Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Marcio Pizano

Membro Pleno
  • Posts

    33
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

4
  1. Perdão, a conta não ficou bem explicada. Seria então: 5v - 3,6v = 1,4v R = 1,4v / 0,004A (4ma) R = 350R Valores comercial apriximados: 330 e 390.
  2. Olá! Desculpe digitar nesse tópico, faz parte da minha dúvida. Estou colocando uma bateria NICD 3,6V 60mah no meu projeto, porém, ela vai ficar recebendo carga constante após a retificação, mesmo depois de recarregada, o que pode acontecer com ela, isto que estou fazendo é totalmente inviável ou como deveria proceder após seu carregamento? Muito obrigado!
  3. Olá! Como estão? Estive lendo o Datasheet do regulador de tensão LM7805 e vi que ele tem uma saída de 1A, no Load Regulation mostra 1,5A, em Dropout Voltage 1A. Preciso usar um transformador de 1,5A 15V, será que é correto eu usar este regulador de tensão, isso não causaria um aquecimento maior do que o normal? Vou usar diodos 1n5408. Obrigado!
  4. Você é linda Isadora, mesmo com o rosto do Mr. Bean kkk Obrigado!
  5. Você acha que irei precisar de uma fonte simétrica para o processo da eletrólise?
  6. Obrigado por responder Isadora! Tinha mesmo esquecido da água rs. A água não é pura e as barras estão no máximo 4mm de distância uma da outra e eu realmente pretendo conseguir a eletrólise. Ok, pelo que entendi com sua resposta e a da Isadora, é que a resistência do cobre é quase despresível (nesta aplicação) e eu não deveria me preocupar tanto com estes calculos. Então somente para fechar o post e eu entender. Se eu não considerar nehuma resistência nem mesmo as perdas nos diodos, colocando por exemplo 10V terei 500ma nas barras? Levando em consideração 24V 1A do trafo. Muito obrigado mais uma vez. Abraço!
  7. Muito obrigado pela resposta meu amigo. Estou pensando em usar o TIP41 justamente pela praticidade e também por ter visto no DataSheet que ele é superior ao que estou querendo, como mencionou o colega Albert, mas vou estudar o Mosfet como sugerido por Isadora. Mesmo que eu use o Tip ou o Mosfet, ainda ficaria com dúvidas sobre a corrente, sou totalmente confuso em relação a isso. Fiz um desenho meio tosco abaixo para tentar ilustrar minha confusão, não usei a variação do potenciômetro e simplesmente joguei a tensão direto nas barras de cobre simplesmente para tentar entender a questão da corrente neste caso. Por favor, veja se meu raciocínio está correto. Se estiver, então como preciso variar até 1A nas barras, vou ter que repensar algumas coisas como por exemplo a potência do transformador eu acho. Muito obrigado mais uma vez. Abraço!
  8. As informações que encontrei no datasheet são valores diferentes para o NPN TIP41C, é o que teno aqui. Sei como gerar um PWM com 555 mas, nesta aplicação não entendi como isso seria porque só consigo imaginar uma tensão contínua. Obrigado por responder!
  9. Obrigado por responder! Vou alimentar duas barras de cobre que ficaram submersas na água para fazer a Ionização da mesma. adicionado 0 minutos depois Vou pesquisar mais sobre o Mosfet. Obrigado!
  10. Olá! Gostaria de agradecer primeiramente pela ajuda e que tenho tido aqui no forum e pela paciência, não sou prático em eletrônica. Gostaria de colocar 24v com o máximo de 1A em barras de cobre. Após retificar a tensão, o que seria correto, colar a tensão direto nas barras ou passa-las por um Transistor IRF640N? A corrente de 1A não é uma constante, posso ter que aumenta-la para 2A posteriormente. Preciso variar esta corrente com um potenciômetro. Uma outra opção que encontrei mas não sei se seria o correto seria usar um TIP41, isso procede? Muito obrigado!
  11. High-current sink/source 25 mA/25 mA Porém, isso só esta acontencendo quando ligo a bomba em 220V testei em 127V por 10 minutos e não deu problema. Para acionar o relé da bomba, uso um transistor BC337 com um resistor 8.2k. Obrigado!
  12. Não tem erro no circuito, esse é o terceiro que faço, só troquei o trafo mesmo, os dois primeiros eram de 12v 1A agora 24v 2A. Passa nos diodos para 2A que vai para o capacitor de 2200uf e então para um regulador de tensão 7818. Putz. Acho que a alimentação está alta mesmo. Vou tentar o circuito da bateria. Obrigado! adicionado 3 minutos depois Obrigado por responder. A tensão que chega no pic esta ok e também aciono os relés da forma que informou. Veja o esquema, postei. Não vejo outra alternativa para este aquecimento senão o trafo mesmo que foi trocado de 12v 1A para 24v 2A kkkk, acho que foi isso. Obrigado!
  13. Olá! Preciso de duas informações por favor. Em meu circuito, a última que fiz, o pic esquentou muito e ficou reiniciando, já troquei alguns componentes e nada, continua esquentando, coloquei um dissipador com pasta térmica e melhorou bastante, acredito que foi na troca do trafo, mas ok. O que gostaria desaber é de uma boa prática para evitar esses aquecimentos. A outra coisa que gostaria de fazer na placa, é que quanto faltasse energia, a tensão do pic fosse alimentado por uma bateria, teria como fazer essa troca automático com o reconhecimento da perda da tensão? Obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...