Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

John_Kenned

Membro Júnior
  • Posts

    14
  • Cadastrado em

  • Última visita

Reputação

3
  1. Pessoal, boa noite a todos! Montei um computador gamer a pouco mais de 1 ano, com as seguintes configurações: - Placa-Mãe ASUS Prime X570-Pro, AMD AM4, ATX, DDR4 - Fonte Gigabyte 750W 80 Plus Gold Modular - G750H - Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) AMD4 - HD Seagate BarraCuda, 3TB - 2 Memórias Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 - SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2 - PLACA DE VIDEO SAPPHIRE RADEON RX 5700 XT 8GB NITRO+ 256-BIT SPECIAL EDITION Desde que montei, sofri com problemas de stuttering. No inicio estava um "lag" insano, até que atualizei a BIOS e melhorou, mas ainda havia o stuttering.Tentei resolver por conta própria, pesquisando, buscando fóruns, pedindo ajuda e etc, mas não consegui. Levei em 2 técnicos "especialistas em computador gamer". O primeiro disse ser apenas algumas configurações na BIOS, mas o problema persistiu. O segundo disse ser problema na placa de vídeo e então eu devolvi, onde a terabyte "constatou" de fato o problema e me reembolsou. Passei um tempo usando minha R9 200 Séries (do setup antigo) que também estava dando stuttering, mesmo em jogos básicos como stardew valley, que sempre rodou normalmente. Finalmente consegui guardar dinheiro e ter condições de adquirir uma 3070 Ti. - PLACA DE VIDEO GIGABYTE GEFORCE RTX 3070 TI AORUS MASTER 8GB GDDR6X 256-BIT, GV-N307TAORUS M-8GD Instalei todos os drivers, reinicializei o computador e mesmo assim, ainda sinto o stuttering que é visível no gráfico do afterburn, mesmo que bem de leve. Minha pergunta é a seguinte, o que poderia causar esse problema? - Mal gerenciamento de energia da placa-mãe? - Problema no processador? - Fonte? A tensão na minha tomada está boa, em torno de 112V. Sinceramente, não sei mais o que fazer! Gostaria de uma direção, se for um possível problema na placa-mãe, vou tentar comprar uma nova e substituir, mas não tenho mais ideia do que pode ser.. Ps: Essa variação da frequência da GPU e Watts é normal? Outro detalhe é que ele parece utilizar mais os núcleos 5 e 7, pelo que observei no AIDA. Não sei se isso tem a ver ou ajuda em algo.
  2. Huuum, entendi! Então o processador não precisa estar em 100% para extrair todo potencial da placa de vídeo, bem como a % usada em um determinado jogo é controlado por ela em relação a necessidade, certo? Gráficos mais pesados ou jogo mal otimizado, tendem a ter um uso maior de placa de vídeo. Muito obrigado pela explicação, se tiver mais algum detalhe ou curiosidade que gostaria de compartilhar, é sempre bem vindo. O que motivou este post foi um colega dizer que não tem como a placa de vídeo estar 100% sem que a CPU esteja a 100%, pois isso indicaria um gargalo na placa de vídeo. Eu discordei do mesmo, pois de acordo com o CPU utilizado, ele pode ou não conseguir extrair todo potencial da sua placa de vídeo e deixar ela em 100% ou não aguentar..
  3. Pessoal, boa noite! Gostaria de retirar uma dúvida, quando a placa de vídeo atinge 90-100% de uso em games mesmo que tranquilos, significa que o processador é capaz de extrair todo o potencial dela ou é preciso que o processador e a placa de vídeo estejam a 100% para "provar" que o processador consegue extrair todo o potencial máximo? Geralmente o meu processador fica em 60% mas ele joga a placa de vídeo lá pra cima (não causa lag e nem nada, temperatura ficam ok e etc), é apenas uma dúvida. Processador: Ryzen 7 3800 Placa de vídeo: RX 5700 XT Sapphire Nitro Special Edition
  4. Muito obrigado pela ajuda! Assim que eu chegar em casa farei os testes e o gráfico, compartilhando as informações com vocês aqui. O que não entra na minha cabeça é que se o meu Hardware é excelente pra atualidade e, como você disse o desempenho está legal, porque ocorre essa variação do frame time a ponto de gerar lag? Se for algo do hardware, posso trocar por estar dentro da garantia ou trocar o monitor caso ele seja um interferente por conta do tamanho e ser de 60mhz. Na minha cabeça se você monta um hardware superior ao recomendado, tudo tem que funcionar perfeitamente a não ser que tenha um defeito. Preciso ativar o windows também, não sei se pode ter correlação. Enfim.. Retorno os resultados, obrigado novamente!
