Ir ao conteúdo

Marcio Leandro B. Pizano

Membro Pleno
  • Posts

    39
  • Cadastrado em

  • Última visita

  1. Olá pessoal, como estão, na paz? E este ai foi o resultado. Obrigado pela ajuda!
  2. Perdão! Meu circuito de teste continha um erro. Tentei deletar o último post mas não sei como ou se tem como. Com resistor de 24Ohm 2/5W teve divergêngia na corrente. 13/24 = 0,541A Com 39Ohm 2W nos valores pequenos a corrente se manteve, porém, bem diferente da lei de ohm. 13/39 = 0,33A Vejam os resultados: Preciso de ajuda rs. Obrigado!
  3. Olá pessoal! Se poderem me orientar mais uma vez fico grato. Algum tempo atrás, fiz testes com as barras na água e adicionando sal, vi que as resistências encontradas eram de ~10 até 100ohm Agora, fiz uns teste na protoboard, liguei uma fonte colmeia 13V 5A MAX, coloquei um LM317 conectado com um resistor de 2/5W 24R o que me daria teoricamente 0,54A 13 / 24 = 0,54A Como pode ver na tabela abaixo, ao adicionar cargas variadas, a corrente também se modificou e minha dúvida é: Se o circuito me entrega constante 0,54A, por qual motivo a corrente variou ao modificar as cargas? O circuito é como o @Sérgio Lembo indica, porém não tinha aqui os resistores mencionados e usei outros valores. Muito obrigado!
  4. Obrigado @Sérgio Lembo, vou dar continuidade ao projeto elétrico conforme conversado. No momento não tenho como saber a tensão para calcular a resistência, devido eu estar fazendo estas modificações no Ionizador, mas, assim que conseguir entro em contato novamente, se eu poder continuar com o post é claro. Tenho a opção de ligação em paralelo ou série, vai mudar a forma da disposição das barras de cobre, sempre fiz em paralelo. Em série é menos comum. Obrigado novamente!
  5. Pessoal! Para corrente de ~0,48A até 1A, segundo meus calculos, achei o dissipador KM801 (22,45 x 14,20 x 2,30mm) Acredito ser suficiente. Dados: Liga e temperatira: 6063-T5 Área: 107,41mm² Perímetro: 149,51mm RTHHA Natural (100mm): 10,20° C/W Quanto o que falei lá em cima, sobre não saber os calculos das barras de cobre, agora as tenho. Mas tenho uma dúvida sobre ligação série e paralelo. Supondo que eu tenha calculado o depósito de 0,3ppm de cobre em uma determinada piscina, e para isso, o tempo seria de 4:00h. Em ligação PARALELO, sei que a corrente se divide, logo, tanto faz a quantidade de barras de cobre para o feito, pois, a corrente será dividada proporcionalmente. Então, na ligação SÉRIE, onde a corrente NÃO se divide, o tempo deve ser reduzido conforme a quantidade de barras? Que vocês tenham uma ótima passagem de ano. Obrigado!
  6. @Sérgio Lembo Não quero mais fazer com potenciômetro ou reostato, vou fazer chaveado mesmo com sugeriu. As correntes listadas nos testes que fiz no Proteus está bom, 481ma e 963ma, assim também fica até mais simples. Vou sim rsrsr Agora vou tentar calcular este dissipador, mostro o resultado aqui depois. Mas, se de algum modo tiver algo que eu possa rever no circuito, por favor me mostrem se possível. Obrigado!
  7. Muito obrigado! Entendi agora. Vi no link que me enviou @.if, obrigado! Resumindo, acho que o veredido é este então, o circuito do @Sérgio Lembo e o meu simplificado. Vi um vídeo através do link que me enviou sobre corrente constante para leds de carro, onde a carga pode variar mas a corrente não. Ao dar a partida no carro por exemplo, a tensão pode sefrer variações, mas como a corrente é constante, os leds se mantem no mesmo brilho, logo, isso aplica-se ao movimento da água, suja ou limpa, a corrente será constante, o que vai variar nesse caso é a tensão, para se ajustar ao nível estipulado de corrente. Resumindo, posso usar o circuito acima rs. Uma coisa que reparei no DataSheet, é que na fonte de corrente constante não tem um capacitor, mas geralmente é usado um de ao menos 0.1u, pretendo usar. Agora, preciso saber qual dissipador colocar no Lm317, para isso, fiz o seguinte calculo: Como estamos entrando com 12V e saindo com 1,25V logo: No primeiro resistor 12 - 1,25 = 10,75V 10,75V * 0,485A = 5,21W C = 100 / 5 = 20Cº No segundo resistor 12 - 1,25 = 10,75V 10,75V * 0,963A = 10,35W C = 100 / 10,35 = 9,66Cº Seria isso? Se for nem vai caber na caixa kkkkk. Obrigado!
