aliás, conheço bem poucos com essa característica, pois hardware que o povo fala é que o que chamamos de eletrônica digital, um ramo da engenharia eletrônica. Mas sobre engenharia de computação, que o que tenho mais conhecimento para te passar, ele é um híbdrido de engenharia eletrônica e CC, então tem bastante dos dois, tanto da eletrônica digital, quanto de programação, aliás, tem bastante programação, dependendo da faculdade que for faz, mais que que ADS e engenharia de software, por exemplo que não costumam abordar temas mais avançados como IA, por exemplo, já engenharia, aborda. Matemática? como qualquer engenharia, tem sim, tanto ela como física, eu mesmo tenho 6 disciplinas só de física, de matemática que tive foi cálculo 1,2,3,4, geometria analítica, álgebra linear, probabilidade e estatística, matemática discreta e Equações Diferenciais. Claro que é puxado, 5 anos integral, coisas difíceis como qualquer engenharia que for estudar, numa boa universidade, é claro, pode ser que existem universidades, principalmente particulares, mas nem todas também, que seja mais leve.
  4. @Enio Patricio Não sei sobre o que quer trabalhar, você já fez um curso que abrange software, se o que quer é mexer com eletrônica eu sugiro engenharia eletrônica então que aborda mais isso, engenharia de computação também tem muito hardware, mas é um híbrido entre eng eletrônica e CC, então você terá muita área de software que você já viu boa parte em ADS (não tão aprofundado como é em engenharia de computação, mas vê também). mas se seu foco é hardware, eu iria para engenharia eletrônica, de preferência com ênfase em eletrônica digital.
  5. Se você quer um que tenha tanto hardware como software, eu iria para engenharia de computação, não acredite nessa bobagem que o povo fala de que "é focado em hardware" que não é verdade, faço o curso eu tenho bem distribuído de ambos, como o curso tem 5 anos integral você consegue ver tudo que o pessoal de CC vê — algoritmos 1,2, estrutura de dados, PO, teste de software, engenharia de software, computação distribuída, compiladores sistemas operacionais, banco de dados 1 e 2, programação web, mobile, desenvolvimento de jogos, inteligência artificial, segurança de sistemas... — salvo se você pegar um curso muito focado em eletrônica mesmo, mas a maioria vê é mais um parte geral dela, de eletrônica digital como eletrônica geral 1 e 2, lógica reconfigurável, transmissão de sinais, processamentos de sinais digitais, eletrônica digital 1 e 2, oficia de integração 1 e 2, sistemas embarcados, controle e automação, robótica....não chega a ser eletrônica pura igual eng eletrônica, mas já te dá uma base boa e o resto você estuda por conta acaso vá trabalhar com isso. Então se gosta dos dois, este é um curso certo. Agora se tem certeza que quer hardware mesmo, então sugiro o curso de engenharia eletrônica que aprofunda mais a parte de hardware.
  6. @Matheuusz Provavelmente não, pois é um pino para fase (que deve ser 12v na sua) 1 neutro e o outro terra, naquelas que são 4 pinos o quarto ainda é para medir a rotação do fan e aí é o controlador da placa-mãe que controla a tensão. mas a corrente sai por apenas um fio, tanto no de 3 pinos, como o de 4, então se virar, vai continuar 12v, pois não há um fio de 5v. @Matheuusz essa foto vai te ajudar essa foto vai te ajudar, no cabo moléx tem as duas tensões, ligue sua fan no fio preto do terra e no vermelho do moléx, que são 5v. existem adaptadores moléx para isso, como este , se você conseguir comprar ai na sua senão você pode pode tentar uma gambiarra com fios e fio isolante. ah, acaso o fio da sua fonte seja preto e não tenha cor, é só testar qual gira mais devagar.
