Ir ao conteúdo

tongshadow

Membro Júnior
  • Posts

    13
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

2
  1. Aí você teria que ser mais específico pois existem uns 9 capacitores de polyester no circuito horizontal, e além disso é muito difícil encontrar eles com o valor correto pra substituir.
  2. Trocar aquele capacitor não adiantou, mas já coloquei o FBT antigo de volta e resolveu o problema. A lição que fica é que mesmo que o FBT seja do mesmo tipo ainda é preciso observar a indutância, que precisa ser igual. Agradeço pela ajuda de todos.
  3. Tenho certeza que se pode usar um capacitor de capacitância igual (+-10% de tolerância) mas tensão igual ou maior (de preferência) na hora de substituir componentes, pois o valor é apenas a tensão máxima que ele aguenta.
  4. Acho que já descobri o problema. Acontece que esse monitor teve diversas revisões, e em uma delas, que usa o FBT que coloquei, o capacitor eletrolítico usado no circuito horizontal tem 4.7uF 160V. A minha versão usa 4.7uF 100V, mas como coloquei um FBT da revisão antiga é plausível que esse capacitor de 100V na verdade precisa ser de 160V ou mais. Como não tem problema em colocar um capacitor com mais tensão, vou procurar um desses e testar.
  5. Depois de pesquisar mais um pouco descobri que o FBT antigo tem 1.47MH, e esse novo 1.22MH. Será que isso influenciou no problema?
  6. Ok, encomendei e já instalei um FBT novo, modelo idêntico ao do antigo, Só tem um problema, eu perdi boa parte da largura horizontal! Na foto aqui eu já coloquei no máximo que dá pra esticar horizontalmente. Na vertical está normal. Tem algum tipo de calibração ou ajuste que devo fazer na hora de trocar um FBT? É normal e devo esperar ele esquentar por algumas hora por ser novo? O FBT tem as mesmas especificações do antigo.
  7. O monitor estava funcionando bem mas pela idade queria fazer um refresh nele. A geometria dele está bem torta, sinal claro que alguns capacitores já não estão 100%, ainda não sei se vou trocar todos (sei que alguns não precisam). O foco dele também está ruim no centro e não deu pra arrumar pelos potenciômetros, e lendo alguns relatos tem relação com a alta tensão, por isso quero ver se trocar o FBT não resolve isso. Não é a forma mais técnica de fazer as coisas, mas pelo menos já elimino alguns suspeitos.
  8. Sim, tem só um buraco na placa no quarto pino que não existe do FBT original. Exatamente ele é de duplo foco. 2 fios vão pro cinescopio, 1 vai para o G2 e o último é o da chupeta. A ideia era mesmo colocar um FBT novo pois apesar do antigo estar funcionando queria trocar por um menos cansado. Até agora achei alguns com 5 fios saindo do FBT, outros com 3, e obviamente não vão servir aqui. O mais compatível que achei tem 4 fios, mas 14+4 pinos, que se encaixaria na placa apesar do original ser 14+3.
  9. Preciso de um flyback pro meu monitor e de acordo com o manual técnico ele seria o FQM17A011 ou suas variações. O problema é que o meu original tem 4 fios e 13 pinos, e quando pesquiso alguns modelos da Brasalfa ele tem 14 pinos, e alguns até tem 13 pinos mas 3 fios saindo do Flyback. Pesquisando mais um pouco descobri que um Flyback da Toshiba também seria compatível pois ele tem 13 pinos e 4 fios. Então a pergunta é, são só as conexões, pinos e fios que devem ser observados na escolha de um Flyback substituto? Encontrar um idêntico, e novo, é bem difícil...
  10. Sim tem 2 buracos bem pequenos perto dos fios, e acho que daria pra tirar nessa forma sem separar as peças. Valeu pela dica!
  11. Ok consegui, foi um parto mas nasceu! Pra quem tiver o mesmo problema, é só liberar as 3 travas em volta do cinescópio, uma fica bem escondida atrás, e a trava de trás. É assim que o soquete abre. Bem esquisito pois nunca tinha visto um desse tipo.
  12. Não tem como levantar pois toda parte de cima é uma peça única.
  13. Preciso trocar o flyback do meu Samsung 794MB, mas a trava dos fios de foco não quer abrir de jeito nenhum. E antes que algo estrague na força bruta, queria saber se alguém já viu e sabe como liberar esse tipo de trava

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...