  5. Acabei de fazer o teste, pelo RivaTurner como mencionou. Quanto menor o FPS maior o frametime e o "lag" continua, sem fluidez no game. O frame time depende do que exatamente? É um conjunto de monitor e placa de video? Não faço ideia e com meu setup não era pra ter essas dores de cabeça, não estou entendendo... Obs: Coloquei mais 2 prints no link anterior do OneDrive para lhe mostrar.
  6. como vou fazer pra resolver essa oscilação no ms? Pelo que vi, frame time e fps são inversamente proporcionais e como meus FPS estão sempre altos, acho estranho ter uma variação grande no frame time. Quem gera fps e frame time é a placa de video, certo? Poderia ser um problema nela talvez. Procurei alguns posts e vi um pessoal falando sobre driver do monitor, mas a Samsung não disponibiliza driver desse monitor que tenho, talvez seja problema com ele em si né, não sei, até porque testei com meu antigo monitor que não tinha problema de sensação de lag anteriormente e ficou praticamente a mesma coisa. Alguma ideia do que fazer? Estou quase levando em uma assistência técnica ou sei lá, porque pela configuração que montei não era pra ter essa dor de cabeça. Detalhe: ainda não ativei o windows, vou comprar uma key. Mas acho que não tem correlação né.
  7. @T4RD-1S Fala meu parceiro, tudo bem? Desculpa a demora pra retornar o post aqui no clube, estive enrolado com o trabalho e retorno à faculdade... Você está completamente correto, o frame time fica realmente oscilando e quando oscilada é onde sinto a sensação de lag... No Red dead por exemplo, o jogo roda liso enquanto o frame time está em 8/9 ms e quando ele supera os 13 ms pra cima fica muito perceptivel o "lag".. Dentro das cidades fica em torno de 16ms constante e muitas vezes tem picos pra 30 e as vezes 100ms... No Rainbow six o game fica com 14ms no load do jogo e dentro do game se bate 8ms pra cima já é o suficiente para sentir lag. Se eu tento ativar o Vsync ai fica ainda pior, o jogo fica com 16ms cravado e com a sensação de lag horrível... No League of Legends se fica acima de 8ms já é perceptivel esse lagzinho chato e não fica menor que 7ms.... Não sei o que fazer, na realidade eu não compreendo como funciona o frame time e como melhorar ele ou se pode ser indicativo de algum problema.. Detalhe importante, nenhum jogo fica com fps baixo. Red dead não fica <70 fps.. Rainbow six não fica menor que 160fps, porém tem uma oscilação um pouco maior de fps que os demais jogos.... Lol não fica menor que 143 fps, pois habilitei pra ficar cravado em 144fps. Como posso resolver essa situação? Já chequei os drivers da BIOS da placa de vídeo e da placa-mãe já atualizei. Acredito que com sua experiência irá ter uma noção maior do que fazer.. A seguir deixo alguns prints dos meus testes. Este abaixo mostra a cidade que fica com ms fixo em torno de 16 a 20 ms, onde da muita sensação de lag, mas sem travar de fato. adicionado 5 minutos depois Infelizmente não consigo colocar outros devido ao tamanho, mas posso disponibilizar um link para o onedrive compartilhando as imangens. Segue: https://1drv.ms/u/s!AlBLOWlq1bfF1gV4ZT6f_FchxpNk?e=4tqUiV Lá estão todos os prints que tirei...
  8. @T4RD-1S Qualquer ideia é válida, muito obrigado! Retorno o resultado à vocês.
  9. 5ms e 60 mhz... estou pensando seriamente que é o monitor. O software da amd mostra uma média de FPS bem alta pro Red Dead, mesmo com o Vsync ligado. Eu sei que a média tem a máxima e mínima, mas é sempre alto.
  10. Isso acontece no League of legends e Red Dead redemption, mas o super estranho mesmo é no LOL onde o FPS está em 240 cravadasso, mas tenho a sensação de lag. Ping normal, temperatura, uso da GPU, absolutamente tudo normal... o jogo está instalado no SSD, pra garantir que não tenha relação. Fora que minha configuração não era pra dar esse tipo de problema: Asus Prime x5790 pro Ryzen 7 3800x sapphire nitro RX 5700 XT Special Edition SSD 120gb SSD M2 para o Windows HD 3 terabyte Não era pra lagar nada, em nenhum dos jogos... Seria o certo enviar o pc å uma empresa especializada em computadores para verificar a situação ou talvez contratar a domicílio? Não considerei o monitor, que é de 27 polegadas, curvo e de 60mhz, poderia ser isso? Estou sem ideias e pela configuração não era pra isso ocorrer.
  11. @Kawasaro conseguiu resolver este problema? Estou passando pela mesma situação.. jogo acima de 200 e tenho a sensação de ter pequenos lags no League of legends
