Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aparecido Oliveira

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. Opa, e aí! Eu possuo uma configuração semelhante a sua e por volta de 2 anos e meio atrás eu adquiri uma RX5600 XT da Gigabyte dessa aqui na Kabum (infelizmente tá fora de estoque). Me lembro de ter pago R$1650 em promoção na época em que eletrônicos no geral não tiveram um aumento de preço por conta da alta do dólar, não sei quanto estaria custando uma hoje em dia mas fica aí a recomendação. Posso dizer que essa placa me serviu e ainda serve muito bem, ela rivaliza contra uma RTX2060 que é onde você deveria mirar. Jogo diversos tipos de games tanto AAA quanto indie, rodo praticamente tudo em full HD +60fps High preset, dependendo do game dá pra rodar em 2k. Não consigo pensar em nenhum game que joguei que estivesse abaixo dessa performance. Na Steam os requisitos do Baldur's Gate tá mais ou menos isso, então vai rodar sim. Porém, vale ressaltar que alguns games mais exigentes de CPU as vezes dão um leve gargalo por conta da limitação do processador, por isso eu acho que uma 3060 já é coisa demais pro seu setup. A diferença de valor entre essas placas não valeria a pena pois o resto da máquina não iria conseguir extrair 100% do potencial naqueles casos que vai faltar processador mais forte. A não ser que você queira comprar pra mais pra frente dar um upgrade no processador tb, aí tudo bem. Talvez alguém tenha uma ideia diferente, estou dizendo por minha experiência própria. Abraço!
  2. @simforoso O adaptador molex que você mencionou acima é daqueles molex para PWM/DC? Tenho um gabinete com 4 fans de 120mm 12V, que no caso queria fazer um controle mas minha mobo só possui um chassi fan. Sabe me dizer se ainda consigo gerenciar a velocidade delas via software (mesmo se conectado na fonte) com esse adaptador?
  3. Fechou, vou testar mais tarde quando chegar em casa para ver se fica bacana. Valeu pela força, @Phoenyx ! Abraço
  4. Obrigado pela explicação, @Phoenyx ! Então, sobre a questão dos conectores não serem do tipo PWM eu já tinha ciência, o que me deixa em dúvida mesmo é que no site da Asus dizem que tanto fans DC e PWM são controlados pela bios. Clique aqui para ver melhor... Eu queria saber se o splitter no chassi fan teria essa função dividindo entre as 4. E sim, o controlador apenas gerencia o RGB. Ele é alimentado via cabo SATA e conecto apenas os cabos de iluminação nele. Em cima do gabinete existe um botão onde é ligado na controladora pelo reset_sw para trocar as cores manualmente, como tinha citado antes. Apenas isso, só para os leds.
  5. Fala pessoal, belezura? Estou com uma dúvida com relação ao controle de rotação das fans, se puderem me ajudar seria nice! Seguinte, montei um pc com o gabinete da Sharkoon modelo TG4 RGB que, por padrão, é acompanhado por 4 fans 12V no total (3 frontais e 1 traseiro) com conectores de alimentação molex e 3 pinos, os leds são ligados a uma controladora de 4 portas endereçável, que apenas gerencia a iluminação por um botão conectado pelo reset_sw do painel (mobo não possui conector VDG ou Add_Header). Atualmente, eles estão ligados via molex diretamente na fonte, sendo assim trabalhando na potência máxima a todo momento, porém quero começar a fazer o controle da rotação. Na minha placa-mãe (Asus A320M-K), que por sua vez possui apenas um conector chassi fan de 4 pinos, existe a função para fazer o controle via software (ASUS Fan Xpert), que pode ser visto no site da fabricante. As perguntas então são as seguintes: Vou conseguir fazer o controle das 4 fans ao mesmo tempo caso adquira um splitter e conecte na placa-mãe? Se sim, isso poderá sobrecarregar a placa causando algum dano físico? Pela placa possuir 4 pinos e os fans 3, o controle ainda pode ser feito (li em alguns lugares que diziam que o quarto pino é justamente o responsável por isso)? As dúvidas em si podem ser bobas, mas me confundiram um pouco, devo ter deixado passar algo. Me desculpem se ficou confuso ou longo demais, escrevi na correria em um tempo livre no trabalho. Heheheh Desde já, agradeço!
  6. O SSD está totalmente formatado? Teste outra ISO de outro sistema para ver se ocorre algum erro parecido.
  7. Reforçando o que o Phoenyx disse, também acredito que a placa-mãe seja o real problema. Já vi testes onde um Ryzen 5 2600X overclockado já apresentava problemas de VRM em uma a320m. No mínimo, você deveria usar uma b450m.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...