  7. essa foto vai te ajudar essa foto vai te ajudar, no cabo moléx tem as duas tensões, ligue sua fan no fio preto do terra e no vermelho do moléx, que são 5v. existem adaptadores moléx para isso, como este , se você conseguir comprar ai na sua senão você pode pode tentar uma gambiarra com fios e fio isolante. ah, acaso o fio da sua fonte seja preto e não tenha cor, é só testar qual gira mais devagar.
  8. @Murilo Obregão Olha, minha opinião neste momento é que não está compensando comprar placa de vídeo, pois você vai gastar bastante para ter um desempenho acima desse do seu GPU integrado que, ao meu ver, não está valendo à pena, se você poder continuar jogando em qualidade baixa por mais 1 ano até estes preços se estabilizarem, acho mais plausível. coloque mais 8gb de memória RAM do mesmo modelo da sua para criar um dual chanel e, a GPU é muito dependente da velocidade da VRAM, com dual chanel você pode melhorar até 30% do seu desempenho de vídeo, fora o fato de ser mais memória, pois 8gb para uma GPU integrada é realmente pouco, pois ela já irá destinar um pouco para a GPU e sobra pouco par ao resto, com 16gb vai ter mais memória sobrando e te aconselho a aumentar a VRAM dedicada para 3gb. Isso já dá para quebrar um galho par você ir jogando enquanto esta situação não se normaliza e vai continuar usando CAD normalmente (que aliás, não precisa de muita coisa para funcionar bem também).
  9. Pessoal, eu comprei um Somic G-941 no Ali e ele chegou ontem,. som e construção muito bons, mas eu noto que ele tem um leve chiado no áudio (no speaker mesmo, quando ouço música ). Isso aparece às vezes, nem sempre, principalmente no começo do uso, pensei que poderia ser problema da porta USB, mas trocando o problema persiste. E é engraçado que este problema fica persistente quando ele está com microfone ativado. o que será que pode ser isso, um defeito da peça mesmo ? que neste caso eu tenho 15 dias para devolver, mas é um processo meio chato, que precisa esperar chegar lá na China para depois receber o dinheiro e poder comprar outro (neste caso eu pegaria um bluetooth que creio não ter este tipo de problema). Eu na verdade levantei 3 hipóteses para o problema: 1. defeito da peça 2. ruído elétrico da porta USB (não tenho aterramento) 3. interferência de algum aparelho como bluetooth, mas o cabo USB do fone também tem Ferrite. Será que fazem sentido e tem alguma outra ideia do que pode ser, como problemas com driver...?
  10. @WOZ Dods @WOZ Dods Olha, neste ponto eu vou discordar de você. Eu tenho uma placa aqui com 4 slots DDR4 e não me serve de nada kkk. Isso porque se você começara a colocar muito pente de memória diferente (tipo, compra 2 pentes de uma marca e daqui 2 anos quer fazer um upgrade, mas daí já não acha mais memória daquela ) acaba não ficando muito bom, os Ryzen de primeira e segunda mesmo não são muito bons de compatibilidade e muitas vezes essa bagunça não funciona, os de 3° já não tem tanto este problema, mas você acaba perdendo clock, porque se tiver 1 único pente com frequência baixa, terá que cortar o clock de todos para baixo, tem lastências que ficam diferentes também e dá trabalho. Para Ryzen que precisam de boa frequência, dual chanel e boa sincronia com as memórias eu não comendo por mais que 2 pentes. No meu caso aqui eu estou com 2 vegence 2x4 e meu plano é vender eles para minha prima que estava pensando em montar um PC para trabalho, ai compro 2x8 para chegar ao 16GB, acho melhor do que comprar mais 2x4. Para os xeon até faz sentido ter 4, pois eles trabalham em quad chanel, mas para uso doméstico eu não vejo nenhum benefício, talvez uma única vantagem seja de que se um slot estragar sobre mais para