Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Julio Marin

Membro Pleno
  • Posts

    66
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Atualmente estou usando uma GTX 1660 Super, porém é conhecido já que os drivers da NVIDIA nem sempre se dão bem com o Linux. Montei esse PC há alguns anos quando fazia edição de vídeos, porém não faço mais e não voltarei a fazer. Também não jogo nada. Estou utilizando Linux cada vez mais e mais, e atualmente estou pensando em migrar 100% para ele. Em vista disso, estou pensando em trocar minha 1660S por uma RX 570 8GB. Quero saber se é uma boa ideia levando em conta que gostaria de não ter mais problemas com drivers e também não irei utilizar para tarefas que exijam forte processamento gráfico. Achei uma da ASRock por R$699,00. Aparentemente é um valor bom pela placa, pois as abaixo dela parecem ser MUITO inferiores e as melhor são muito mais caras (e não teria utilidade pra mim). Alguém já migrou da NVIDIA para AMD usando Linux e poderia me dizer a experiência? Gratos a todos!
  2. Olá pessoal, gostaria de saber se alguém pode me ajudar com essa dúvida. Estou usando o OpenSUSE Tumbleweed há alguns dias e estou gostando bastante, ele está instalado no meu notebook. Gostaria de colocá-lo no meu desktop principal, porém ele usa placa da Nvidia (1660 Super). Assistindo e lendo alguns tutoriais fiquei um pouco confuso se realmente posso instalar dessa maneira: adicionar o repositório da comunidade da Nvidia e instalar os pacotes via YasT. Outra dúvida que ficou é: há necessidade de desabilitar/bloquear o driver nouveau após a instalação do driver proprietário da Nvidia? Grato a todos!
  3. Opa, passando para dar um feedback! Depois de 5 dias, usando bastante a suspensão, não tive mais problemas! Minha placa é uma GTX 1660 Super ASUS O driver que estava dando problema é o 551.23 de 24/01/2024 O driver atual que instalei e fez o problema sumir foi o 546.33 de 06/12/2023 Obrigado a todos!
  4. @Katagiri Olá! Então, desde ontem a noite ligado, entrou em suspensão umas 6 vezes (e umas duas delas foram durante um bom tempo). Até agora nada de problema! Se resolveu, provavelmente foi o downgrade do driver. Eu tive esse problema anteriormente, atualizei o driver e o problema sumiu. É que foi o seguinte: meu pc tava dando umas leve travadas eventualmente, procurando a fundo vi que era problema do fTPM da AMD dando conflito (um problema já bem conhecido da comunidade). Porém antes de eu descobrir que era isso, eu atualizei o drive da Nvidia para a última versão. Foi depois disso que deu esse congelamento que citei nesse post. Junto com a atualização do driver, eu desativei o fTPM também. Porém acho que não foi isso (desativar o fTPM) que causou o congelamento, visto que há um tempo atrás, cerca de 1 ano, eu tive esses congelamentos seguidos dos fans à 100% e resolveu quando atualizei o driver da Nvidia (por isso acho que não é relacionado ao fTPM) Mas, novamente, volto aqui para dar mais feedbacks após alguns dias e deixo os drivers e modelo da minha GPU caso alguém tenha o mesmo problema. Tenha um ótima noite
  5. @Katagiri Ainda não tentei, instalei um driver mais antigo (dez/2022) e deixei ele suspender algumas vezes, até o momento não tive problemas. Mas não sei se vai dar de novo, eu volto para falar! Muito obrigado
  6. Estou enfrentando um problema e gostaria de saber se alguém pode me ajudar. Percebi isso hoje, após atualizar o driver da minha placa de vídeo ontem (GTX 1660 S) para o driver mais recente. Após ele ficar em suspensão durante um tempo, quando mexo o mouse para ele voltar os fans e cooler rodam a 100% e não dá imagem. Parece que fica reiniciando (as ventoinhas desligam, e voltam a 100% num ciclo eterno, parando apenas quando deixo o botão power apertado e ele reinicia).