  12. Não faz muito tempo, comprei em dezembro e comecei a utilizar essa semana, pois consegui comprar a Sapphire RX 5700 XT. LED não gasta muita energia assim e nem os periféricos que tenho, realmente não sei o motivo disso. Desinstalei os drivers, chequei se estava mal encaixada. A única coisa que me vem à mente é a fonte, principalmente depois da tela preta e eu ser forçado a desligar no botão. Talvez a fonte não esteja entregando os 750W, como você mencionou. Até onde pesquisei as que possuem selo 80 plus estão entre as melhores, talvez os componentes precisem de uma potencia maior, como uma fonte de 1000w. Não estou utilizando os 4 pinos adicionais Da placa-mãe, apenas os 8 normais e pelo que pesquisei isso não interfere no funcionamento do processador a menos que eu faça um OC... Realmente, minha única ideia é a fonte.... Não sei ao certo a tensão que a Sapphire devia estar recebendo, mas acredito que aqueles 0.725 V não sejam suficiente, mesmo com a alteração dela para 1.185, aproximadamente, quando abro o jogo.
  13. Não monitorei, mas vou fazer isso e retorno a postar no tópico. Não cheguei a ver testes da fonte, mas como ela é da gigabyte (80 plus gold) eu não me preocupei e fiz um cálculo antes de montar o computador através de um site para saber qual a potência que eu iria precisar. Poderia ser uma “deficiência” energética? porque quando estou navegando, vendo vídeo e outras atividades que não exigem tento da placa de vídeo, tudo fica perfeitamente normal. Talvez a fonte não esteja entregando o que a placa de vídeo precisa. Fiz um teste colocando a minha placa de vídeo anterior e deu uma “ligadinha” mas foi menor que com a RX 5700... Esqueci de mencionar também que em um momento em que estava testando durante o jogo, a tela ficou preta e não voltou, precisei reiniciar pelo botão! E a BIOS está atualizada, chequei pelo software da Asus. Muito obrigado pela ajuda, sempre bom poder contar com a experiência de todos!
  14. Pessoal, muito boa noite a todos! Venho ao Clube do Hardware para pedir ajuda aos senhores, que obviamente detêm um maior conhecimento em hardware do que eu. Me considero um entusiasta de tecnologia e games. Recentemente montei um computador novo, acreditei que não haveriam problemas, no entanto estou passando por dificuldades técnicas que não sei mais como resolver. O FPS fica elevado nos games, porém jogando LOL, por exemplo, há constantes travadas no game e não sei mais o que fazer. Jogando Red Dead Redemption 2 o "lag" foi menor e só aconteciam em alguns casos, mas também apareciam defeitos no cenário como um textura estranha na neve e depois afundando. O computador que montei tem configurações superiores as recomendadas e, portanto, não consigo pensar em nenhuma possibilidade para o problema. Talvez haja relação com a energia provida pela fonte à placa de vídeo, mas como não sou expert nisso e não encontrei solução online, recorro a vossas senhorias. Já reinstalei os Drivers da AMD, chequei as conexões da placa de vídeo e todas as possibilidades que me vieram a mente. Abaixo segue a configuração do meu computador e um print do software da Sapphire em anexo. Configurações e periféricos: Placa-Mãe Asus Prime X570-Pro, AMD AM4, ATX, DDR4 Placa de Vídeo Sapphire Radeon Navi RX 5700 XT Nitro+, 8GB GDDR6, 256Bit Fonte Gigabyte 750W 80 Plus Gold Modular - G750H Processador AMD Ryzen 7 3800X Cache 32MB 3.9GHz (4.5GHz Max Turbo) HD Seagate BarraCuda, 3TB Memória Adata XPG Spectrix D41 TUF, RGB, 8GB, 3000MHz, DDR4, CL16 SSD Adata XPG Spectrix S40G 512GB, M.2 SSD 120 GB SanDisk Caixa de Som Gamer Husky Storm, Rainbow, 6W Teclado Mecânico Gamer HyperX Alloy Origins, RGB Mouse Gamer HyperX Pulsefire Surge RGB Monitor Samsung LED 27´ Widescreen Curvo, Full HD, IPS, HDMI/VGA, FreeSync Suporte para Headset Gamer Corsair USB Surround 7.1, RGB, Preto Fora isso o gabinete possui mais 4 Fans com LED RGB. OBS: quando a GPU Voltage sobe, o GPU Clock também sobe e infelizmente não sei a correção disso, mas continuo pesquisando e buscando compreender melhor. Agradeço a todos pela atenção, mesmo que não consigam me ajudar com a solução. Tentarei solucionar sozinho, mas se não conseguir eu terei de recorrer a ajuda de um profissional da área para evitar problemas... Muito obrigado!

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...