Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Vitor Bergamaschi Santos

Membros Juniores
  • Total de itens

    8
  • Registro em

  • Última visita

  • Qualificações

    N/D
  1. Estou usando o uC AT89S51, e cheguei em algo assim: setgna: mov DPTR,#tabgna ;Move os elementos(LEDS) possíveis para o DPTR mov r0,#4 ;Número de elementos a serem "contados" inigna: movc A,@A+DPTR ;Move um dos elementos da tabela de na para o Acc jnb botini,inigame ;O usuário "sorteia" qual dos LEDS irá acender inc DPTR clr A djnz r0,inigna resetgna: jmp setgna tabgna: db 11110111b,11111011b,11111101b,11111110b O código fonte está sendo feito para esta PCI: Quando o usuário apertar o botão de início o DPTR estará "rodando" entre os valores, e como o momento que o usuário irá pressionar o botão é aleatório, o número acaba sendo aleatório também. Acabou dando certo esta parte, só que eu queria que o momento aleatório fosse feito por software também, caso fosse necessário para outros projetos. Mas no caso do genius dá certo pois sempre o usuário estará pressionando algum botão então dá pra usar isso na escolha do nº aleatório.
  2. Estou tentando recriar o jogo Genius em assembly para um implementar o software em uma PCI que fiz. O único problema é que não encontro uma maneira eficiente de gerar números aleatórios, mais especificamente aleatorizar a escolha dos números 111111110b, 11111101b, 11111011b, 11110111b. (FEh,FDh,FBh e F7h), e mandar o número escolhido para um local de memória como um Acumulador. Alguém teria alguma dica de como posso fazer isso?
  3. Sim, provavelmente seja culpa da fonte mesmo. Estava usando duas pilhas então forneciam 3v, e o motor é de 3v a 6v, assim a alimentação fica fraca mesmo. Só achei estranho, pois se a alimentação estava fraca, o motor deveria apenas girar mais devagar, ao invés de girar e parar.
  4. Oi, boa noite! Hoje comprei três motores dc 6v para um projeto de carrinho, e fui testá-los. Alimentei cada um com um suporte de pilhas que fornece 3v, e os motores começavam a girar e lentamente iam parando. Alguém saberia me dizer por que isso acontece e como resolver?
  5. Entendi, então sendo os pinos MOSI e MISO (master out slave in) e (master in slave out), o slave será o microcontrolador e o master será o FTDI, pois é o FTDI que converte os dados de USB para Serial, estou certo?
  6. Olá! Tenho um projeto de escola que consiste na construção do seguinte projeto mostrado no esquemático abaixo, montado com o CI AT89S51 para programação, o conversor USB/Serial utilizado foi o FTDI232RL do qual utilizamos os pinos DTR. CTS, e RTS , respectivamente ligados aos pinos MOSI, MISO e SCK do microcontrolador conforme a imagem abaixo. Queria saber o porquê dessa conexão entre conversor FTDI e uC? Agradeço desde já!
  7. Muito obrigado! Estava muito confuso se 5V era saída ou entrada, e agora tenho confirmado. Valeu!
  8. Talvez este não seja o tópico mais adequado a minha pergunta, mas não encontrei um que correspondesse melhor. Preciso fazer um trabalho de montar uma placa de circuito impresso, com o ci AT89S51 da atmel e com o conversor USB/Serial FTDI232RlL, tenho dúvida se os pinos 5V, Vcc, e GND são entradas ou saída do FTDI, pois me foi dito que a alimentação do FTDI vem da porta USB. Outra duvida que tenho é se a entrada de 5V que o AT89S51 precisa vem direto do FTDI, ou se é necessária uma alimentação externa. Segue abaixo a proposta do trabalho para melhor visualização. Agradeço desde já! E desculpe a má coerência entre o tema da pergunta e o tópico. Proposta.pdf

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

GRÁTIS: minicurso “Como ganhar dinheiro montando computadores”

Gabriel TorresGabriel Torres, fundador e editor executivo do Clube do Hardware, acaba de lançar um minicurso totalmente gratuito: "Como ganhar dinheiro montando computadores".

Você aprenderá sobre o quanto pode ganhar, como cobrar, como lidar com a concorrência, como se tornar um profissional altamente qualificado e muito mais!

Inscreva-se agora!