Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ricardo Silas

Membro Pleno
  • Posts

    86
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. @samagowy Finalmente consegui terminar "meu projeto" hehe. Comprei uma ASUS RX 5700 XT Rog Strix por 2700. Preferi um modelo mais robusto das RX pro caso de eu ficar com ela mais algum tempo após o lançamento da nova geração. Como ela tem 3 anos de garantia aqui no Brasil, acredito que não terei problemas com revenda, embora seja certo que eu tenha algum prejuízo diante de desvalorizações futuras e tal. Entrega prevista pra esta semana. Assim que chegar postarei algumas fotos do monstrinho. Aprendi algumas lições: da próxima vez, compro a GPU primeiro kkkkkk. Gastei muito em outros componentes e quando cheguei na peça principal, a placa de vídeo, já comecei a me sentir um pouco abatido pelo tamanho do consumo que tive antes. Então fica a dica, a depender, obviamente, do orçamento de cada um e de certas oportunidades únicas e imprevisíveis: SEMPRE FOQUE PRIMEIRO NA GPU kkk. Se eu tivesse feito isso, tenho quase certeza que eu estaria com uma RTX 2080 Ti importada pelo preço de uma RTX 2080 aqui. Por causa desse grande vacilo, me restou nada mais que a RX 5700 XT. É uma boa placa, mas pelo dispêndio que tive no geral acredito que eu poderia ter me saído melhor.
  2. @samagowy Talvez a Nvidia seja forçada a baixar alguns preços. Primeiro porque o Ray Tracing também vai estar disponível nas próximas placas high-end da AMD (Navi 21). Segundo porque a Intel também vai estar presente nesse cenário de placas de vídeo em 2020. A própria Nvidia falou em disponibilizar os novos produtos com preços "mais acessíveis". Tudo bem, eu sei que não tem como prever isso agora, mas vamos ver no que dá. O modelo RX 5300 chega ao mercado em dezembro pra competir com as gtx 1660 super e ti da Nvidia, mudando algumas coisas no patamar mid/low-end. E meu caro samagowy, realmente não podemos nos basear 100% em especulações, mas estou quase aceitando sua sugestão de comprar a 5700 não-XT (ou outro modelo econômico que você queira sugerir) provisoriamente, enquanto espero o resultado desses lançamentos. Gastei muito em outros hardwwares pra comprar uma placa de vídeo barata agora... sei que é loucura, mas quero enfatizar que é provisório mesmo. Não sinto que devo gastar 3 ou 4 mil reais numa placa de vídeo atual sabendo que placas superiores podem vir antes do segundo semestre de 2020 custando a mesma coisa ou quem sabe até menos. e seja como for, já estamos quase no fim de 2019... Se estivéssemos no início de 2019, eu não daria a menor importância a "lançamentos do ano que vem", mas estamos no final do ano, e isso muda um pouco as coisas. Acho que vale a pena esperar pra que eu termine de vez meu setup
  3. @samagowy Devo os créditos a você pela sua ajuda. E por falar nisso, o PC está aqui, todo montado. O Watercooler chega terça feira Kraken x72 chega terça feira. Fim de novembro compro a placa de vídeo, mas antes deixa eu postar aqui mais uma observação. Surgiram rumores de que no ano que vem a Nvidia pretende lançar a nova geração denominada Ampere, as RTX 3000, prometendo preços muito mais "acessíveis". A AMD vai chegar com as novas NAVI, provavelmente superando boa parte dos modelos atuais. Sei que isso tudo é imprevisível neste momento, mas eu recuei da minha certeza de comprar a RTX 2070 Super agora. Enquanto a 2070S está custando cerca de 3 mil reais, a RX 5700xt está na casa dos 2500 reais oferecendo uma performance praticamente igual, inferior aqui e ali de modo bastante equilibrado, e obviamente sem ray tracing. Resumindo o baile: estou pensando em comprar a RX 5700 XT agora e economizar algo em torno de 700 reais que eu daria a mais numa RTX 2070 Super, e ir aproveitando até o lançamento das RTX 3000...
  4. Vou fazer o teste das duas maneiras, mas acho que no fim das contas "tanto faz" deixá-lo no topo ou na parte frontal, considerando que as opiniões sempre se provam muito divididas como agora kkkk. Se for pelo lado "estético" da coisa, profiro manter o radiador no topo. O gabinete H700 tem um suporte perfeito pra isso.
  5. Pessoal, tenho um gabinete NZXT H700 que cabe radiador de até 360mm no topo e na frente. Recentemente comprei um watercooler NZXT Kraken x72 (360mm) e estou na dúvida sobre onde devo fixá-lo. Vejo comentários de que no topo é melhor, outros dizem que na frente é melhor. Antes que eu mesmo faça meus testes, gostaria de ouvir a opinião e a experiência de vocês. No meu caso, essas informações podem ajudar: - o gabinete vai ficar sobre a mesa, e não embaixo dela; - na região onde eu moro aqui na Bahia, o calor durante o verão pode ser comparável a uma temporada no inferno; - o quarto onde o computador está não possui ar-condicionado, mas costuma ser o cômodo com melhor temperatura ambiente da casa; - os componentes do PC estão em meu perfil.
