Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

r_silva93

Membro Júnior
  • Posts

    8
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Pois é dá sim, minha conclusão foi "se eu fizer uma corrente elétrica passar por dois condutores de materiais diferentes (por exemplo: um de cobre outro de alumínio) um condutor ira aquecer o outro irá esfriar. No entanto aparece o teloreto de bismuto em alguns artigos e eu não entendi pra que que serve esse diacho, tipo se mesmo sem ter esse teloreto minha conclusão ainda irá estar certa.
  2. Existe algum modo de fazer uma pastilha peltier caseira? Sei que as comerciais são baratas mais geralmente sempre se acha uma alternativa DY mais nesse caso não encontrei. Pelo principio de funcionamento parece tão fácil, só dois condutores de materiais diferentes com energia circulando será difícil faze uma dy.
  3. Bom de acordo com as respostas não é impossível carregar um capacitor com uma bobina de tesla, podemos inclusive retificar a alta tensão com os diodos que vocês me mostraram. Agora peço que vocês acompanhem meu raciocínio apontando possíveis erros. Capacitores quando carregados são capazes de gerar um pulso de alta corrente se aplicado a uma baixa resistência, alias esse é o perigo. Seguindo a ideia de proporcionalidade se elevarmos a tensão do capacitor continuaríamos podendo gerar o pulso de corrente mais dessa vez a uma resistência maior correto ? Na linha do raciocínio acima eu tenho o problema de como controlar a descarga do capacitor para que ela ocorra apenas em uma janela de tempo, de modo que a carga residual serviria para diminuir o tempo de recarga do capacitor ( utilizando dois capacitores enquanto um carrega outro descarrega alternadamente). A primeira solução que me vem a cabeça é utilizar triacs em série onde os gates seriam acionado por um transistor comandado por um ci 555. No entanto ainda resta o problema de saber o instante T em que o capacitor se contraria carregado e o circuito de chaveamento começasse a funcionar. Resolvido este segundo estagio (o do chaveamento) eu teria pulsos de alta corrente e alta tensão (ja sei do perigo pessoal). A ideia no terceiro estagio seria enviar esses pulsos a um circuito igual ao dos conversor DC do tipo buck só que sem o CI e o transistor que normalmente é utilizado nesses circuito para chavear e abaixar a tensão uma vez que a já estaria chaveada. A ideia é que na saída no Buck eu tenha uma tensão e uma corrente em faixas utilizaveis. O que me dizem ?
  4. vou dar uma pesquisada nesse diodo Isadora, o video que vi foi esse o efeito da tensão no aluminio é lindo
  5. Eu pergunto porque vi um video no youtube onde um flyback era usado para carregar um capacitor caseiro (uma lamina de vidro grande envolto de folhas de papel aluminio). Agora não me recordo como era feiita a retificação mais a mecanica de funcionamento era essa. Assim foi que me passou essa duvida na cabeça. adicionado 14 minutos depois A ideia é que uma vez que o capacitor estivesse carregado (caso possivel) pudesse aproveitar o pico de alta corrente que ele daria por uma fação de segundos.
  6. Eu poderia carregar um capacitor utilizando uma bobina de tesla ?
  7. Seria para bombear água mesmo, optei pelo solenoide pela característica do baixo ruido em relação a outras bombas. Aumentar a quantidade de espiras pelo que li também aumentaria a tensão necessária pelo que li. ai eu volto ao problema da tensão. Pesquisando eu achei um projeto que usava descarga capacitiva do NC Braga mais acho que também não seria o suficiente. Com esse tipo de fio seria mais viável aumentar as espiras e calcular bem o núcleo (existe algo caseiro que sirva bem para fazer um núcleo desse?) para poder ligar na tomada ou começar a pensar em um jeito de alimenta-lo em corrente continua? Grato as respostas.
  8. Quero fazer uma bomba dagua do tipo pistão que é movida a solenoide Não entendo muito de eletronbica mais queria fazer um projeto caseiro. Enrolei 10 metros de fio encapado em um tubo de pvc de 12 cm e ligando na bateria de um carro funcionou o suficiente para puxar um prego com força apenas. Estou pensando em ligar na tomada 220v mais estou cm certo receio. Primeiro estou testandoo solenoide para despois gastar com o resto dos componentes da bomba. Se alguem puder me ajudar com seus conhecimentos sou grato.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...