conseguir manter os pentes em dual chanel ainda. Para o futuro a tendência de múltiplos slots é reduzir cada vez mais, olha as memórias DDR5, vem com dual chanel no pente (o pente é dividido em dois módulos, cada um com seu canal e isso faz com que você não precise ter dois pentes para ter o dual Chanel ) e como teremos pentes de 64 GB para uso doméstico (é sábio que no ambiente corporativo você tem pentes de memória com TBs) creio que isso de múltiplos pentes devem ir sumindo e logo essas placas de 4 slots devem desaparecer do midle e ficar só no hi-end ou sumir até de vez. O que a gente costuma ver em engenharia é que quanto mais seu projeto for simplificado e conseguir integrar mais coisa numa só, melhor. Cabe salientar outra coisa também, a quantidade de RAM para o processamento central também está diminuindo, em 2000 era necessário 64mb para você ter um sistema funcional, em 2010 esta valor era de 4gb, um salto de 64x em 10 anos. Porém, observe que de 2010 a 2020 (mesmo período de 10 anos) esse valor foi para 8GB, e 16 para jogos, um salto de apenas 2 a 4x. Ou seja, a necessidade de RAM não está mais crescendo como antes. Sobre o suporte a memórias de mais alta velocidade, isso de fato é verdade, mas pelo perfil de preço dele, eu acho que ele dificilmente vai passar dos 3200mhz kkk.
  11. @Mega Blasteramigo, não é que não sei que se você fizer contato a BIOS reseta em 2 minutos. Mas é que não tenho certeza do que o usuário vai fazer, se ele não der curto, deixar algum cabo conectado, pode demore cerca de 30 minutos para a energia ser totalmente esvaziada, por isso digo 45 minutos.
  12. Olha, acho mais adequado primeiro você zerar o CMOs da sua BIOS do que tentar uma atualização. Esse erro que você menciona está parecendo mais alguma configuração errada de clock do processador, se for isso, uma limpeza de CMOs era resolver. Acho até perigoso você ficar tentando atualizar BIOS com problema de clock de processador, se algo parar no meio do processo, pode inutilizar seu hardware (embora essa B450 tenha Dual-bios, salvo engano, mas o seguro morreu de velho, então tente resetar a BIOS primeiro). Faça isso retirando todos os cabos da placa-mãe, retirando sua bateria por cerca de 1 hora, dê uma 5 apertadas no botão Power, mesmo com o PC fora da tomada. Aí você coloca a bateria, os cabos e inicia que ele deve iniciar com a BIOS resetada.
  13. O problema mais comum são as memórias, verifique se estão bem encaixadas, teste casa lente separado. Também há o risco de eles não terem atualizado sua placa ou da atualização ainda não dar suporte ao seu processador, isso porque esses Ryzen 4000 vieram agora e pode ser que a fabricante da placa-mãe ainda não disponibilizou atualização para ele. Neste caso seria ideia enviar sua placa-mãe com as memórias e CPU para a terabyte e pedir para testar tudo. Verifique também se todos os cabos estão encaixados corretamente.
  14. @Matheus matheus matheus tem essa a520 aqui que está 50 reais a mais que a Asrock e trás a vantagem de ser compatível com a 4° geração dos Ryzen, o AMD Sam e algumas atualizações, em resumo muda pouca coisa em relação à a320, mas por ser apenas 50 reais a mais, acho que ainda vale a pena https://m.kabum.com.br/produto/127870/placa-m-e-gigabyte-a520m-h-amd-a520-matx-ddr4-rev-1-0-?gclid=EAIaIQobChMIx86C3_rg7wIVwoORCh046Q0EEAQYASABEgJcLvD_BwE
  15. @WOZ Dods sim kkk, já indiquei para outro cara agora mesmo também que estava em dúvida entre o 1600 e o 3600, sendo que o 3300x por ter apenas 1ccx tem menos latência e bom single thread, o que faz ele bater de frente com o 3600 na maior parte dos jogos e ainda ser mais barato.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...