  6. @Bilyuskis Vou ter que discordar de seu amigo. Eu passei pela mesma dúvida que você. Decidi que, no meu caso e no cenário atual, é melhor comprar uma placa-mãe top de linha do segmento x470 do que uma x570 de nível de entrada ou mediana. Eu tinha até uns 2000 reais pra placa-mãe. Comprei uma gigabyte x470 aorus gaming 7 wifi por 1400 reais, completíssima, com mais recursos do que uma placa x570 "mais barata". Atualizei a bios para torná-la compatível com os ryzen 3000 e pronto. Não fico devendo nada a nenhuma mobo x570 da mesma faixa de preço. Sendo bem sincero, mesmo que você queira uma placa com PCIe 4.0 pra futuros hardwares do mesmo padrão, o ganho de velocidade provavelmente vai ser imperceptível pra maioria dos usuários, pois o PCIe 3.0 já é capaz de ser rápido muito além do suficiente. Dependendo da máquina que você esteja montando, 2500 reais é muito pra torrar na placa-mãe. Me dei conta disso quando escolhi a minha. Comprar uma x470 high-end, na minha opinião, vale mais a pena do que uma x570 low ou mid-end. Digo isso sem medo de errar. Não me sinto nem um pouco "atrasado" frente aos novos lançamentos.
  7. @Gabriel Torres Entendi. Muito obrigado pela explicação. Agora me sinto menos preocupado depois de ter apertado o bendito Clear CMOS. Significa que meu processador R5 3600 continua compatível com a placa, já que a versão atualizada "da bios" F42b não foi excluída ou substituída para a versão de fábrica. Bom saber disso.
  8. @P4RANOID Então digamos que minha placa-mãe tenha sido atualizada para a BIOS F40 ou F42b (versões compatíveis com ryzen 3000)... Essas versões continuam instaladas mesmo depois de eu ter apertado o botão "Clear CMOS"?
  9. Pessoal, primeira vez que aconteceu isso comigo, então, antes de tudo, vou contextualizar meu problema brevemente: Estou terminando de construir meu PC e a única peça que falta chegar é a placa de vídeo. Por enquanto meu PC não dá nenhum tipo de vídeo, pois meu ryzen 3600 não possui vídeo integrado e minha placa-mãe não tem sequer porta HDMI ou vga para exibir pelo menos uma tela de Bios. Mas até aí tudo bem. Já deixei tudo montado em seu devido lugar no gabinete só à espera da RTX 2070 Super que comprarei semana que vem. Entretanto, ontem à noite quando liguei o PC, notei que o rgb de minha placa-mãe (gigabyte x470 aorus gaming 7 wifi com versão de BIOS atualizada para meu ryzen 5 3600) não acendeu, embora o rgb das das memórias ram tenham acendido perfeitamente e o air cooler do processador, bem como todas as fans do gabinete, também tenham aparentado normal funcionamento. Fiquei um pouco preocupado e comecei a rever os cabos de alimentação etc., e tudo estava correto. Mas aí cometi a BURRICE de apertar o botão "Clear CMOS" que fica no espelho da placa-mãe, ao lado do botão power que também vem nela. RESULTADO: uns 40 segundos após eu ligar o PC novamente, o RGB da placa-mãe acendeu de repente, tudo ok com as luzes e tal. Mas como o PC ainda não exibe nenhuma tela para conferir o funcionamento de todo o sistema, me veio a seguinte DÚVIDA: esse botão que apertei "Clear CMOS" vai resetar a versão atual de minha bios, que é compatível com meu ryzen 3000, pra versão de fábrica da geração anterior??? Isso me obriga a atualizar a bios de novo??? OBS: quando apertei Clear CMOS de modo totalmente burro, o PC estava LIGADO, o que certamente não é a coisa certa. Mas mesmo depois disso todas as fans e o cooler do processador, assim como todos os rgbs da placa-mãe e da memória, estão funcionando. Quanto ao restante do sistema, só quando eu instalar a placa de vídeo para conferir. Enquanto isso, decidi tirar essa dúvida aqui, e caso precisem, posso postar algumas fotos. Muito obrigado.
  10. @samagowy Depois de um mês de ansiedade, estou voltando pra dizer que o PC está quase todo pronto. Faltam APENAS a placa de vídeo e o mouse, que irei comprar logo no início de outubro sem mais demora. Na verdade também não comprei o watercooler, mas por enquanto o air cooler que veio com o Ryzen 5 3600 vai segurando aos poucos por um ou dois meses. Acredito que em janeiro eu compre um water cooler decente. PEÇAS ADQUIRIDAS: Processador Ryzen 5 3600 Placa-mãe Gigabyte X470 Aorus Gaming 7 Wifi SSD nvme m.2 Samsung 970 EVO 1tb Memória ram Corsair Vengeance RGB 2x8 3200mhz Fonte Corsair TX650m semi-modular 650w 80 plus Gold Gabinete NZXT H700 Branco Teclado Mecânico Corsair K68 RGB Cherry Mx Red Monitor MSI OPTIX MAG241C Curvo FHD 144hz 23.6 polegadas / TV QLED 4k Samung Q7FN 55 polegadas (ou 1440p-120hz) Faltam Water Cooler Mouse Placa de vídeo RTX 2070 Super NOVA ou RTX 2080 usada Assim que o gabinete chegar eu monto tudo e posto as preliminares aqui.
