Antes de contar a minha história, um pequeno aviso quanto a este post: vou tentar ser o mais detalhista possível quanto aos passo a passo dos procedimentos que fiz ao montar meu computador para que nenhum possível erro possa ser passado despercebido.
Para os tl;dr , terá um resumo no fim do post.
Setup antigo:
-GTX 1050
-Pentium 4560
-8GB de memoria (xpg adata)
-Fonte gamemax GM500W
-Gabinete Aerocool Aero 500
-mobo H110M Asrock
Primeiramente, comprei na Black Friday da Kabum! um i5 9400f e uma h310m m.2 2.0 da gigabyte para dar aquele upgrade no meu PC, antes uma h110m da Asrock e um pentium g4560 de quase 1 ano de uso. Comprei meu PC pronto e, naquele período, era o melhor custo benefício para meu pequeno orçamento. Como nunca havia montado um computador, e tinha sabia apenas teoricamente como montar um PC, decidi chamar meu irmão, que apesar de saber não ter prática ou teoria com montagem de PCs, queria muito participar. Na hora da montagem ocorreu tudo certo, o cooler box no i5 veio com pasta térmica de fabrica no próprio coolerbox. Na hora de encaixar-lo em cima do processador meu irmão decidiu encaixar-lo com a logo da intel virada para a direita, de forma que não precisássemos enrolar o fio do CPU_FAN em lugar nenhum. Não deu certo. Retiramos o coolerbox, colocamos ele na "orientação padrão", e finalmente encaixamos ele na motherboard.
Liguei o computador e... funcionou! Demorou para o primeiro boot, mas deu certo: todos os componentes identificados e funcionando da forma que deviam... teoricamente. Fui jogar Black Desert Online para testar a potência de meu novo processador, no qual meu pequeno guerreiro Pentium não aguentava. Estranhei bastante pois em dados momentos quando ia para a cidade principal entupida de jogadores e animações, o coolerbox fazia muito barulho, e o jogo engasgando. Achei muito estranho, mas continuei jogando até que deu tela azul: MACHINE_CHECK_EXCEPTION.
Entrei em pânico, "Erro irrecuperável de hardware"!? O que eu poderia ter feito na montagem que poderia dar esse problema? Em meio a tudo isso, o PC reinicia normalmente. Achei que fosse algum erro aleatório e abstraí. Fui iniciar o jogo Rust e decidi diminuir a resolução um abaixo do full HD, achando que o problema talvez fosse de gargalo porque a 1050 não ser tão potente proporcionalmente ao i5. Tela azul novamente de forma quase instantânea quando cliquei no play (não deu 10 seg). Mesmo erro de tela azul. E a % da reparação lá do windows na tela azul estava a 100% e o PC não reiniciava. Esperei 30 min e nada. Decidi desligar o computador e ligar-lo novamente. Ligou dnv normalmente como se nada tivesse acontecido.
Baixei o MSi afterburner para monitorar exatamente o que estava acontecendo, minha principal suspeita era do processador. Configurei para mostrar informações sobre a RAM, CPU e GPU. Coloquei sobre a CPU: frequência, percentagem de uso e temperatura. Já a GPU coloquei apenas o uso e a temperatura. GPU funcionando normalmente nas CNTP, RAM na grande maioria das vezes não tendo os 8gb usados e o processador indo de 70 graus a 100 graus e nunca, testando os jogos: Overwatch e Monster Hunter: World , abaixava de 70 graus. O mais impressionante: uso variando de 6% para 80 ou 90% em questão de poucos segundos, variando demais. Baixei então um teste diagnostico da intel e o processador não havia NENHUMA avaria. Peguei uma pasta térmica de prata "Silver Grease" com um amigo e troquei por volta de 4 vezes. Mesmo resultado. Atualizei a BIOS, reformatei e nada.
Em uma dessas vezes na troca de pasta térmica eu esqueci de colocar o cabo da CPU_FAN e fui testar Monster Hunter World e o PC chegou a 100 graus de qualquer forma. O coolerbox:
-funciona baseado na temperatura do processador
-parece nao resfriar a CPU de forma adequada
-gira de forma normal
-nao aparenta qualquer dano ou defeito
Perguntei para um tecnico qual poderia ser o erro, detalhando da mesma forma que fiz neste post, e ele respondeu como solução "buscar parametrização de configuração de velocidade de processador para o seu modelo de placa-mãe"(não entendi o que ele quis dizer) ou ou "restaurar as configurações da BIOS de fabrica", pois um dos problemas pode ser uma das configurações de fabrica, onde ele me responde: "Overclock". Nunca mexi na BIOS em si e tenho medo, a última coisa que eu faria seria isso, e é onde eu me encontro.
--> tl;dr Em suma: Processador segundo os testes da intel de funcionamento aparenta normal, superaquece quando minimamente cobrado, computador funcionando normalmente. Tela azul: MACHINE_CHECK_EXCEPTION. Já atualizei a BIOS e reformatei o computador, de nada adiantou. Sempre a 100 graus quando rodando algo um pouco pesado. % de uso varia muito em poucos segundos. Tecnico recomendou mexer na parametrização da velocidade da CPU na BIOS porque ele ta de férias e não pode me atender no momento. O que devo fazer, e quais podem ser as possíveis causas do problema?