ASUS, MSI, Gigabyte, todas tiveram problemas com a nova geração Ryzen. A AMD teve! Basta procurar em fóruns gringos também. Não sou defensor de empresa, não. Só não acho certo queimar uma empresa que prestou suporte dentro do que a garantia estabelecia. Se o revendedor criou caso para trocar, a encrenca é com o revendedor. Se você precisou do auxílio de um técnico, concorda que o problema foi seu conhecimento insuficiente e a ASUS não tem nada com isso? O que ela estabelece: envie a placa para que seja testada e, caso haja problema detectado, o produto será substituído. Demora. É um saco. Mas é assim que muitos fabricantes fazem. Se não nos agrada, que troquemos de fabricante, claro.
Outro colega especulou que talvez recebêssemos refugo da ASUS por sermos brasileiros. Essa mesma placa é vendida no mundo todo, com pouca ou nenhuma variação. Americanos receberam a mesma BIOS, no mesmo dia. Ainda bem.
@Claudio Pigliucci também trabalho com TI há muito tempo. São 23 anos. Já vi server farms que custaram milhões apresentarem problemas não óbvios que levaram meses para resolverem. Atualmente tenho dois tickets de produtos enterprise de dois dos maiores players do mercado em atendimento. Um deles vai fazer aniversário e a solução definitiva ainda não foi entregue. ***** happens, ainda mais em TI. A ASUS resolveu o problema. Enquanto não tinha solução, orientava a devolução da placa. Não vejo o quê mais seria necessário. Mas enfim, cada consumidor tem seu limite de tolerância. Acho que sou mais tolerante porque sei (e vivo) a encrenca que pode ser resolver problemas como esse.
Quase troquei processador e placa-mãe (afinal, estou com um setup "nonsense" entre processador e GPU). Mas maior que a raiva pela instabilidade da máquina era a preguiça de desmontar tudo. Além da certeza de ser um problema contornável por software. Então, esperei. E a boa notícia é que a máquina estabilizou sob o Windows 10 com essa nova BIOS. Alvíssaras!