  7. Opa, muito obrigado pela resposta. Eu não uso Bitlocker não! Por enquanto está tudo ok, volto depois de uns dias para confirmar realmente se o problema de stuttering foi resolvido e se recebi atualizações do Windows normalmente. Tenha um ótimo dia.
  8. Eu não testei. Porém esses ícones são para remover o dispositivo. Se ele não estiver montado não tem como remover. Porém provavelmente consegue montá-los através da ferramenta de partição.
  9. Amigo, pode tentar isso para desabilitar os discos (HD e SSD USB) de serem iniciados com o sistema: Crie ou altere a chave de registro: HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\UsbStor Start = 4 (Desabilitado) - Não inicia no boot Start = 3 (Habilitado) - Inicia no boot Ou assim (desculpe que está em inglês, se precisar de ajuda avise) Open Disk Management (right-click on the Start button and select Disk Management). Right-click on the USB drive and select "Change Drive Letter and Paths". Select the drive letter and click on "Remove". Click on "Yes" to confirm. Open the "Action" menu and select "Properties". Uncheck the "Automatically mount new volumes" option and click on "OK".
  10. Boa noite a todos, estive enfrentando problemas há mais um menos 2 meses de stuttering durando cerca de 1~2 segundos (mouse laggado e som robotizado) cerca de 1x a cada ligada do PC. Após muito procurar, vi que se tratava de um "bug" do fTPM da AMD, descrito em diversos fóruns. Disseram que foi resolvido em meados de 2022 com um update da AMD e consequentemente novas versões das BIOS, necessitando uma atualização dela para que o bug fosse embora. Porém, também vi inúmeros relatos recentes de pessoas que atualizaram e o problema persiste. Como nunca atualizei nenhuma BIOS e sei que é um procedimento um tanto quanto "delicado", resolvi não fazer, até mesmo pela chance de não corrigir o bug. Com isso, desativei o fTPM na minha BIOS e aparentemente o problema foi embora. Gostaria de saber quais implicações isso pode ter no meu sistema, uma vez que não jogo e uso apenas para alguns trabalhos esporádicos e lazer. Obrigado a todos!
  11. Amigos, essa semana chega a última peça que falta para montar meu novo PC e como faz mais de 6 anos desde que tive meu último computador, estou meio por fora das atuais tecnologias. Quais seriam os principais passos para verificar a integridade dos componentes, se tudo está funcionando como deveria? Obrigado!
  12. @GusGraf Os adaptadores foram esses: TP-Link TL-WN821N (mostra 1mb/s) D-Link DWA-110 (mostra 1mb/s) TP-Link Archer T4UHP (nem reconhece) Meu pc é: Processador: Core i7 4770k Placa de vídeo: Nvidia Quadro K600 Placa-mãe: ASUS Sabertooth Z87 Memória: 4 x 4GB DDR3 HDs: Seagate 2TB SSDs: Sandisk 480GB Sata III
  13. Boa noite pessoal, instalei Linux Mint 19.3 e 19.2 assim como a ultima versão estável do Ubuntu e em nenhuma distribuição consegui usar nenhum adaptador usb wifi com sucesso. Todos alegam 1mb/s no link do wifi nas configurações e a internet não passa de 2mb de velocidade. No windows vai normal a 100mb que eu contrato. Ja tentei baixar driver no site dos fabricante do adaptador (tplink) e nada. Tive que voltar para o Windows por causa desse problema. Quero muito ficar no Linux, mas sem wifi fica impossível. Procurei soluções em todo canto da internet e não achei nada. Ps: Via cabo ethernet ela chega a 100mb normalmente. Usei 3 adaptadores diferentes USB e nenhum passa de 2mb de velocidade.
  14. @f_neto valeu amigo, consegui arrumar retirando os cabos do hd depois iniciando pelo pendrive via UEFI e religando os cabos
  15. @f_neto o HD está sem OS nenhum. Não tem windows instalado

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...