@sdriver Obrigado pela dica do gabinete! Não minto que tenho uma certa queda por um gabinete bonito, mas vou seguir seu conselho e pegar um mais básico no momento. Sobre a 1660, realmente os programas de render tendem mais a utilizar os CUDAS (com exceção do blender e alguns outros), mas infelizmente meu orçamento já tá estourado com a RX 580, então realmente não tenho como pegar ela agora, quem sabe se aparecer alguma promo daqui para o meio de julho e baixe mais um pouco. O processador caso dê uma baixada no R7 (o que acho bem difícil) talvez venha a pegar ele em vez do 1600 que escolhi, mas no momento vou nele e qualquer coisa pego um da 3a geração ano que vem já que vou ter uma placa-mãe com suporte. Obrigado pela ajuda!
adicionado 0 minutos depois
@Nyan Cat Obrigado pela dica! Ia pegar a Gigabyte pelo fato de ter o dissipador no VRM, mas vou seguir pelo lado da ASUS ou Biostar então. Teria algum modelo da Biostar que aconselharia? Desconheço muito da marca e tem pouca coisa pela net.
adicionado 13 minutos depois
@Lucas Konflanz Vou ficar torcendo pra dar uma baixada nesse R7, tava de olho nele mas o preço atualmente tá meio salgado, mas se der uma baixada considerável eu com toda certeza vou pegar o 2700! Sobre as placas-mãe, vi bastante gente reclamando tanto no reddit quando no tom's hardware sobre problemas de BIOS, desligamentos e freezes nas placas da ASRock, então vou tentar fugir delas kkkk. A MSI curto pra caramba, porém não consegui encontrar nenhuma disponível na kabum (tava pensando em pegar uma B350), mas vou ficar de olho. Sobre o uso de memória de vídeo, pra ser bem sincero eu não sei dizer, nunca parei pra analisar, mas acho que o gargalo é mais na latência e no processamento do que na memória em si, porém pelo que vi em alguns vídeos as placas da NVIDIA em renders geralmente ficam a 100% enquanto as radeon chegam a no máximo 60%, então acredito que é mais falta de suporte para a AMD do que pelo poder de processamento, mas caso tenha uma promo legal pego a 1660.
Acerca dos monitores 144Hz, sendo bem sincero pra mim jogar a 60 com tudo no talo já vai ser um sonho kkkkk, além que acho que a RX 580 não suporta tanto frames em uma qualidade alta. Como não jogo muito competitivo, então vou pegar um monitor de 24'' ou 27'' e freesync para facilitar minha vida na parte de trabalho. Sobre o gabinete, tem bastante gente falando bem desse bicho, apesar de não achar ele tão bonito acho que vou levar pois pelo jeito a ventilação dele é boa, qualquer coisa compro um melhor a economia vai ser bem vinda (hehe). Por fim, sobre os periféricos eu nunca usei logitech (tô com um redragon e tô amando, mas já tá morrendo) mas vejo bastante review sobre, vou dar uma olhada nesse. O teclado mecânico tinha colocado o DAZZ Ballistic anteriormente, mas tava ficando meio salgado então baixei pra esse semi-mecânico, tem muita diferença como falam?