  8. .If. Gostaria de não usar circuito de outros, sei que é mais prático, mas quero colocar o circuito da "fonte" na mesma placa onde vão as outras trilhas e conexões. Mas estou estudando. Sérgio, entendi, é uma simples lei de Ohm, onde o inverso vai da sempre 12,5V, sem levar em consideração as quedas de tensão no Lm317 e resistores. Isso na verdade é bem básico, mas a minha dúvida é se dessa forma vai servir para o que quero, então, se ao passar água limpa ou suja, a corrente será sempre a mesma nas barras de cobre? Fiz um circuito com base no seu Sérgio. Dê uma olhada por favor e veja se funciona. Os resistores coloquei de 1W. R = 1,25 / 0,5 = 2,5Ohm Neste calculo não entendi o seguinte, o restante da tensão vai ficar toda no Lm317? Se for, realmente precisa de um grande dissipador de calor.
  9. Cheguei ao circuito das imagens. Conhecendo a natureza do projeto, o que vocês acham? Caso tenham algumas melhorias, gostaria de conhece-las. O Zenner é de 6V 1W Os resistores são de 2W Obrigado!
  10. (Sugere)... Entendido e obrigado Sérgio! Da forma que gostaria que fosse, haverá um aquecimento muito expressivo correto? Da forma que sugere, posso ter uma chave seletora para 500ma e 1A, ou seja, duas posições que fariam por exemplo, um tratamento de manutenção na água sem expor as pessoas a risco e na outra posição um tratamente de choque, para quando a água estiver muito suja. Assim não sobrecarregaria o LM317. Como quero simplificar, acho que vou optar por duas posições e retirar o potenciômetro. Obrigado por sempre poder contar com a juda de vocês.
  11. @Sérgio Lembo Acho que seria interessante de 100ma até 1A Alguns Ionizadores que conheço, usa pic para ajustar esta faixa, eu prefiro um potenciômetro para baratear e simplificar o projeto. O que você sujere Sérgio?
  12. @Sérgio Lembo Para uma boa Ionização, é preciso saber quantos litros tem a piscina, com isso podemos determinar a quantidade de barras de cobre a serem usadas, embora eu não saiba se tem um calculo para isso. Quanto a corrente, é ela que importa neste caso, devido não podermos ultrapassar os 500ml. Esta faixa é uma faixa de segurança para proteção a vida das pessoas na piscina, porém, existem momentos em que é preciso fazer um tratamento mais forte, neste caso, elevamos a corrente para no máximo 1A, essa corrente elimina as bactérias e previne algas. Pela norma ABNT, qualquer piscina não pode estar em funcionamento durante o uso, isso já traz uma tranquilidade, mas, não podemos confiar, poderia deixar fixado em 1A e ter água tratada todos os dias, mas isso seria um risco, então tenho que ajustar. Na tampa do aparelho tem um aviso para não utilizar a piscina acima de 0,5A. Estes são os critérios mais relevantes.
  13. Muito obrigado a todos. Acredito que possa beber, já que o projeto inicio-se com a Nasa para purificar a água dos astronautas rs. Achei este exemplo abaixo, estou pensando em testar. O modelo que o Sérgio enviou, é interessante, mas preciso do potencioômetro. Já fiz este modelo de cuba com tubos de 50mm, mas, algumas pessoas não acham profissional, por isso adaptei para pre-filtro de bomba, é mais interessante e mais fácil de trabalhar. Este modelo da imagem, ainda me faz ter a necessidade de usar um módulo de corrente constante?
  14. Olá pessoal! Gostaria de uma orientação se possível. Fiz um Ionizador para piscina, usei barras de cobre e elas recebem no máximo 12V e 1A (500ma - Norma de segurança) Estou regulando a corrente usando um LM317 e potenciômetro de 2K, circuito conforme o fabricante sugere e estou usando um multímetro amperímetro para visualizar. Quando regulo a corrente, pela lei de Ohm, tenho a variação da tensão, já que a água faz o papel da resistência, (Corrija-me caso contrário), porém, com a bomba ligada, acontece a variação da tensão e corrente de forma que em dado momento tenho 3,53V com 600ma e logo em seguida 2,60V com 860ma e assim por diante conforme imagens. Eu esperava esta variação, mas não desta forma tão desordenada, entendo que a água que passa pelas barras pode vir mais limpa ou mais suja, variando o valor da resistência, água mais suja = menos resistência, água mais limpa = mais resistência conforme meus estudos. O que gostaria, é de ter uma forma de informar que desejo por exemplo, 500ma ou qualquer outro valor, mas que fique fixo essa corrente, mesmo com a variação de água limpa ou suja, isso é possível? Segue imagens. Muito obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...