Tive este mesmo problema, curiosamente no mesmo dia. Sou um semi leigo em informatica, sei mais que a maioria das pessoas, mas não sou especialista como deve ter muitos aqui. Vou contar o que aconteceu comigo e o que eu fiz para resolver o problema, e espero que possa ajudar alguém.
Fui infectado ao fazer um download. Me descuidei e não percebi que se tratava de um programa maldoso, desde o momento do download até eu clicar no EXE, o antivírus não acusou nada.
Após abrir uma nova janela aparentemente de instalação, o antivírus começou a gritar.
Não parou nem um minuto de acusar o vírus e tentar remover, tudo em vão.
O computador começou a travar, o navegador fechava sozinho, o antivírus apitando e tentando remover a ameaça.. ficou a noite inteira nisso e pela manhã forcei o desligamento. Depois que liguei novamente, ele não saiu da tela de boot. Foi quando eu resolvi apelar para a restauração do sistema (meio que instalar o windows novamente, eu acho). Consegui acessar a tela de configurações do sistema e executei a restauração.
Isso aparentemente resolveu o problema. Não está mais acusando vírus, mas até o momento não terminei o escaneamento geral para ter certeza.
Os arquivos continuam com a extensão MASOK, porém se eu simplesmente renomear o arquivo e retirar essa extensão, eu consigo abrir e utilizar ele normalmente (até agora). Infelizmente é um trabalho chato, já que dependendo da quantidade de arquivos pode demorar.
Não encontrei o arquivo TXT do resgate, procurei em todas as pastas. Imagino que tenha sido apagado no momento da restauração.
Eu acho que esse problema não vai se resolver tão fácil assim, e provavelmente ainda tem algum resquício desse ransomware, por isso vou continuar procurando caso haja uma solução mais concreta. Se eu chegar a um novo resultado, compartilharei aqui.