  11. @yCritterD Pesquisei no reddit e assisti alguns reviews. As principais reclamações são sobre o mal posicionamento dos três botões laterais. Pra maioria das pessoas é muito ruim conseguir apertar o botão dianteiro sem apertar o botão sniper acidentalmente. Vi muitas e muitas coisas sobre o cursor do mouse não ser tão responsivo e fica saltando aleatoriamente pros cantos da tela, o que acaba sendo PÉSSIMO pra quem joga. Mas sobre isso acredito que seja defeito de fábrica e tal. O ponto mais positivo que notei foi o conforto e a ergonomia dele. Realmente isso foi bastante elogiado, mas o pior de tudo foram os botões laterais muito mal posicionados. Até mesmo as pessoas que adoraram o mouse não deixaram de criticar muito a corsair nesse quesito. Sinceramente, eu tô com muita dúvida se arrisco comprá-lo ou se opto pelo mais barato, o M65 PRO. Eu apenas pretendo manter um mouse corsair porque já tenho um teclado da mesma marca. De qualquer forma estou disposto a abrir mão desse capricho
  12. @yCritterD Andei lendo alguns comentários sobre o dark core e fiquei um pouco preocupado com as muitas avaliações negativas que ele recebeu dos usuários. Confesso que estou na dúvida se devo comprá-lo ou não depois disso. Você já teve alguma experiência com ele?
  13. Pessoal, estou à procura de um mouse de no máximo 350 reais. Como comprei o teclado Corsair K68 RGB, pensei em escolher um mouse da mesma marca, pois assim mantenho todas as opções de personalização no mesmo software iCUE (e também por questão de gosto mesmo). A princípio, minha primeira opção é o Corsair Dark Core, que encontrei em algumas lojas por 340 reais com frete, sendo um mouse com opções variadas de conectividade: pode ser usado tanto sem fio quanto com fio. Entretanto, vi alguns reviews em português/inglês e percebi que as queixas sobre ele parecem tão numerosas quanto os elogios, o que pouco me ajudou a resolver minha dúvida. Outro mouse que cogitei foi o Corsair M65 Pro, que custa cerca de cem reais mais barato que o Dark Core. Estou focando em jogos diversos, FPS, MMORGP etc. Alguém pode me ajudar com isso? Qualquer outra sugestão é bem-vinda, mas preferencialmente gostaria de ver algumas opiniões sobre o primeiro mouse, o Corsair Dark Core.
  14. @faller Já vi esse texto sobre o assunto. Com alguns pontos eu concordo, com outros nem tanto. No fim das contas, a escolha de fontes semi-modulares e modulares também acaba sendo um imperativo pra quem procura fontes de eficiência no mínimo Silver. Todas as fontes não modulares que encontrei são Bronze. Aí você lê por aqui tópicos sugerindo fontes mais eficientes, com selo Silver ou Gold no mínimo, dependendo dos preços e do setup a ser atendido, e infelizmente todas as Gold que vi foram fontes semi-modulares ou full modulares. Sim, de certa forma é contraditório ver alguém comprando uma fonte semi-modular pensando em não ter problemas com gerenciamento interno de cabos, ao mesmo tempo em que pretende utilizar extensores que aumenta consideravelmente o tamanho ou a quantidade desnecessária de cabos que você tentou evitar. Mas essa "aparente" contradição precisa levar em conta que alguns usuários dão uma importância significativa não apenas ao gerenciamento eficiente dos cabos, como também à estética que eles apresentam. Sabemos que tentar encontrar um equilíbrio a respeito disso não é problema nenhum. Por isso criei esse tópico: até que ponto eu posso melhorar o visual do meu setup, utilizando extensores de cabos, sem prejudicar a eficiência do gerenciamento interno dos cabos ou da distribuição de energia da fonte? Sei que é possível ter as duas coisas. E não foi por acaso que eu indiquei o gabinete que irei utilizar: o NZXT H700. Mesmo uma fonte não modular pode ser bem organizada dentro dele, já que estamos falando de um gabinete muito espaçoso. Então eu compro uma fonte gold semi-modular, dispenso os cabos que não irei utilizar e, digamos que no lugar deles, eu coloque alguns extensores customizados pra melhorar a estética do gabinete. Continuo tendo bastante espaço interno, com cabos bem organizados em uma fonte gold, e satisfeito com meu gosto estético bem atendido. É o que pretendo conseguir.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...